domingo, 24 de junho de 2018

Com Especiais no sentido inverso do dia anterior, Guiga Spinelli e Youssef Haddad completam a primeira prova na Itália

Com disputa comprometida devido a pane do motor no prólogo, "treino" no Mundial, termina com o 15o lugar geral para Petrobras Rally Team

 No último de Baja Italia, neste domingo (24/06), duas Especiais foram disputadas. O percurso foi inverso ao traçado do dia anterior, quando outras três Especiais foram realizadas. Cada Especial ofereceu aos competidores, 87 quilômetros de obstáculos variados com alto grau de dificuldade, e um piso cada vez mais desafiador, devido as repetições das passagens dos veículos.

 A dupla Petrobras Rally Team, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, além de uma nova prova, encontrou na Itália, também um novo carro e equipe – a South Racing. Logo no primeiro dia, sofreram com um problema de pane no motor, causado por um sensor, mais tarde identificado. Contudo, não tiveram tempo hábil para o shakedown (o teste para as configurações finais) e no prólogo, com a repetição do problema, acabaram não completando o percurso, receberam o tempo máximo do cronometrado e passaram a ocupar as últimas posições na largada.

 No primeiro dos dois dias de Especiais, a dupla fez o 4º melhor tempo nas duas Especiais inicias e um pneu furado atrapalhou o desempenho na última do dia. Devido a falta de treino com o novo sistema de troca de pneus do carro South Racing, foram perdidos 5 minutos preciosos neste procedimento.

 Neste domingo, o percurso foi invertido, e com isso, os obstáculos também ficaram no sentido contrário.

"É como se fosse outra Especial. Os obstáculos mudam, o piso muda. Onde era descida, passa a ser subida! Além da planilha tentamos usar muito o visual, lembrar um pouco do dia anterior, e as anotações feitas nas Especiais de sábado, mas com o traçado invertido, realmente é outra prova", destaca o navegador Youssef Haddad.

 O Baja é uma competição curta, porém intensa. Embora as Especiais sejam menores que os rallies de maior duração, o desgaste é muito grande e a atenção tem de ser redobrada. Não é possível ter muito tempo de manutenção, então trocas trabalhosas de peças comprometem e podem encerrar a participação na disputa. Os veículos, entre uma Especial e outra, têm de 30 minutos à 1 hora para receber os reparos devidos, e depois disso vão para o Parque Fechado aguardar a próxima largada.

  "O apoio cronometrado exige muito da equipe e da consciência das duplas em saber que é preciso conservar o carro, porque não dá para "reconstruí-lo" de um dia para outro", completa Youssef.

 Em 2004, Guiga Spinelli estava pronto para a disputa do Baja Itala, quando a prova foi cancelada. Quatorze anos depois, Guiga voltou para o país para a disputa do Baja Italia 2018 e completou sua primeira prova, na Itália. Mesmo diante de tantas dificuldades sofridas, e de um sistema diferenciado de disputa, o balanço do prova foi positivo. Além disso, Guiga e Youssef não corriam juntos, desde Portugal, no ano passado, e a possibilidade de disputar um etapa do Mundial, foi um grande treino para a dupla, diante de equipes muito competitivas.

  "A experiência foi ótima aqui na Itália! Desde 2005, este rally estava no meu radar! Correr com um novo carro, com a nova equipe, a South Racing e sobretudo, voltar a competir é muito bom! O Baja Italia é um Rally curto, de dois dias, três contando com o prólogo, mas é uma prova bastante desafiadora. Repetir a Especial exige muito! A velocidade vai subindo volta a volta, e o levantamento dos obstáculos nas Especiais iniciais, é muito importante para anteciparmos o que vem pela frente e conseguirmos ser mais rápidos que os nossos adversários. Nós não saímos daqui contentes com o resultado (15o lugar no geral), sempre entramos em uma disputa para vencer, mas a dupla voltar à atividade, o que não acontecia desde o Baja Portalegre é algo a se comemorar. Logo depois que o problema do prólogo foi solucionado, andamos sempre entre os 5 melhores, mostrando que retomamos nosso ritmo de prova. O carro se mostrou muito resistente, prazeroso, rápido e confortável. Tem muito potencial a ser explorado e oferece excelente oportunidade de disputa, de igual para igual, com competidores de nível mundial", afirma Guiga Spinelli.

Italian Baja: Superior win for Przygonski in his MINI JCW Rally

Przygonski extends his FIA World Cup lead 

Bad luck for Eugenio Amos in his home event

In the Italian Baja, the sixth round on the FIA Cross Country Rally World Cup calendar, Jakub ‚Kuba‘ Przygonski (POL) and Tom Colsoul (BEL) repeated the triumph they celebrated in 2017. In the MINI John Cooper Works Rally, the pairing won five of the six special stages and finished second in the prologue. Eugenio Amos (ITA) and Filipe Palmeiro (POR) took their MINI ALL4 Racing to 21st position.

 Przygonski started into the Baja by coming second in the prologue. Afterwards, however, the Pole proved to be invincible and won all the five following special stages. For Przygonski and Colsoul who already prevailed in the Dubai International Baja and der Qatar Cross Country Rally it was the third win in the 2018 season. With this success, Przygonski extended his lead in the FIA World Cup overall standings. He now leads with 216 points on his tally, followed by Vladimir Vasilyev (159 points) and Martin Prokop (158).

“We are extremely happy. What a great race for us,” Przygonski beamed after having crossed the finish line. “We had a great fight with Martin Prokop. Scoring maximum FIA World Cup points here in Italy was important for us. The MINI ran flawlessly and delivered in great style. I have to thank the entire team for their great work."

Meanwhile, Amos had to cope with a major dose of bad luck, in his home event. He secured the fine eighth place in the prologue but turned over on the following day, thus losing a lot of time. In addition he received a time penalty thus dropping further down in the overall standings. But with three top-10 results the Italian demonstrated what would have been possible without this incident. The next event on the FIA World Cup calendar is Spain’s Baja Aragon, held from 20th to 22nd July, 2018.

 Italian Baja - Overall Result

1. J. Przygonski (POL) / T. Colsoul (BEL) MINI John Cooper Works Buggy - 5h 16m 36s
2. M. Prokop (CZE) / J. Tomanek (CZE) Ford - 5h 20m 21s
3. M. Zapletal (CZE) / M. Sykora (SVK) Ford - 5h 28m 08s
4. V. Vasilyev (RUS) / K. Zhiltsov (RUS) MINI ALL4 Racing - 5h 28m 32s
5. B. Gadasin (RUS) / D. Shchemel (RUS) G-Force - 5h 36m 20s
...
21. E. Amos (ITA) / F. Palmeiro (POR) MINI ALL4 Racing - 33h 50m 04s

Guiga Spinelli e Youssef Haddad retomam ritmo no primeiro dia de Especiais do Baja Italia

Três voltas no mesmo percurso colocaram à prova a resistência do novo carro e a performance da dupla Petrobras Rally Team

 O dia foi duro para os competidores no Baja Italia, a 6a etapa do Mundial de Rally Cross Country FIA! Três Especiais foram disputadas neste sábado (23/06), com cerca de 90 quilômetros cada, na região de Pordenone. Diferente dos rallies de longa duração, como o Rally dos Sertões, este Baja tem a característica de percursos mais curtos, bastante exigentes o tempo todo e com intervalos de manutenção entre as Especiais.

 Guiga Spinelli e Youssef Haddad, Petrobras Rally Team, estão aproveitando a prova como treino diante de adversários que disputam e lideram o Mundial de Rally Cross Country, além de usá-la para obter um melhor entendimento do ritmo do carro da equipe South Racing. A dupla teve um inicio de Baja, na sexta-feira (22/06), complicado, devido ao problema de pane no motor, registrado no prólogo, e que fez com que largasse das últimas posições, com 23 minutos de desvantagem para a ponta. Os brasileiros começaram este sábado, com um ritmo agressivo e mantiveram isso ao longo do dia - fizeram o 4o melhor tempo nas duas primeiras voltas, e um pneu furado na terceira Especial, fez com que a equipe perdesse 5 minutos preciosos. O sistema de troca de pneus é diferente do utilizado normalmente pela dupla, e pelos problemas sofridos no prólogo, Guiga e Youssef não tiveram tempo hábil de praticar a troca de pneus no novo sistema. Além disso, o pneu teve de ser trocado em um trecho de rio, o que prejudicou ainda mais a operação.

"O dia hoje foi bastante exigente e cansativo. Rodamos quase 300 quilômetros de Especiais e embora não pareça uma quilometragem muito alta, se levarmos em consideração rallies com Especiais mais longas, o percurso e o terreno foram muito desafiadores. A cada volta o piso fica mais prejudicado, e na última volta ele estava destruído, um desgaste enorme para o carro, para piloto e navegador. Muita pancada, pedra, facão e ondulação. O sistema de três Especiais exige muito, e mesmo assim, o carro terminou o dia em perfeitas condições. Quanto a nossa dupla, estamos voltando ao ritmo de andarmos juntos, desde o Baja Portalegre, no final do ano passado, não fazíamos isto, e portanto, somar quilometragem é muito importante para nós. O sábado foi muito proveitoso", segundo Guiga Spinelli.

"Amanhã (24/06), no último dia de Rally, o percurso será invertido. Serão duas Especiais, e o ritmo deve ser tão, ou mais rápido que hoje. Com certeza, o levantamento e as informações que coletamos nas três passadas do traçado ao longo do dia, vão ajudar muito neste domingo", destaca Youssef Haddad.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Pane no motor atrapalha dia de Guiga Spinelli e Youssef Haddad no Baja Italia

Mesmo sem completar o prólogo, novo carro causa boas impressões na dupla Petrobras Rally Team

 No Rally dos Sertões 2017, Guiga Spinelli e Youssef Haddad deram um grande exemplo de superação, força de vontade e resiliência. Após verem a chance de serem campeões da competição acabar logo na primeira etapa, quando abandonaram devido a um problema mecânico, superaram os obstáculos e deixaram o abatimento para trás, com um novo objetivo - vencer as etapas que ainda estavam por vir. O resultado foi que, das 8 etapas disputadas (incluindo o prólogo), venceram 6, e foram segundo colocados em uma delas.

 É essa mesma força que a dupla terá que resgatar agora no Baja Italia, a 6ª etapa do Mundial de Rally Cross Country. Competindo pela primeira vez com a equipe South Racing, Guiga e Youssef sofreram com um problema de pane no motor no novo carro, desde as primeiras horas do dia, o que fez com que os brasileiros perdessem a chance do Shakedown - importante treino para as configurações finais do carro -, e tivessem que ir direto para o prólogo (definição do grid de largada).

 O problema detectado, no curto espaço de tempo entre as duas entradas na pista, foi em uma sonda que fazia com que o motor desligasse e não voltasse a funcionar. Com a solução, o carro foi acionado e não apresentou mais a pane. No entanto, logo no início do prólogo, o carro voltou a apresentar problemas, impedindo com que a dupla completasse o percurso.

  "Foi no mesmo sensor que causou as panes no carro pela manhã. Achamos que o problema tinha sido resolvido, já que até o início do prólogo, o carro voltou a funcionar normalmente. Mas, logo que começamos a disputa pelo melhor tempo, depois de uma travessia de rio, o motor parou. Foram várias tentativas até que o motor voltasse a funcionar. Retomamos o trecho, mas depois de outros dois rios, e nem 1 km rodado, o motor parou de novo e daí não ligou mais. Com isso, não completamos o prólogo e ficamos com o tempo total de percurso – 30 minutos. Nós fomos reposicionados, por termos prioridade FIA, e vamos largar na 12ª posição. Como o mais rápido marcou o tempo de 7 minutos, nós vamos começar o Baja com uma desvantagem de 23 minutos em relação a ponta. O sensor causador do problema foi isolado eletronicamente para descobrirmos qual foi a falha, e parece que agora está tudo resolvido. Quanto ao que deu para sentir do carro, o pouco que percorremos começou com um trecho rápido e depois entramos em uma parte sinuosa e ondulada. No geral, me pareceu com potencial para ter um bom desempenho", afirmou Guiga Spinelli

"Não era o início que esperávamos, mas agora temos que colocar a cabeça no lugar e ter tranquilidade para focar em fazer o máximo possível. Vamos disputar Especial a Especial em busca do melhor resultado. Não conseguimos marcar parciais para nos posicionar diante dos concorrentes, e o que deu para sentir do carro é que a velocidade que ele entrega impressiona, além de ter um ótimo conjunto de suspensão", completou Youssef Haddad

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Champions on a mission

Beside the World Cup, Italian Baja also counts for another prestigious international series, Central European Zone Championship. Two of the reigning CEZ champions will be racing in Italy, both coming from Poland: Tomasz Piec in T2 and Mariusz Wiatr in TH.

Central European Zone Championship is a series for crews from Central European countries (Italy, Poland, Czech Republic, Slovakia, Hungary among others) in categories T1, T2, T3, and TH. In category T1, the biggest name in the CEZ classification is definitely former champion Czech Miroslav Zapletal, who scored an overall podium finish last year in Italian Baja and uses this season to tough test his new Ford F-150, and his compatriot Zdenek Porizek, also with a F-150 built in Zapletal’s workshop.

In T2, reigning champion of the category Tomasz Piec has started his second season with his Toyota returns to the Italian tracks with big goals after being 2nd last year. His compatriot, Tomasz Baranowski is to start with a brand new car this year, a Toyota built in the workshop of Krzysztof Holowczyc. The Poles can expect strong competition from the Italian T2 drivers in CEZ, but also from Ahmed Al-Shegawi (Saudi Arabia, Toyota), current leader of the World Cup in the category and last year’s champion Adel Abdula (Qatar, Toyota) in the World Cup classification.

In TH, the reigning champion (and also leader of the category after the first four rounds) also arrives to Pordenone from Poland: Mariusz Wiatr opted for a new car this year, one with a fantastic history. His Mitsubishi L200 Strakar has a number of great results with its former owners, including a 7th place in the overall classification of Dakar Rally in 2009 – and its still capable of a good pace, just like its driver. Also competing in category TH, it will be worth watching the three spectacular Dacia Dusters, two of them driven by lady drivers, Magdalena Zajac and Patrycja Brochocka, and the third having the 2017 champion of the Duster Cup inside the Polish National Cup, Krzysztof Wicentowicz at the helm.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Francisco Barreto volta a pontuar

• Rui Sousa abandona após nove corridas no pódio

A Baja TT Gondomar levou a caravana do Todo-o-Terreno nacional até ao norte do País, regressando assim aos trilhos serranos da região de Amarante. Com um traçado muito interessante a prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport apresentou um bom nível e dá mostras de querer sedimentar no panorama nacional. Com dois carros à partida a Prolama competição partiu para esta prova com a ISUZU D-Max do Isuzu Pro Racing para Rui Sousa e com o T8 de Francisco Barreto.

Com objectivos bem delineados as duas formações tiveram muito bem durante o prológo e durante os sectores selectivos rodaram sempre no grupo da frente. Contudo uma avaria na caixa de transferência veio a condicionar o desempenho de Rui Sousa / Carlos Silva que acabaram por ter de abandonar esta prova, após 7 vitórias e 9 pódios na categoria T2, o que não deixa de ser assinalável: “…fomos surpreendidos com um ruido estranho e rapidamente percebemos que algo não estava bem. Tentamos terminar mas foi impossível; mas quero no entanto ressalvar que esta é a primeira desistência deste carro em 9 provas. Isto quer dizer que os técnicos da Prolama têm desenvolvido um bom trabalho em torno da nova ISUZU D-Max. Continuamos na liderança do campeonato T2, e vamos voltar em Idanha a Nova para somar os pontos que agora não conquistamos…” referiu Rui Sousa na zona de assistência.

Em grande esteve a dupla Francisco Barreto / Sérgio Cerveira, que com o carro do Team Barata Hotels com que conquistaram o 5º posto da categoria T8, somando pontos preciosos para as contas do campeonato T8, ao que juntaram ainda o 11º posto da geral numa prova sem percalços e onde o calor foi o principal obstáculo, conforme o próprio comentário de Francisco Barreto; “…foi bom. Gostei bastante da prova e do traçado. Sei que parte desta Baja percorre troços do Rali de Portugal e é uma emoção enorme pilotar nestes pisos. O carro esteve sempre bem e o único factor que nos criou alguns problemas foi o próprio calor. Mas esta modalidade é assim mesmo e vamos ter de nos adaptar à dureza destas provas. Voltamos a pontuar e isso é muito importante para a classificação final do campeonato. Obrigado ao Sérgio e a toda a “mancha azul” que nos apoia na estrada, sem eles tudo era mais difícil…” concluiu.

O campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno entra agora num interregno, para voltar em setembro na Baja de Idanha a Nova, uma organização da Escuderia de Castelo Branco.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Guiga Spinelli e Youssef Haddad disputam Mundial de Rally a partir desta 5a feira

Petrobras Rally Team enfrenta Baja Italia, 6a etapa do Mundial, de 21 a 24 de junho 

A dupla Petrobras Rally Team já está preparada e ansiosa para a disputa do Baja Italia, que acontece nesta semana (21 a 24 de junho), na região de Pordenone (Itália). Guiga e Youssef desembarcam em Milão (ITA) na tarde desta 4a feira (20/06) e seguem em uma viagem, de cerca de 4 horas de carro, para o norte do país. Antes ainda do início do Baja Italia, os brasileiros realizam um Shakedown (teste experimental) no veículo protótipo T1 FIA da equipe South Racing, em busca dos últimos acertos para a disputa. A lista de inscritos foi divulgada no sábado (16/06) e revelou os principais rivais de Guiga e Youssef na prova.

  A dupla formada pelo polônes Jakub Przygonski e o belga Tom Colsoul é a nossa principal concorrente. Eles fizeram um excelente Dakar (5º lugar geral), são os atuais vencedores do Baja Italia (2017), já venceram duas etapas do Mundial (Dubai e Catar) e lideram o Campeonato até o momento. Os russos Vladimir Vasilyev e Konstantin Zhiltsov também são fortes na disputa, estão logo atrás de Jakub e Colsoul no Mundial (186 pontos x 143 pontos), e com certeza farão todo o possível para obter a vitória. Boris Gadasin e Dan Shchemel é outra dupla russa a ser batida - eles são muito rápidos, disputaram o Baja Portalegre (Portugal/2017) contra nós e andaram no mesmo ritmo. Mais uma dupla russa, Andrey Novikov e Vladimir Novikov também não pode ser esquecida. Enfim, são cerca de 8 duplas muito competitivas, que disputam o Mundial inteiro, e outros tantos competidores com muita experiência, que podem surpreender. Quanto a nós, estamos sem competir há algum tempo, desde o Baja Portalegre, e por isso, a importância do Shakedown é muito grande. Vamos utilizar este treino para andar o máximo possível, retomar o ritmo e nos adaptar ao novo carro para partir em busca da vitória na Itália", disse Guiga Spinelli.

  "Obter o máximo de informações sobre o roteiro é muito importante para um bom resultado em uma prova rápida, como o Baja Italia. Nesta reta final de preparação, estudamos imagens de Bajas anteriores, câmeras onboard dos competidores e o terreno da região. O piso predominante é o cascalho, com trechos rápidos, mas há também outros sinuosos. Existem muitas travessias de rio, com bastante água no caminho. As anotações nas voltas iniciais das Especiais serão muito importantes para andarmos mais rápido nas voltas seguintes. Vamos nos concentrar para conquistar uma boa posição de largada e andar forte desde o primeiro quilômetro", completa Youssef Haddad.

 O Baja Italia, a 6ª etapa do Mundial de Rally Cross Country FIA, começa nesta 5ª feira (21/06) e segue até o domingo (24/06).

Sebastian Bühler soma 3ª vitória consecutiva no Nacional de Enduro

Sebastian Bühler venceu a penúltima ronda do Campeonato Nacional de Enduro que se disputou em Souselas. Depois das vitórias conquistadas na categoria Open na prova inaugural e na segunda jornada do respetivo Campeonato, o piloto da Bühler Racing Team, apoiada pela Yamaha, que esteve arredado das corridas durante dois meses devido a uma queda, regressa ao Nacional, para disputar a sexta prova, e volta a ser o mais rápido da classe, conquistando assim o terceiro triunfo nas três provas que disputou.

 A prova arrancou de forma muito positiva para o vice-campeão nacional de TT que teve de cumprir três voltas e meia ao percurso de 46 quilómetros e as suas três especiais. A Extreme Test (1,200 metros), foi a primeira, a que se seguiu a Enduro Test (quatro quilómetros). A Cross Test (cinco quilómetros) foi a terceira e derradeira especial, e apesar de ser aquela com que o jovem piloto da Yamaha mais se identifica, desta vez, por ter características diferentes das habituais, foi também mais exigente para o piloto da Bühler Racing Team que gastou 1h04m46s a cumprir a totalidade das especiais em Souselas.

 Sebastian Bühler considera que foi uma prova supercompetitiva, mas que conseguiu cumprir com o objetivo a que se propôs: ganhar mais ritmo e aumentar a performance depois do tempo de pausa nas competições. “Foi uma ótima prova, muito disputada. Estava um dia muito quente, mas correu tudo bem. Foram sete horas em cima da mota, o que me permitiu treinar bastante. Era esse o meu principal objetivo. Sinto-me já bastante bem em cima da mota e estou a trabalhar para me tornar ainda mais competitivo”, revela o jovem piloto que depois de ter regressado às competições já venceu a temporada 2017/2018 do Troféu X-Trophy de Resistência, ao triunfar na derradeira jornada que se disputou em Cabeceiras de Basto; venceu as 2h de Resistência TT e foi 2º classificado na jornada do 15º Troféu Yamaha Évora.

 A sétima e derradeira prova do Campeonato Nacional de Enduro 2018 realiza-se nos dia 14 e 15 de Julho, em Valpaços.

Kuba returns at Pordenone as World Cup leader

If we have a look at the standings of the FIA World Cup for Cross-Country Rallies, we can see that last year’s winner of Italian Baja, Jakub Przygonski arrives in Pordenone as leader after the first five rounds, while legendary Nasser Al-Attiyah is not even close to the virtual podium after two missed rounds and two withdrawals.

The World Cup season started in Russia in February, where Al-Attiyah started in his usual manner: scoring a dominant victory in front of Martin Prokop and Vladimir Vasilyev. In March, Dubai Baja saw the victory of Przygonski, catapulting him to the lead of the World Cup standings. Some weeks later, in Abu Dhabi Desert Challenge, the Polish ex-biker was in big fight for the victory with Czech Republic’s Martin Prokop who put on a great performance and grabbed his first victory in cross-country rallies in front of Przygonski and Vasilyev.

In April, the caravan moved to Qatar where Al-Attiyah re-joined the series after missing two rounds but forced to withdraw from his home event after experiencing technical problems on his Toyota. The winner of the race was Przygonski in front of Vasilyev and Saudi Arabia’s Yasir Seaidan, for whom it was the first podium finish in the overall classification after multiple World Cup victories in T2 class. In Rally Kazakhstan, at the end of May, another Saudi was shining: Yazeed Al-Rajhi scored the victory followed by Przygonski and Vasilyev. Al-Attiyah was left without points due to technical problems again, thus occupying only the 9th place in the standings.

After the first five rounds, Przygonski seems to be in top form, giving a constant great performance and missing out on the podium only in the opening race in Russia. His advantage is more than 40 points already over his closest rivals, Vasilyev and Prokop. Przygonski will obviously have a good chance to repeat last year’s victory in the Italian tracks but has to keep an eye on former winner Vasilyev, trying to close on the Pole in the World Cup. For Prokop, currently in third place behind Przygonski and Vasilyev, Italian Baja will be a new experience but the Czech is usually quick to adapt to new challenges. Long story short: we can expect an interesting and fierce fight in Pordenone!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Juventude estraga estreia da VW Amarok de Pedro Ferreira

Piloto PMF Racing ocupava o 2º lugar a 30 km do fim quando triangulo cedeu 

Problemas de juventude estragaram o que poderia ter sido uma excelente estreia de Pedro Ferreira com a nova VW Amarok construída na África do Sul e disponibilizada pela equipa South Racing ao piloto da PMF Racing. Depois de ter sido 4º classificado na etapa inaugural da Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, Pedro Ferreira cedo assumiu a segunda posição na corrida onde, a espaços, chegou a ser o mais rápido.

 Fazendo dupla com Pedro Ré nesta que foi a quarta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, o piloto da PMF Racing terminou o primeiro setor seletivo em segundo lugar a 2m14s de João Ramos, o futuro vencedor, depois de entre os dois controles intermédios de passagem ter sido registado como o mais rápido.

  “Foi a primeira corrida que fiz com esta novíssima Amarok que chegou à pouco mais de um mês a Portugal e foram muito poucos os quilómetros de testes que efetuei antes desta prova. Infelizmente deu para verificar que há um problema ao nível dos triângulos que tem de ser revisto. Já me tinha acontecido na primeira passagem do setor seletivo disputado hoje, mas como foi muito próximo da chegada deu para completar o troço a fazer-se a reparação na assistência. Agora aconteceu a 30 quilómetros do final e já não deu para continuar. Tínhamos o 2º lugar controlado. Estávamos a gerir, mas infelizmente as corridas são assim. Sabia que hoje podia ser bem mais rápido que ontem no prólogo e isso confirmou-se. A Amarok é excelente e conto na próxima corrida tirar ainda mais partido das suas potencialidades”, referiu o piloto da PMF Racing.

 Com o piloto a estudar uma eventual participação na Baja España Aragon, da Taça do Mundo de 19 a 22 de julho, o regresso ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018 terá lugar em setembro quando, nos dias 7 e 8, se disputar mais uma edição da Baja TT Idanha-a-Nova.

PEDRO DIAS DA SILVA/JOSÉ JANELA GARANTEM PÓDIO EM GONDOMAR

Pilotos do Desafio Total Mazda em evidência na quarta prova da temporada 

Disputou-se este fim-de-semana a quarta prova da temporada de Todo-o-Terreno, jornada que registou uma performance histórica dos pilotos do Desafio Total Mazda, nomeadamente da dupla Pedro Dias da Silva/José Janela que garantiram não só a vitória na competição promovida pela Mazda Motor de Portugal, mas também um espectacular terceiro lugar à geral.

 Num fim-de-semana com temperaturas de Verão, a Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana revelou uma dureza adicional, mas, ainda assim, pilotos e máquinas estiveram à altura das exigências. Com cerca de 260 quilómetros ao cronómetro, divididos pelas duas passagens pelo sector selectivo de Marão, Pedro Dias da Silva desde cedo assumiu a posição de líder do Desafio e nem a quebra da alavanca da caixa de velocidades, que resultou numa penalização à saída do parque de assistência a meio do dia, impediu a dupla liderada pelo piloto de Tomar de perseguir os seus intentos e assegurar nova vitória, que lhe permite dilatar o avanço para o segundo classificado no Desafio Total Mazda. 

Visivelmente satisfeito e com a sensação do dever cumprido, Pedro Dias da Silva esclarecia no final que “este foi, sem dúvida alguma, um resultado fantástico e muito importante para toda a equipa. Andámos onde podíamos atacar e poupámos sempre que tal nos foi exigido. Foi uma prova excelente e além da vitória no Desafio, este terceiro lugar à geral enche-nos de orgulho.”

Tendo cumprido toda a prova apenas com tracção traseira, Jorge Cardoso/Joaquim Norte conseguiram chegar ao final. A equipa que mantém a segunda posição no Desafio Total Mazda sentiu na pela a exigência do percurso onde aproveitaram cada centímetro de estrada para levar o Mazda Proto “são e salvo” até Gondomar, onde celebraram a conquista de mais um pódio no Desafio, desta feita o segundo lugar, que lhes garante igual posição no Desafio Total Mazda após quatro provas. 

Visivelmente afectado fisicamente pelo muito calor que se fez sentir durante toda a etapa, Bruno Rodrigues, acompanhado por Ricardo Claro, assegurou o terceiro posto em termos de Desafio. Conseguindo, ainda assim, gerir o andamento, nomeadamente depois de um atraso considerável sofrido no dia de ontem, o piloto alentejano realizou mais uma exibição positiva e com mais de meia temporada cumprida mantém o terceiro lugar na competição.

 É agora chegado o período de pausa no Desafio Total Mazda 2018, competição que regressa a 7 e 8 de Setembro, com a disputa da Baja TT Idanha-a-Nova, prova levada a cabo pela Escuderia de Castelo Branco.

 Classificação Final:

1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 4h24m18s
2º Jorge Cardoso/Joaquim Norte, 4h55m39s
3º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, 5h17m22s

 Desafio Total Mazda (após 4 provas)

1º Pedro Dias da Silva, 72 pontos
2º Jorge Cardoso, 55
3º Bruno Rodrigues, 48
4º Bruno Oliveira, 26
4º Francisco Gil, 26
 6º Filipe Videira, 15
7º Floriano Roxo, 10

Motor trai campeão ibérico em Gondomar

Piloto da AM 48 vai a Aragon disputar corrida da Taça do Mundo 

Depois de uma jornada memorável em Reguengos e uma fantástica vitória na Baja TT Dehesa Extremadura, que lhe permitiu conquistar o título de campeão ibérico, Alejandro Martins participava este fim-de-semana na Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, com fundadas expectativas de lutar pela vitória e dessa forma melhorar a sua posição no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018 com vista à luta pelo título.

 Infelizmente o motor da Toyota Hilux, que tantas alegrias tem dado recentemente, não se mostrou disponível para colaborar e Alejandro Martins e o seu navegador José Marques acabaram por ficar parados no decorrer da primeira passagem pelo prólogo.

  “Foi uma tristeza enorme. Estava tremendamente motivado depois de ter conquistado o Troféu Ibérico e da corrida que fizemos em Reguengos de Monsaraz, para além da vitória em Loulé. Fiquei convencido que os azares que nos perseguiram durante várias corridas nos tinham deixado em paz. Ainda não sabemos o que aconteceu ao motor, mas logo que arranquei para o prólogo percebi que havia algo que não estava bem. Foi preciso menos de um quilómetro para ele se calar pela primeira vez até se calar definitivamente um pouco mais à frente. Foi muito duro. Foi um enorme balde de água fria. A luta pelo título ficou muito mais complicada, mas vamos continuar a fazer o melhor que soubermos na próxima corrida. No imediato iremos à Baja de Aragon medir forças com alguns dos melhores pilotos do mundo e em setembro voltaremos ao campeonato nacional”, salienta Alejandro Martins.

 A Baja España Aragon disputa-se de 19 a 22 de julho.

domingo, 17 de junho de 2018

Helder Oliveira mantém liderança no Campeonato

Piloto de Barcelos consegue quarto pódio consecutivo 

Aos comandos do Mini Paceman preparado pela equipa Cattiva Sport, Helder Oliveira subiu hoje ao 2º lugar do pódio na Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, quarta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, onde mantém a liderança.

 O piloto de Barcelos que faz dupla com Pedro Pires de Lima, cumpriu em 4h16m57s os 278 quilómetros cronometrados respeitantes à dupla passagem pelo prólogo e à também dupla passagem pelo setor seletivo da derradeira etapa.

  “Subir ao pódio e manter a liderança no campeonato eram os meus objetivos para esta corrida por isso só posso estar satisfeito e saio de Gondomar com esta missão cumprida. Claro que gostava de ter ganho, mas hoje o João esteve muito forte. Travei ao longo da corrida uma luta intensa pelo segundo lugar. Quando percebi que o meu adversário direto tinha parado, baixei o ritmo e preocupei-me apenas em gerir e terminar a corrida em 2º lugar. No setor da manhã tive algumas dificuldades com a pilotagem do Mini, mas na paragem na assistência o problema foi corrigido e já me foi possível tirar o máximo partido do excelente Paceman da Cattiva Sport”, explicou no final da corrida o piloto de Barcelos.

 O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018 regressa em setembro quando, nos dias 7 e 8, se disputar mais uma edição da Baja TT Idanha-a-Nova.

JOÃO RAMOS E VITOR JESUS CONQUISTARAM O "OURO" NA ROTA DA FILIGRANA

A equipa Toyota Caetano Motorsport, acaba de vencer a Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana, e conseguem o objectivo de marcar o máximo de pontos para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ficando agora a apenas 4 pontos do actual líder.

 Com a Toyota Hilux a não dar qualquer tipo de problema, excepção feita a um alerta falso de temperatura, João Ramos e Victor Jesus conseguiram impor o andamento necessário para vencer, com uma ampla vantagem que no final se cifrou em seis minutos e quarenta e quatro segundos para o segundo classificado.

 No final, João Ramos não escondia a satisfação pelo resultado alcançado - "fizemos o pleno, e conseguimos recuperar pontos no campeonato, estamos agora muito próximos da liderança e mantivemos a luta em aberto. Podia ter poupado no segundo sector, o Vítor sugeriu, mas optamos por atacar sempre." 

Victor Jesus afirmou que "Já precisávamos de uma prova sem qualquer tipo de azar, ganhamos tudo o que havia para ganhar, e apesar do Susto" no primeiro sector selectivo, melhor não podia ser." 

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno continua a 7 e 8 de Setembro com a Baja TT de Idanha-a-Nova, que será a penúltima prova da época desportiva.

sábado, 16 de junho de 2018

ARRANQUE VITORIOSO NA BAJA TT GONDOMAR ROTA DA FILIGRANA

João Ramos e Victor Jesus entraram a vencer nas duas passagens pelo prólogo da Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana, que recebeu imenso público nesta tarde de sábado.

A equipa da Toyota Caetano Motorsport, colocou neste final do dia a Toyota Hilux com uma vantagem de 35,01 segundos sobre os mais diretos adversários, e cumpre o objetivo de sair no dia de amanhã na frente, para as duas passagens pelo sector selectivo do Marão com 130 quilómetros de extensão .

Para João Ramos “o prólogo correu muito bem, consegui um ritmo muito forte na primeira passagem onde ganhamos logo 20 segundos de vantagem, e na segunda passagem, já com os pontos mais complicados do percurso aferidos, foi possível aumentar o ritmo e ampliar ainda mais a diferença. Estou satisfeito até este momento pela minha equipa.” 

Victor Jesus afirmou que “a tarefa não foi fácil, pois o traçado do prólogo era bastante exigente, muito estreito e com muita terra solta, o que obrigava a uma atenção reforçada, na gestão do andamento, mas felizmente, fizemos bem o nosso trabalho e acabamos com o melhor tempo final para sair na frente.”

O ambiente que se vivia no parque de assistência, refletia o bom andamento da dupla, e da forte afluência do público também neste local, facilitado pela liberdade de circulação aí criada.

 O objetivo da equipa para o dia de amanhã continua a ser a vitória, único resultado que se enquadra no reaver da liderança no Campeonato de Portugal de TT.

Pedro Ferreira estreia VW Amarok com 4º lugar no prólogo

Piloto PMF Racing apostado em evoluir ao longo da corrida 

Pedro Ferreira, aos comandos da VW Amarok preparada e disponibilizada pela equipa South Racing, foi está tarde o 4º classificado na etapa inaugural da Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, quarta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, onde o piloto da PMF Racing cumpre os primeiros quilómetros de competição com esta nova máquina.

 Fazendo dupla com Pedro Ré, o piloto foi o 4º mais rápido em ambas as passagens pelo troço de 9,3 km escolhido pela equipa do Gondomar Automóvel Clube para o prólogo desta prova tendo terminado a etapa a quatro segundos da 3ª posição.

  “São os primeiros quilómetros de competição com esta nova máquina depois de uma curta sessão de testes, já que a apresentação teve lugar na passada 4ª feira. Estou muito satisfeito com o potencial que esta máquina apresenta e seguramente amanhã, durante a corrida, irei conseguir evoluir e tirar melhor partido dela. Hoje foi apenas para medir o pulso. Tivemos uma falha na primeira passagem que nos obrigou a fazer manobra e a perder algum tempo e com a preocupação de não errar voltámos a cometer o mesmo erro na segunda passagem. O importante é saber que a máquina está excelente e que vamos poder disfrutar dela em pistas que prometem ser muito interessantes e com a particularidade de serem perto de casa, o que me deixa muito satisfeito porque vou ter seguramente muita gente a apoiar-me.”, referiu o piloto da PMF Racing.

 A Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana prossegue amanhã nas Serras do Marão e da Aboboreira onde se desenrolarão os 1º e o 2º Sector que terão uma extensão de 130 km cada um.

Helder Oliveira em 3º no prólogo

Piloto de Barcelos vai tentar manter a liderança no Campeonato 

Helder Oliveira, aos comandos do Mini Paceman preparado pela equipa Cattiva Sport, foi está tarde o 3º classificado na etapa inaugural da Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, quarta etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, que o piloto de Barcelos lidera.

 Fazendo dupla com Pedro Pires de Lima, o piloto foi o 3º mais rápido em ambas as passagens pelo troço de 9,3 km escolhido pela equipa do Gondomar Automóvel Clube para o prólogo desta prova num traçado muito exigente.

  “Estou muito satisfeito com o nosso desempenho no prólogo e em particular com a segunda passagem onde melhorámos o nosso tempo em cinco segundos. Sinto que até poderia ter feito um pouco melhor, mas consegui corrigir todos os erros da primeira passagem e entendi que não deveria arriscar mais. Ser o 3º piloto a partir para a pista logo atrás de dois dos nossos mais diretos adversários é excelente e vou amanhã tentar tirar partido disso. Estou bastante confiante e o facto de estar perto de casa e ter uma boa claque a apoiar-me dá-me um grande ânimo. O Mini Paceman continua impecável e vou tentar tirar partido dos seus excelentes atributos”, contou o piloto de Barcelos.

 A Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana prossegue amanhã nas Serras do Marão e da Aboboreira onde se desenrolarão os 1º e o 2º Sector que terão uma extensão de 130 km cada um.

PEDRO DIAS DA SILVA E JOSÉ JANELA LIDERAM DESAFIO NA ESTREIA A NORTE

Já arrancou a edição de 2018 da Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana, que teve hoje a primeira das suas duas etapas, composta por uma dupla passagem pelo Prólogo de 9,2 quilómetros. Para os homens do Desafio Total Mazda este “aperitivo” serviu para tomar o pulso a uma prova desconhecida para a maioria deles, tendo a tirada deste Sábado sido encarada, também por isso, com naturais cautelas.

 Pedro Dias da Silva será, das cinco equipas que marcam presença na prova do Gondomar Automóvel Sport, aquele que poderá levar vantagem nos trilhos da etapa de amanhã. Dada a sua experiência anterior nos ralis, o piloto de Tomar encara com maior “leveza” esta estreia do Desafio Total Mazda a norte, já que o o sector selectivo da segunda etapa foi desenhado na sua totalidade pelos conhecidos troços do Rally de Portugal, nomeadamente de Amarante, Marão e Fridão. Ainda assim, a dupla Silva/Janela não se coibiu de partir ao ataque e dominou este primeiro dia, assegurando o melhor tempo no somatório das duas passagens pelos 9,2 quilómetros de um troço desafiante e “muito escorregadio. Esta foi, aliás a dificuldade maior que sentimos. Talvez pudesse ter feito um pouco melhor com pneus novos, mas amanhã é que temos corrida a sério e, portanto, há que ter tudo a postos e nas melhores condições”, explicou Pedro Dias das Silva

 Depois de vencerem em Reguengos de Monsaraz há cerca de um mês, Bruno Oliveira/Paulo Marques voltaram a dar que falar hoje, ao assegurarem a segunda melhor marca no fim de uma etapa em que não registaram qualquer problema. Apesar de uma falha na transmissão dianteira, Jorge Cardoso/Joaquim Norte foram os terceiros mais rápidos, eles que já passaram pela liderança do Desafio na presente temporada.

 Igualmente com provas calmas e melhorando muito o andamento da primeira para a segunda passagem pelo Prólogo, Filipe Videira/Pedro Santos e Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, encerraram por esta ordem (respectivamente 4º e 5º lugar) o lote de classificados em termos de Desafio Total Mazda, estando, assim, todos a postos para enfrentar os dois sectores de amanhã.

 A segunda e derradeira etapa conta com uma dupla passagem pela especial de Marão, totalizando cerca de 260 quilómetros. A primeira passagem disputa-se a partir das 9h10 e a segunda às 13h10. Gondomar, quartel general desta Baja organizada pelo Gondomar Automóvel Sport, acolhe, a partir das 17h00, a entrega de prémios da prova.

 Classificação da 1ª Etapa

1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 16m30,39s
 2º Bruno Oliveira/Paulo Marques, 18m35,54s
3º Jorge Cardoso/Joaquim Norte, 19m27,16s
4º Filipe Videira/Pedro Santos, 20m25,15s
5º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, 20m43,20s

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Pilotos SGS Car em Gondomar para lutar pela vitória

Pedro Carvalho e João Dias (Can-Am) entre os mais rápidos do CNTT 

A equipa SGS Car Racing vai estar à partida para a Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, prova extracampeonato que se disputa nos próximos dias 16 e 17 de junho em troços recentemente utilizados pelo Rally de Portugal. Pedro Carvalho e João Dias, ambos aos comandos de Can-Am Maverick X3, são dois dos mais rápidos pilotos do supercompetitivo Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno que faz agora a sua pausa de verão.

 João Dias, campeão nacional em 2016 que passou a integrar a equipa no Raid TT da Ferraria, é o piloto que nestas duas últimas provas mais quilómetros efetuou na liderança, faltando-lhe, todavia, alguns ajustes na condução da nova máquina para conseguir aliar andamento e fiabilidade.

 É com esse objetivo que esta que é uma das mais importantes formações do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno vai disputar esta competição nortenha não deixando, todavia, de lutar pela tão ansiada vitória que tem escapado por muito pouco nas corridas anteriores.

 A Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana disputa-se nos próximos dias 16 e 17 de junho tendo inicio no sábado altura em que se disputa o Prólogo em Gens (Gondomar) e que terá uma extensão de 9,3 km. No domingo será disputado um setor seletivo com 130.53 quilómetros cronometrados.

Rui Sousa quer regressar ás vitórias

• Francisco Barreto na luta da categoria T8

A Baja TT Gondomar, regressa ao convívio das competições integradas no campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. Depois de um ano de interregno, o Gondomar Automóvel Sport coloca nas pistas de Trás-os-Montes a quarta prova do nacional, fazendo os concorrentes percorrer os famosos trilhos da Serra do Marão, conhecidos de outras edições ou mesmo do Rali de Portugal.

Regressados de Espanha, onde discutiram o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva, Rui Sousa / Carlos Silva vão levar a ISUZU D-Max T2 do Team Isuzu Pro Racing até Gondomar para disputar a Rota da Filigrana, prova onde há dois anos foram segundos classificados da geral com a Isuzu D-Max Proto, conforme Rui Sousa referiu: “…gosto particularmente desta prova, pelo seu traçado e pela região onde está inserida. Obtivemos aqui um brilhante resultado em 2016 e este ano queremos estar na luta pela vitória na categoria T2. A serra do Marão tem percursos fantásticos de condução e queremos colocar a D-Max na frente da categoria de forma a somar um bom número de pontos no campeonato, que é o principal objectivo do projecto que a Prolama preparou para nós…” referiu Rui Sousa.

Em estreia na prova vai estar a dupla Francisco Barreto / Sérgio Cerveira, que com o carro do Team Barata Hotéis vão entrar na luta pela vitória da categoria T8. “…no ano de estreia todas as provas são uma verdadeira descoberta, e esta não foge à regra. Quero continuar a descobrir a modalidade e a sentir cada vez mais as reações do carro, para poder extrair todo o seu potencial. Mas o mais importante e assegurar pontos para o campeonato, depois de termos ficado em branco na Baja de Reguengos… Quero agradecer a todos os nossos Patrocinadores a possibilidade de competir ao mais alto nível nesta disciplina entusiasmante…” concluiu Francisco Barreto.

A Baja TT Gondomar, Rota da Filigrana, disputa-se ao longo de mais de 250 Km cronometrados num traçado delineado na região de Amarante, Serra do Marão e redondezas. A prova inicia-se com um prologo nas imediações de S. Gens/ Gondomar, que é também a cidade que recebe o centro nevrálgico da prova.

Alejandro Martins vai lutar pela vitória em Gondomar

Piloto da AM 48 regressa ao CPTT depois de ter conquistado a Taça Ibérica 

Poucos dias depois de ter conquistado a Taça Ibérica ao triunfar na Baja TT Dehesa Extremadura, Alejandro Martins vai participar na Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, que se cumpre já nos próximos dias 16 e 17 de junho em pistas nortenhas por onde recentemente passou o Rally de Portugal. A dupla formada por Alejandro Martins e José Marques parte para esta corrida com o objectivo de alcançar mais uma vitória no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018 por forma a manter-se bem posicionada na luta pelo título.

 Aos comandos de uma Toyota Hilux, o piloto admite que vai encontrar nesta prova nortenha, um número muito significativo de adversários com um elevado nível de competitividade, mas garante que parte entusiasmado pela conquista do título ibérico e assume ir lutar pela vitória: “foi uma alegria enorme ter conquistado o Troféu Ibérico. É o primeiro título da minha carreira e tem naturalmente um sabor muito especial. Agora estamos de volta às competições do nosso campeonato, muito motivados para cumprir mais uma jornada que será de certeza muito bem disputada. O nosso objetivo é terminar nos lugares de pódio e tudo faremos para que seja no lugar mais alto. Uma vitória seria muito importante para melhorarmos a nossa posição na luta pelo título, mas para isso teremos de estar muito focados e concentrados, porque o campeonato está a ser bastante competitivo. A consistência e fiabilidade do nosso projecto é uma mais-valia que devo à minha equipa que tem feito um trabalho impecável disponibilizando-me o carro em condições excelentes o que é para mim um grande motivo de satisfação”, salienta Alejandro Martins.

 A Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana cumpre-se nos próximos dias 16 e 17 de junho tendo inicio no sábado altura em que se disputa o Prólogo em Gens (Gondomar) e que terá uma extensão de 9,3 km. Este percurso será cumprido uma segunda vez na tarde de dia 16 de junho. No domingo, a prova será realizada nas Serras do Marão e da Aboboreira onde se desenrolarão os 1º e o 2º Sector que terão uma extensão de 120 km cada um.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

A PRIORIDADE É: RECUPERAR A LIDERANÇA

João Ramos e Victor Jesus vão regressar à competição este fim-de-semana na BAJA TT GONDOMAR - ROTA DA FILIGRANA, aos comandos da Toyota Hilux da equipa Toyota Caetano Portugal.

 O único objetivo na mira da dupla, é a vitória nesta prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN, pois é o único que garante o foco na recuperação da liderança desta competição.

 João Ramos venceu a última edição da prova disputada nesta região, há dois anos atrás, e está disposto a repetir o feito já neste fim-de-semana.

 No sábado, dia 16, os concorrentes rumam a Gens, Gondomar, para cumprir uma dupla passagem pelos 9,05 quilómetros que compõem o prólogo desta prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport. No domingo, a competição ruma a Amarante para nova dupla passagem, desta vez no sector selectivo com 120 quilómetros de extensão, em plena Serra do Marão. A expectativa para esta prova é muito elevada, pois a classificação do campeonato está totalmente em aberto e propícia a lutas muito intensas entre os principais candidatos, separados por poucos pontos.

Desafio Total Mazda em estreia na Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana

UMA MÃO CHEIA DE MAZDA PROTO RUMA A NORTE

 É já este fim-de-semana que vai para a estrada mais uma prova do Campeonato de Portugal de TT, e, consequentemente, do Desafio Total Mazda 2018. A prova do Gondomar Automóvel Sport (GAS), que se disputa este Sábado e Domingo (16 e 17 de Junho) vai, pela primeira vez, contar com os Mazda Proto, sendo que, desta feita, serão cinco os Mazda Proto a apresentarem-se na partida. Desta forma, o Desafio Total Mazda entra na segunda metade da época, sendo que a jornada do GAS antecede a ida de férias, uma vez que que o campeonato apenas regressará em Setembro, em Idanha-a-Nova. Assim, sem que nada fique decidido na classificação o do Desafio, a Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana poderá deixar bons indicadores para o resto da época, ficando por disputar apenas dois eventos (depois de Baja TT de Idanha-a-Nova, o encerramento será na Baja 500 Portalegre).

 A liderar a “caravana Mazda” estão, os vencedores do Desafio em 2017, Pedro Dias da Silva/José Janela, que, no arranque para esta ronda nortenha do campeonato, e com três provas já disputadas, estão na frente a competição, mas com apenas sete pontos de vantagem sobre Jorge Cardoso/Joaquim Norte, dupla que quer ter uma palavra a dizer este fim-de-semana. Regressados ao Desafio Total Mazda em Reguengos de Monsaraz, e tendo vencido a etapa alentejana, Bruno Oliveira/Paulo Marques são mais uma das duplas que promete dar que falar, juntando-se a estes os alentejanos Bruno Rodrigues/Ricardo Claro e ainda Filipe Videira/André Coimbra, equipa que completa este ano a sua época de estreia na competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total.

 A Baja TT Gondomar/Rota da Filigrana arranca na tarde de Sábado (14h20), com uma dupla passagem pelo Prólogo de cerca de nove quilómetros, desenhada na localidade de Gens (Foz do Sousa). Para Domingo a organização reservou a especial de Marão, com aproximadamente 130 quilómetros, a cumprir também por duas vezes, a primeira a partir das 9h10 e a segunda 13h10. A entrega de prémios está agendada para as 17h00 em Gondomar, cidade que acolhe também o quartel general da prova.

 Desafio Total Mazda (após 3 provas)

1º Pedro Dias da Silva, 44 pontos
2º Jorge Cardoso, 37
3º Bruno Rodrigues, 33
4º Bruno Oliveira, 26
4º Francisco Gil, 26
 6º Filipe Videira, 15
7º Floriano Roxo, 10

Pedro Ferreira apresenta novo projeto no Porto

Piloto PMF Racing vai estrear nova VW Amarok na Baja TT Gondomar 

Pedro Ferreira, acompanhado de Pedro Ré, apresentou hoje do Porto a nova máquina produzida pela South Racing e que este preparador vai colocar à disposição do piloto para poder lutar pela conquista do título no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018. Com um projeto desportivo mais competitivo, o piloto da PMF Racing vai participar na Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, que se cumpre já no próximo fim-de-semana nas pistas nortenhas, com o objetivo de alcançar um lugar no pódio.

 Para esta estreia, Pedro Ferreira em conjunto com a PMF Racing decidiram desvendar num ambiente de celebração a novíssima VW Amarok. Desta forma, o local escolhido para esta apresentação foi a baixa cidade do Porto: “queríamos mostrar o nosso projeto desportivo numa grande festa dedicada ao todo-o-terreno e por isso escolhemos a cidade onde vivo para revelar esta novidade. Sem dúvida que é um orgulho poder realizar esta partilha neste local tão emblemático como é a baixa da cidade do Porto”, contou o piloto da PMF Racing.

 Relativamente às expetativas para esta prova que se avizinha, Pedro Ferreira salienta que “o carro já foi testado numa prova em Espanha e em termos de mecânica está impecável, mas ainda vou fazer alguns testes com ele antes da corrida. O facto de competir perto de casa deixa-me muito satisfeito porque é a única prova em que o posso fazer e vou ter muita gente a apoiar-me. Vou dar o meu melhor para andar nos lugares da frente e se possível alcançar o pódio, isso seria o ideal. Desta vez não vou ter comigo o Hugo Magalhães que está com o Bruno a disputar uma prova do Europeu de Ralis. Aproveito para lhes desejar a melhor sorte. Estou muito curioso em relação ao carro, mas já percebi que ao nível técnico é uma máquina com um excelente potencial”, afirmou o piloto portuense.

 A Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana cumpre-se nos próximos dias 16 e 17 de junho tendo inicio no sábado altura em que se disputa o Prólogo em Gens (Gondomar) e que terá uma extensão de 9,3 km. Este percurso será cumprido uma segunda vez na tarde de dia 16 de junho. No domingo, a prova será realizada nas Serras do Marão e da Aboboreira onde se desenrolarão os 1º e o 2º Sector que terão uma extensão de 120 km cada um.

Helder Oliveira quer manter a liderança

Piloto de Barcelos vai lutar por lugar no pódio 

Helder Oliveira, aos comandos do Mini Paceman preparado pela equipa Cattiva Sport, vai participar na Baja TT Gondomar – Rota da Filigrana, que se cumpre já nos próximos dias 16 e 17 de junho nas pistas nortenhas do concelho de Gondomar, com o objetivo de alcançar uma classificação que lhe permita manter a liderança do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, posição alcançada na prova realizada em Reguengos de Monsaraz.

 Disputadas que estão três jornadas do CPTT 2018, o piloto de Barcelos que faz dupla com Pedro Pires de Lima, assume o objectivo de lutar pelo título, mas reconhece que o campeonato está a ser bastante competitivo e por isso vai dar o seu melhor para alcançar um lugar de pódio: “estou muito satisfeito por estar na frente, particularmente porque esta temporada do CPTT está a ser a mais competitiva dos últimos anos. O nível dos meus adversários é muito elevado e por isso, no sentido de poder manter o primeiro lugar, vou ter que estar muito concentrado nesta corrida, para alcançar o melhor resultado possível. No entanto, estou bastante confiante que esta prova vai ser positiva para mim porque estou perto de casa e terei muita gente a apoiar-me. O Mini Paceman está impecável em termos mecânicos e tenho a certeza que vai mostrar mais uma vez a sua rapidez, consistência e fiabilidade”, contou o piloto de Barcelos.

 A Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana cumpre-se nos próximos dias 16 e 17 de junho tendo inicio no sábado altura em que se disputa o Prólogo em Gens (Gondomar) e que terá uma extensão de 9,3 km. Este percurso será cumprido uma segunda vez na tarde de dia 16 de junho. No domingo, a prova será realizada nas Serras do Marão e da Aboboreira onde se desenrolarão os 1º e o 2º Sector que terão uma extensão de 120 km cada um.

The 2019 Dakar Rally visits Barcelona

Details of the forthcoming edition of the 2019 Dakar Rally were unveiled today in Barcelona with the Monster Energy Honda Team present.

 With the majestic Catalan capital Barcelona at its feet, the Miramar Hotel today hosted the presentation of the 2019 Dakar Rally, bringing together a large part of the Spanish Dakar family: riders, co-pilots, assistants… An eager Monster Energy Honda Team weren’t going to miss such an appointment, not least because the team’s racing headquarters has for the last three years been situated locally in the Honda Motor Europe Spain – Montesa-Honda installations. The Honda CRF450 RALLY was also present in the gardens of the prestigious hotel located on one of the hills which overlook Barcelona.

 The thrilling race that year after year unites hundreds of riders for the epic challenge, has this year seen the race organizers, the ASO, introduce Víctor Álvarez as Head of Competitor Relations. With six months still to go until the contenders fire up their engines in Lima, Peru, the presentation today outlined the main features to be expected from the race.

 Peru will be the only country which the 2019 Dakar passes through. There will be no border crossings, however, there will be varied terrain types to be tackled along the way, not just sand and dunes, stated Víctor Álvarez. Last year proved to be one of the toughest editions in the 40-year history of the Dakar. For the 2019 edition, the world’s toughest rally, offers a unique ten-stage desert tour of Peru featuring a single rest day. Some stages will be battled out over as yet unchartered terrain; the race will feature marathon stages, motocross-style line starts and special stages solely for the motorcycle category.

 First stop will be the obligatory administrative and technical verifications, which once completed will see the celebration of starting ramp on January 6 in the Peruvian capital, Lima. The main event itself gets underway the following day on January 7 with the dispute of the rally’s first stage. The 2019 Dakar will wind up on the 17th of the same month, rest day included.

Fausto Mota no Top 5 do nacional de Rally Raid

Focado no claro objetivo de participar no Dakar 2019, Fausto Mota, único piloto português a terminar a edição 2018 do emblemático Rally, regressou este fim de semana às competições nacionais, para disputar a segunda jornada do Campeonato Nacional de Rally Raid, na qual averbou um excelente quinto lugar.

 Aos comandos de uma Husqvarna FE 350, o piloto do Marco de Canavezes que reside e trabalha em Espanha, onde também participa regularmente em competições, rolou sempre junto dos primeiros, nesta prova de navegação a roadbook organizada pela Naturjipe com o apoio da R3 - Roadbook Rally Raid, que teve como base a cidade de Fafe e que contou com a participação de muitos dos melhores pilotos nacionais desta disciplina.

 Fausto Mota mostrou-se satisfeito pela conquista de um lugar no Top 5 desta corrida, composta por duas etapas (de 280 km que se disputou no sábado e uma outra de 120 km que se cumpriu no domingo), na qual o principal objetivo era treinar navegação, imprescindível numa prova tão exigente e dura como o Dakar.

  “No que há navegação diz respeito foi uma jornada excelente. Fui o sétimo a sair do parque fechado e fui o primeiro a concluir a etapa. Fiz uma parte da especial na frente e era também muito isso que pretendia: andar sem marcas. O quinto lugar é sem dúvida, muito gratificante. Este é o primeiro Campeonato, há aspetos a melhorar, mas considero que a organização está de parabéns, é sem dúvida uma modalidade com muito futuro. Obrigado a todos os patrocinadores, família e amigos.”, salienta Fausto Mota que em Portugal pretende cumprir o restante calendário do Campeonato Nacional de Rally Raid e participar em mais duas provas do Nacional de Todo-o-Terreno.

 A próxima prova do Campeonato Nacional de Rally Raid realiza-se dias 7 e 8 de julho, em Mação.

Edgar Condenso vence Troféu Alqueva – T2

• Rui Sousa termina em segundo 

 Domínio total do ISUZU PRO RACING no Troféu Terras do Grande Lago Alqueva 2018. Depois de vencer a Baja Capital do Vinhos de Portugal em Reguengos, Edgar Condenso / Nuno Silva levaram a Isuzu D-Max T2 da Consilcar ao segundo lugar da categoria na Baja Dehesa Extremadura em Espanha, e com este resultado tornaram-se nos primeiros vencedores do Troféu Terras do Grande Lago Alqueva na categoria T2, uma competição promovida pela Sociedade Artista Reguenguense e pelo Motor Club Villafranca de los Barros. Rui Sousa / Carlos Silva, terminaram a prova no lugar mais baixo do pódio e com este resultado asseguraram a “dobradinha” nesta competição.

 Este resultado eleva também Edgar Condenso / Nuno Silva à liderança da Taça Ibérica TT que terá o seu desfecho final na Baja Andaluzia em novembro, altura em que Team Consilcar poderá festejar a conquista do segundo Troféu da época; “…depois de vencermos em Reguengos, e sermos segundos aqui em Espanha, a vitória no Troféu Alqueva é uma boa recompensa para o esforço que todos temos feito esta época. A este feito junta-se também a liderança da Taça Ibérica T2 que é o principal objectivo do ano, por isso estamos muito contentes com este resultado. As D-Max do Team Isuzu Pro Racing estão em grande forma e o resultado do Rui também o comprova. Os dois carros estiveram no pódio final, e com a conquista duas primeiras posições no Troféu Alqueva é espectacular …” concluiu Edgar Condenso.

 Com um desempenho de bom nível Rui Sousa / Carlos Silva foram regularmente os mais rápidos da categoria T2. Venceram o Prólogo e três dos quatro sectores selectivos, mas uma penalização imposta pela organização viria a colocar a dupla da Prolama no lugar mais baixo do pódio T2 na prova e a terminar na segunda posição do Troféu Terras do Grande Lago … “foi o resultado possível e mais uma vez as Isuzu D-Max preparadas pela Prolama estiveram na luta pela vitória. Infelizmente fomos alvo de uma penalização imposta pela organização que nos fez descer na classificação e dessa forma perdemos a possibilidade de lutar até ao fim pela vitória, que fica muito bem entregue ao Edgar e ao Nuno a quem queremos endereçar os sinceros Parabéns. O importante é que a vitória neste I Troféu Alqueva fique com a Equipa …” referiu Rui Sousa no final.

 A Prolama Competição volta à actividade já nos próximos dias com a quarta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno na Baja TT Rota da Filigrana, uma Organização do Gondomar Automóvel Sport.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Mário Patrão em 4º lugar no nacional de Rally Raid

O multicampeão nacional Mário Patrão, também recente vencedor do Morocco Desert Challenge, terminou a segunda jornada do Campeonato Nacional de Rally Raid, que este fim de semana se disputou em Fafe, na quarta posição.

 Nesta prova extremamente disputada que contou com a participação de alguns dos melhores pilotos nacionais, o piloto da KTM conseguiu evidenciar-se desde o primeiro dia. Embora tenha sofrido uma violenta queda enquanto no Sábado disputava o troço de 265 km cronometrados, conseguiu manter-se em prova e terminar a etapa no quarto posto.

 O piloto, também apoiado pela BAHCO, entrou ao ataque no setor seletivo de 110 km que se cumpriu no Domingo e conseguiu vencer a jornada do dia desta prova de navegação organizada pela Naturjipe, com o apoio da R3 - Roadbook Rally Raid.

 Focado no claro objetivo de participar no Dakar 2019, Mário Patrão ressalva a importância de participar nas provas de navegação, a par das outras competições nacionais e internacionais que tem vindo a disputar, que permitem ganhar ritmo e melhorar a sua performance “quero participar no maior número de provas porque quero estar o mais bem preparado possível para o Dakar. As provas de navegação também são importantes para conseguir alcançar esse objetivo. Por isso, participar nesta segunda jornada do Campeonato Nacional de Rally Raid que percorreu as excelentes pistas desta região minhota foi para mim um prazer. Foi uma prova dura, bastante disputada até porque reunia adversários muito fortes. No primeiro dia sofri uma forte queda, mas consegui continuar em prova e, ainda assim, alcançar o quarto posto da classificação. No Domingo a estratégia foi entrar ao ataque e conseguir vencer a etapa do dia, revela Mário Patrão.

 A próxima prova do Campeonato Nacional de Rally Raid realiza-se dias 7 e 8 de Julho, em Mação.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

António Maio a 18s da vitória

Campeão Nacional TT sobe ao 2º lugar do Campeonato Rally Raid 

O Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, António Maio participou este fim-de-semana na segunda prova do novo Campeonato Nacional Rally-Raid que se disputou em Fafe tendo concluído a prova em 2º lugar a escassos 18s do primeiro classificado.

 O piloto da Yamaha Fino Motor Racing, aos comandos de uma Yamaha WR 450, tinha alcançado o terceiro lugar na primeira corrida que se realizou em Santiago do Cacém. Com este 2º lugar o piloto sobe ao 2º lugar desta competição de navegação.

 Para António Maio que participa neste Campeonato como forma de se preparar para as provas internacionais “este resultado foi muito positivo. Foi uma luta intensa pelo primeiro lugar. Venci a primeira etapa e na segunda também fui o mais rápido, mas uma penalização na ligação acabou por me impedir de conquistar a vitória. Mas estou muito satisfeito. Sinto que estou no bom caminho o que é muito importante para o meu projecto internacional”, salientou no final da corrida o piloto da Yamaha Racing.

domingo, 10 de junho de 2018

Pódio para Nuno Matos na Baja TT Dehesa Extremadura

Dupla Nuno Matos/Pedro Marcão (Opel Mokka Proto) em 2º lugar da competição auto 

A dupla portalegrense Nuno Matos/Pedro Marcão aos comandos de um Opel Mokka Proto conquistou um excelente 2º lugar da classificação auto da Baja TT Dehesa Extremadura terceira etapa do campeonato de Espanha de Todo-o-Terreno e pontuável também para a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno e para o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva 2018.

 Com este segundo lugar o Campeão Nacional 2016 consegue assim idêntica posição nesta nova competição que juntou a corrida desta organização espanhola, com a jornada do campeonato de Portugal realizada em Reguengos de Monsaraz, a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.

  “Partimos hoje para a pista com o objetivo de tentar discutir a vitória ou pelo menos aproximarmo-nos do primeiro classificado, mas uma saída de estrada pelos 30 quilómetros de prova fizeram com que regressássemos à pista imediatamente atrás do Rubén Gracia que tinha sido o terceiro a partir para o troço e acabámos por fazer os restantes quilómetros no seu pó perdendo ainda mais algum tempo a juntar aos dois minutos e tal gastos com a saída de pista. No segundo troço voltámos a sofrer e a ver o nosso andamento limitado pela ausência de visibilidade devido ao pó, porque apanhámos relativamente cedo o mesmo concorrente que tinha saído para a pista dois minutos à nossa frente, mas não nos foi possível ultrapassá-lo. Foi pena porque gostaríamos de ter tentado dar uma pouco mais de luta ao Alejandro Martins e ao José Marques a quem deixo já os meus parabéns pela excelente prova e por todos os troféus que levam para Portugal.

Alejandro Martins conquista Taça Ibérica

Dupla Alejandro Martins/José Marques vence categoricamente em Espanha 

Alejandro Martins foi o grande vencedor da Baja TT Dehesa Extremadura, prova espanhola que se disputou a partir de Badajoz e que para além de ser pontuável para o Campeonato do país vizinho era também a terceira jornada do Troféu Ibérico da disciplina. Aos comandos de uma Toyota Hilux e navegado por José Marques o piloto português triunfou de forma categórica deixando o segundo classificado a 13m24s, depois de terem sido disputados quase 430 quilómetros cronometrados.

 Com esta excelente vitória, que se junta ao triunfo na Baja de Loulé e ao 3º lugar na Baja de Reguengos de Monsaraz, Alejandro Martins conquista também o título ibérico apesar de ainda faltar disputar uma jornada. Num dia de grandes conquistas Alejando Martins e José Marques vencem ainda o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva, que este ano se disputou pela primeira vez, associando as provas vizinhas de Badajoz e Reguengos de Monsaraz.

  “Estou naturalmente muito feliz por ter conseguido cumprir todos os objetivos a que me tinha proposto para esta prova. Quero agradecer à minha equipa que fez um trabalho impecável, ao José Marques que é um magnífico navegador e à organização desta prova espanhola porque nos proporcionou uma corrida fantástica disputada em excelentes pistas e onde tive oportunidade de ter um grande prazer na pilotagem. Um agradecimento também muito especial à minha claque de fans e aos meus amigos que me dão uma enorme motivação”, salienta Alejandro Martins o grande vencedor da Baja TT Dehesa Extremadura, uma prova onde ao pódio subiu ainda outra equipa portuguesa, a dupla Nuno Matos/Pedro Marcão. E Alejandro Martins acrescenta: “Numa corrida com grandes adversários conseguimos andar muito depressa, sem nunca cometer erros e com isso tudo fazer a diferença. Dentro de uma semana voltamos às competições e iremos seguramente muito motivados disputar mais uma jornada agora do nosso campeonato de Portugal”.

sábado, 9 de junho de 2018

Alejandro Martins lidera Baja TT Dehesa Extremadura

Dupla Alejandro Martins/José Marques pode sair de Espanha com título ibérico 

Alejandro Martins navegado como habitualmente por José Marques e aos comandos da Toyota Hilux, com a qual protagonizou recentemente uma fantástica exibição em Reguengos de Monsaraz, lidera a Baja TT Dehesa Extremadura cumprida que está a primeira etapa da prova espanhola que se disputa a partir de Badajoz e que é pontuável para o Campeonato do país vizinho.

 O piloto português começou de forma excelente sendo 2º no prólogo a apenas 1s do mais rápido, mas assumiu o comando no final do primeiro setor seletivo à frente do colombiano Rodrigo Gutierrez, então com 1m09s de vantagem. A segunda passagem pelo mesmo troço e apesar de um furo lento nos derradeiros quilómetros, deu nova vitória à dupla portuguesa que lidera agora a prova com 2m36s sobre a dupla, também portuguesa, composta por Nuno Matos e Pedro Marcão.

 De salientar que em caso de vitória Alejandro Martins, que já este ano ganhou a Baja de Loulé e foi 3º classificado e subiu de novo ao pódio na Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, sairia de Espanha com o título de Campeão Ibérico de Todo-o-Terreno.

  “Estou muito satisfeito com o nosso desempenho. Estamos a andar muito bem e sem cometer erros. Não é uma prova fácil e os nossos adversários são bastante fortes e dispõem de excelentes máquinas. A equipa fez um excelente trabalho na preparação da nossa Toyota e vamos continuar empenhados em dar o nosso melhor e tentar levar daqui uma vitória que seria um prémio muito importante para tudo o que nos últimos tempos temos vindo a fazer”, salienta Alejandro Martins que para além de liderar a Taça Ibérica, está igualmente muito bem posicionado para conquistar o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva, que se disputa em conjunto com a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.

 Amanhã a prova cumpre mais dois setores seletivos de 110 km cada um.

Nuno Matos em 2º na Baja TT Dehesa Extremadura

Cumprida que está a primeira etapa da Baja TT Dehesa Extremadura e a dupla portalegrense Nuno Matos/Pedro Marcão aos comandos de um Opel Mokka Proto ocupa um excelente 2º lugar da classificação geral desta prova organizada pelo Motor Club Villafranca que é a terceira etapa do campeonato de Espanha de Todo-o-Terreno.

 O Campeão Nacional 2016 iniciou a sua participação com um terceiro lugar no prólogo onde perdeu alguns segundos atrás de um concorrente mais lento, porque a organização se esqueceu de dar ao piloto português uma posição de partida corresponde ao seu estatuto de piloto prioritário FIA. Ultrapassado esse contratempo o piloto voltou a rubricar o 3º melhor tempo nos 100 quilómetros cronometrados do primeiro setor seletivo, acabando por terminar a etapa em 2º lugar.

  “As provas espanholas são estruturalmente bastante diferentes das portuguesas seja pela sua marcação como pelo tipo de pistas que utilizam. Dei por mim na primeira passagem, onde eramos o terceiro carro em pista, a achar que estávamos a trilhar percursos onde não se passava há muitos, mas mesmo muitos anos. Claro que na segunda passagem já estava tudo marcado e tornou-se bem mais fácil e até bastante mais rápido”, revela Nuno Matos que, todavia, manifestava no final da etapa a sua preocupação com os travões do Opel Mokka. “Poderíamos ter feito um pouco melhor não fora continuarmos a ter problemas de travões para os quais ainda não encontrámos a solução. Vamos conseguindo contornar a situação, mas se esta noite a nossa equipa conseguir resolver este problema poderemos tentar amanhã fazer ainda melhor. Quero desde já dar os meus parabéns ao Alejandro que está a fazer uma excelente corrida e fico muito contente por dois portugueses estarem na frente desta importante competição”. 

De salientar que a Baja TT Dehesa Extremadura é ainda pontuável para a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno e para o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva 2018 (em conjunto com a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal) Nuno Matos foi 4º classificado. Amanhã a prova cumpre mais dois setores seletivos de 110 km cada um.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Fausto Mota regressa às competições nacionais

Piloto prepara participação no Dakar 2019 

Único português a completar a edição de 2018 do Dakar, Fausto Mota está empenhado em renovar a sua participação na prova que este ano se vai disputar integralmente no Perú. É nesse âmbito que, apesar de trabalhar e residir atualmente em Espanha, onde também participa regularmente em competições, o piloto de Marco de Canavezes está de regresso às competições nacionais para disputar neste fim-de-semana a segunda etapa do Campeonato Nacional de Rally Raid que tem como base a cidade de Fafe.

 Fausto Mota que vai competir nesta prova de navegação aos comandos de uma Husqvarna FE 350 teve recentemente a moto com que participou no Dakar exposta no Jardim Municipal de Marco de Canaveses, no decorrer da Festa das Coletividades onde ocupou lugar de destaque no espaço do Motor Clube do Marco.

 Na prova de Fafe está apostado “em voltar a treinar a navegação que é fundamental para o Dakar. Nesse sentido quero vir a Portugal disputar as restantes provas deste campeonato de Rally Raid e farei também duas do Campeonato de Todo-o-Terreno. Quero ir bem preparado para o Dakar e para isso tenho de começar já a treinar de forma planificada e com objetivos bem precisos”, salienta o piloto de Marco de Canaveses.

 A jornada do Campeonato Nacional de Rally Raid disputada em Fafe é organizada pela Naturjipe com o apoio da R3 - Roadbook Rally Raid. Na 6º feira terão lugar as verificações e briefing enquanto nos dois dias seguintes os participantes irão disputar etapas com respetivamente 280 e 120 quilómetros.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Mário Patrão regressa ao nacional de Rally Raid

Piloto da KTM continua a evoluir rumo ao Dakar 2019 

Tendo como grande objetivo desportivo a sua próxima participação no Dakar 2019 que vai ser disputado no Peru na primeira quinzena de janeiro do próximo ano, Mário Patrão, piloto apoiado pelo CRÉDITO AGRICOLA, vai estar à partida da segunda jornada do Campeonato de Portugal de Rally Raid que se disputa em Fafe entre os dias 8 a 10 de junho nas pistas excelentes da região minhota que ainda recentemente recebeu o Rally de Portugal.

 Para o piloto da KTM, múltiplo campeão nacional de todo-o-terreno e de Enduro, estas provas de navegação por road-book que agora são disputadas integradas num campeonato nacional “são muito importantes para a nossa evolução. Um piloto para disputar uma grande maratona necessita de um treino muito completo e a navegação é fundamental tal como o são as corridas de todo-o-terreno tipo baja e as provas de enduro que também vou fazendo ao longo do ano. A região minhota tem excelentes pistas e vou tentar aproveitar ao máximo a minha participação nesta corrida onde vão estar vários adversários muito fortes o que vai naturalmente tornar esta jornada muito competitiva”, revela o piloto natural de Seia que é apoiado pela BAHCO.

 A jornada do Campeonato Nacional de Rally Raid disputada em Fafe é organizada pela Naturjipe com o apoio da R3 - Roadbook Rally Raid. Na 6º feira terão lugar as verificações e briefing enquanto nos dois dias seguintes os participantes irão disputar etapas com respetivamente 280 e 120 quilómetros.