quarta-feira, 20 de junho de 2018

Francisco Barreto volta a pontuar

• Rui Sousa abandona após nove corridas no pódio

A Baja TT Gondomar levou a caravana do Todo-o-Terreno nacional até ao norte do País, regressando assim aos trilhos serranos da região de Amarante. Com um traçado muito interessante a prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport apresentou um bom nível e dá mostras de querer sedimentar no panorama nacional. Com dois carros à partida a Prolama competição partiu para esta prova com a ISUZU D-Max do Isuzu Pro Racing para Rui Sousa e com o T8 de Francisco Barreto.

Com objectivos bem delineados as duas formações tiveram muito bem durante o prológo e durante os sectores selectivos rodaram sempre no grupo da frente. Contudo uma avaria na caixa de transferência veio a condicionar o desempenho de Rui Sousa / Carlos Silva que acabaram por ter de abandonar esta prova, após 7 vitórias e 9 pódios na categoria T2, o que não deixa de ser assinalável: “…fomos surpreendidos com um ruido estranho e rapidamente percebemos que algo não estava bem. Tentamos terminar mas foi impossível; mas quero no entanto ressalvar que esta é a primeira desistência deste carro em 9 provas. Isto quer dizer que os técnicos da Prolama têm desenvolvido um bom trabalho em torno da nova ISUZU D-Max. Continuamos na liderança do campeonato T2, e vamos voltar em Idanha a Nova para somar os pontos que agora não conquistamos…” referiu Rui Sousa na zona de assistência.

Em grande esteve a dupla Francisco Barreto / Sérgio Cerveira, que com o carro do Team Barata Hotels com que conquistaram o 5º posto da categoria T8, somando pontos preciosos para as contas do campeonato T8, ao que juntaram ainda o 11º posto da geral numa prova sem percalços e onde o calor foi o principal obstáculo, conforme o próprio comentário de Francisco Barreto; “…foi bom. Gostei bastante da prova e do traçado. Sei que parte desta Baja percorre troços do Rali de Portugal e é uma emoção enorme pilotar nestes pisos. O carro esteve sempre bem e o único factor que nos criou alguns problemas foi o próprio calor. Mas esta modalidade é assim mesmo e vamos ter de nos adaptar à dureza destas provas. Voltamos a pontuar e isso é muito importante para a classificação final do campeonato. Obrigado ao Sérgio e a toda a “mancha azul” que nos apoia na estrada, sem eles tudo era mais difícil…” concluiu.

O campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno entra agora num interregno, para voltar em setembro na Baja de Idanha a Nova, uma organização da Escuderia de Castelo Branco.