quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Miguel Barbosa procura reforçar comando do campeonato


Após uma extensa pausa, quase cinco meses, o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno está de regresso à estrada para a terceira prova do ano – depois da Baja Carmin e do Ervideira Rali TT. Foi a região de Proença-a-Nova e Oleiros a escolhida pela Escuderia de Castelo Branco para palco da primeira das suas duas jornadas desta competição, num evento inédito e que promete agradar a todos, quanto mais não seja pelo facto de terem pela frente mais de 150 quilómetros de pistas novas.

Miguel Barbosa chega a esta prova da Beira Baixa na frente do campeonato, contando com quatro pontos de vantagem sobre Carlos Sousa, que não estará presente da ronda do próximo fim-de-semana. Apostado em ganhar para ficar ainda mais perto do título, Miguel Barbosa aposta “numa toada de ataque. Não posso encarar este evento de outra forma! Estou convicto de que tenho um excelente carro e, naturalmente, condições para voltar a vencer. Porém, o meu objectivo final é assegurar o título e isso faz com que tenha que reter uma margem de segurança, no sentido de evitar percalços, ainda para mais numa corrida completamente nova e que desconheço em absoluto.”

O piloto do BP Ultimate Vodafone Team reconhece que uma pausa tão alargada pode causar alguma falta de ritmo na fase inicial, mas a verdade é que “fisicamente sinto-me em excelente forma e apto para qualquer desafio. Durante este período em que o campeonato esteve parado mantive o esquema de treino diário e aquilo que necessito é apenas de rodar um pouco o carro.”

A Baja TT Proença-Oleiros é uma prova nova no panorama nacional, o que agrada a Miguel Barbosa: “Tenho pena que esta temporada tenha tido um calendário tão fora do comum, com um hiato temporal que dura desde Abril. Esta prova veio ocupar um espaço importante e espero que seja bem disputada, com muitos concorrentes e público, que, julgo eu, também estará com algumas saudades de ver os carros de todo-o-terreno em competição. Estou certo de que será uma jornada positiva.”

A jornada da Escuderia de Castelo Branco arranca na tarde de sábado dia 3, com uma dupla passagem pela super-especial de 9,3 km. No domingo os pilotos têm pela frente um Sector Selectivo de 143,61 km que será percorrido por duas vezes, uma a partir das 9h45 e o outro com início previsto para as 15h30.

Rui Sousa confiante no regresso à competição


Decorrerá nos próximos dias 3 e 4 de Setembro a Baja TT Proença – Oleiros, prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco que marca o regresso de Rui Sousa em Isuzu D-Max, ao Nacional de TT, numa região onde este piloto já fez história ao vencer por 3 ocasiões. Após os progressos recentes e que foram comprovados na Baja de Aragon,

Rui Sousa encara esta prova com a determinação que se lhe reconhece, «Estamos confiantes em fazer um bom resultado. Sabemos que teremos pela frente uma prova difícil, num terreno perigoso, onde qualquer deslize poderá ser fatal. Sei do nosso valor e partimos com muita motivação para voltarmos com a melhor classificação possível. Vamos entrar para dar espectáculo e proporcionar momentos bonitos ao muito público que normalmente nos acarinha».

Rui Sousa acrescenta ainda, «Partimos sem qualquer pressão, vamos dar o máximo e acredito muito sinceramente que vamos estar a lutar pelos lugares cimeiros».

A Prolama marcará ainda presença nesta prova com o actual Campeão T8 e líder do mesmo Campeonato, Paulo Sousa que se apresentará com a garra e determinação que lhe são características.

Com um pleno de vitórias na sua categoria nesta época de 2011, Paulo Sousa encara esta prova com muita vontade de dar mais um passo decisivo na renovação do seu título nacional. Refira-se, que este piloto sofreu um acidente recentemente e ainda que não esteja completamente recuperado fará questão de estar presente nesta prova.

Calendário Campeonato de Portugal de TT por disputar em 2011

3 / 4 de Setembro – Baja TT Proença – Oleiros
23 / 25 de Setembro – Baja TT Idanha-a-Nova
27 / 29 de Outubro – Baja Portalegre 500

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Todo-o-Terreno de qualidade anima Pinhal Interior


Os concelhos de Proença-a-Nova e Oleiros, recebem pela primeira vez este ano uma prova dos Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno, nas categorias Auto, Moto, Quad e UTV,Buggy, estando assim garantida uma enorme animação nos próximos dias 3 e 4 de Setembro, altura em que a competição TT proporcionada pelos seus melhores intérpretes, vai fazer sair de casa os muitos apaixonados por estas disciplinas, há muito ávidos por um fim de semana bem diferente…

São mais de uma centena os inscritos para a Baja TT Proença-Oleiros, prova organizada pela Escuderia Castelo Branco , com o apoio incondicional das Câmaras Municipais de Proença-a-Nova e Oleiros, que marca o regresso dos Campeonatos Nacionais de TT, há alguns meses parados por força da interdição de realização de provas na época propícia a incendios e no caso do CPTT – Autos, porque se verificou a anulação de duas provas previstas no Calendário inicial.

Desde o início que as Câmaras Municipais envolvidas com a Escuderia Castelo Branco – já com anteriores parcerias no Open, através da realização do Rali Rota do Medronho – se dispuseram a receber a caravana do TT Nacional, o mais importante de todos os Campeonatos Nacionais inscritos nas respectivas federações e também com a ajuda de outros patrocinadores particulares, foi então possível montar uma corrida inédita, de contornos muito técnicos e com um percurso deveras interessante, que vai por certo agradar a todos os participantes.

Mais de trinta participantes nos automóveis e cerca de oitenta concorrentes divididos pelas categorias moto, quad, utv e buggy, garantem o espectáculo, até porque estão presentes todos os interessados na discussão dos respectivos campeonatos, que habitualmente lutam desde o primeiro quilómetro por uma vitória desejada, proporcionando muitos momentos emocionantes a todos os que decidem apostar no TT e tirar assim umas horas para o “lazer desportivo”, a um fim de descanso habitualmente passado com as respectivas famílias.

A lista de inscritos que vos anexamos, é bem a prova da validade desta aposta da Escuderia Castelo Branco e toda a vossa intervenção e acompanhamento da prova, poderá ser feita através da consulta a um completo TT Guia, disponível em www.escuderiacastelobranco.pt onde tudo está explicado para facilitar os acessos aos pontos recomendados, naturalmente seguindo as indicações de segurança emanadas pelas autoridades e pelos comissários destacados para o local. Contamos com a sua colaboração, para que a prova possa decorrer com toda a segurança.

Juntamos igualmente o horário completo da prova e deixamo-vos com um anúncio interessante acerca de um prémio não menos aliciante: O Sky Fun Center das Moitas, vai oferecer á equipa auto, vencedora da prova, a possibilidade de efectuar um salto de pára-quedas (acompanhado ou não)… Mais uma razão para tentar vencer esta Baja TT Proença-Oleiros.

BMW Série 1 Proto já rodou com novo motor Turbo Diesel


Ricardo e Manuel Porém, acompanhados pela equipa técnica do PRF BOMCAR racing team, estiveram este fim de semana em testes, para avaliar da competitividade e fiabilidade do BMW Serie 1 Proto, tendo em vista uma preparação cuidada para a Baja Proença – Oleiros, próxima prova do CPTT, que terá lugar no próximo fim de semana, na zona das beiras / pinhal interior.

Para Ricardo Porém, os testes realizados “foram muito positivos, pois rodámos sem problemas com a nova motorização Turbo-Diesel, que agora vai substituir o V6 3500 a gasolina, utilizado desde o início da temporada. Parece-nos que tudo está bem e apenas temos que acertar com as relações de diferencial, que nos parece curto demais e com baixa velocidade de ponta. Depois de termos efectuado algumas alterações ao nível do “setup” da suspensão, resta apenas corrigir esse detalhe para que possamos encarar o próximo desafio, com natural esperança. Acho que temos uma base muito competitiva e estamos – eu e o Manuel – desejosos de medir forças com os outros participantes depois de tão longa paragem no CPTT”.

No próximo fim de semana, na zona de Proença / Oleiros, regressa o BMW Série 1 Proto, com a equipa determinada a recolher os primeiros pontos para o CPTT.

Fotografia: Luís Marques

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ARC Sport regressa às lides


• Fernando André e Luis Gomes com espírito positivo

Após longa pausa, o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2011 está de volta, com motivos de sobra para uma jornada bastante animada, numa prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

O primeiro fim de semana de Setembro marca também o regresso da ARC Sport a uma especialidade do desporto automóvel, que é especialmente acarinhada pela equipa de Aguiar da Beira. Saudades deste tipo de competição envolvem todo o grupo, que se mostra bastante confiante para este desafio. Para Fernando André e Luis Gomes, o espírito não podia ser mais positivo.

“Queremos voltar às lides da competição com uma postura positiva, para que seja possível preparar condignamente a nossa participação em Portalegre. A região de Castelo Branco tem boas memórias para nós, embora esta seja uma prova nova, o que não deixa de ser um aliciante. Depois de uma sessão de testes bastante positiva, julgo que o carro está em perfeitas condições para enfrentar este nosso regresso”; afirma, confiante, Fernando André.

O departamento de TT da ARC Sport mostra-se entusiasmado com este regresso à azáfama da competição. A tradição da casa de Aguiar da Beira também passa por esta vertente do desporto automóvel.

“Efectuámos um teste bastante extenso após um ano de paragem. Foi feita uma revisão pormenorizada ao carro, tendo sido substituídos os dois diferenciais. Trabalhámos todos juntos com bastante dedicação, para tentar contrariar a falta de ritmo que existe ao fim de uma paragem tão longa, estando no entanto bastante confiantes que seja possível alcançar um resultado positivo, nesta que é uma preparação para a prova de Portalegre. Gostaríamos muito de agarrar esta oportunidade para mostrar resultados positivos no TT”, afirma Pedro Patrocínio, responsável pelo sector de todo o terreno da ARC Sport.

Fernando André e Luis Gomes vão tentar levar o Renault Mégane Proto a um bom resultado na Baja TT Proença Oleiros, marcada para os próximos dias 3 e 4 de Setembro.

À procura dos primeiros pontos


A dupla Campeã Nacional de Todo-o-Terreno 2010, na categoria T2, procura na Baja Proença-a-Nova / Oleiros, a primeira pontuação da temporada, depois das duas desistência ocorridas em Reguengos e no Algarve. Apostando num BMW Série 1 Proto, renovado e mais competitivo, a confiança é grande…

Muito tempo passou desde que aconteceu a última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno; Duas anulações – Baja 1000 e Serras do Norte – provocaram uma interrupção de cinco meses, num campeonato que se antevia interessante, mas que apenas agora, com a realização de duas provas consecutivas por parte da Escuderia Castelo Branco, vai voltar a agitar-se, regressando ás pistas portuguesas, a magia do TT nacional.

No que respeita ao PRF BOMCAR racing team, esta paragem forçada foi utilizada para acertar agulhas, tendo a equipa optado por uma solução diferente em termos de motorização, a estrear já nesta primeira edição da Baja Oleiros/Proença, como nos confirma Ricardo Porém:

«Nas duas primeiras provas tivemos alguns problemas de fiabilidade no que respeita ao motor V6 a gasolina que utilizávamos, para além de alguns outros ligados com as transmissões, que entretanto conseguimos resolver, com os testes efectuados. A equipa técnica começou a pensar entretanto que talvez fosse melhor optar por uma motorização Turbo-Diesel e como havia a disponibilidade para utilizar uma mecânica com estas características, proveniente da BMW, resolvemos apostar nesta possibilidade.

Ainda tivemos alguns problemas para encontrar a cartografia ideal para o melhor desempenho do motor, mas com o auxilio de técnicos especializados, penso termos resolvido o problema e por isso partimos confiantes, para esta prova que marca o regresso do TT nacional.

É uma Baja disputada numa zona bastante acidentada e complexa, pelo que não esperamos uma prova fácil, mas estamos realmente confiantes numa primeira obtenção de pontos esta época e mesmo na obtenção de um lugar no pódio.”


Uma perspectiva ambiciosa, mas ao mesmo tempo realista, baseada na analise a uma lista de inscritos onde figuram todos os interessados na disputa do CPTT, quase todos a prometer desempenhos perfeitamente ao alcance da dupla Ricardo e Manuel Porém, que já no ano passado, pilotando um T2, se imiscuiu na luta por posições á geral, normalmente reservadas para as grandes máquinas.

A Baja Proença/Oleiros disputa-se nos dias 3 e 4 de Setembro, começando com uma Super-Especial com cerca de nove (9) quilómetros a disputar no sábado na zona do Aérodromo das Moitas (IC8), para a prova continuar com uma dupla passagem por um Sector Selectivo com cerca de 150 Km, interrompido a meio por uma zona de assistência obrigatória, montada pela Escuderia Castelo Branco no centro da vila de Oleiros.

Fotografia: Luís Marques

Elisabete Jacinto no Caramulo Motorfestival


• Elisabete Jacinto é convidada especial da 4ª edição
• Piloto vai iniciar a sua preparação para o Rali de Marrocos


A piloto de todo-o-terreno Elisabete Jacinto vai estar presente com o seu camião de competição MAN TGS na 6ª edição do Caramulo Motorfestival evento que terá lugar de 2 a 4 de Setembro na Serra do Caramulo.

De acordo com a organização este será o maior evento realizado até à data reunindo mais de 600 automóveis e motos. De entre o vasto programa destacam-se os eventos desportivos – Rampa do Caramulo, a Rampa Histórica e o Rally Histórico Luso-Caramulo – bem como a concentração do Porsche Clube de Portugal e os passeios Viseu-Caramulo, Salamanca-Caramulo e ACP Clássicos.

O evento conta com as participações especiais de Elisabete Jacinto e do bicampeão do mundo de ralis, Armindo Araújo. Para a campeã portuguesa que recentemente fez história ao vencer a 30ª edição do Rali da Tunísia repetindo assim o triunfo alcançado no ano passado numa prova da Taça do Mundo, esta é uma oportunidade de mostrar o seu MAN TGS aos milhares de espectadores que vão visitar este evento e que são por certo adeptos dos desportos motorizados:

“Como as nossas competições são todas em África não tem havido um grande contacto directo com os muitos adeptos dos desportos motorizados que existem em Portugal. Por isso aceitámos com muito agrado este convite para estar presente no Caramulo Motorfestival
” explica Elisabete Jacinto.

No plano desportivo e depois de um curto período de descanso, Elisabete Jacinto começa dentro de dias a preparar a sua participação em mais uma edição do Rali de Marrocos, que terá lugar de 16 a 22 de Outubro, seguindo-se a grande maratona africana, o Africa Eco Race, que se inicia a 27 de Dezembro para terminar em Dakar a 8 de Janeiro.

Novitskiy vence em Gyor


Terminada que está a HunGarian Baja, é sem qualquer surpresa que publicamos que o vencedor foi Leonid Novitskiy. Há algumas semanas atrás ninguém diria que o Russo iria ter a vida tão facilitada, mas há medida que o dia da corrida se foi aproximando, os nomes dos possíveis participantes não foram aparencendo, e até alguns que anunciaram a sua participação, caso de Peterhansel que era esperado em Gyor, não compareceu.

Assim, face a uma lista de adversários reduzida, Novitskiy tinha apenas em Boris Gadasin o seu principal adversário. No entanto um mau acerto do carro de Boris Gadasin acabou por permitir que o maior adversário do piloto da X-Raid viesse de outro piloto com um BMW X3, o Checo Miroslav Zapletal. De facto o andamento de Zapletal surpreendeu tudo e todos no primeiro sector, embora se possa dizer que os outros estavam a ser cautelosos, a verdade é que em pista o X3 de Zapi passou muito mais rápido.

A prova começou ao final do dia de sexta feira, com a disputa de um muito quente e empoeirado prólogo junto a uma pista oval nas proximidades de Gyor. Neste sector o vencedor foi Novitskiy, seguido de Zapletal e de Boris Gadasin.

No sábado foram disputados quatro sectores que percorreram dois troços duas vezes cada 1. As pistas deste dia intercalavam entre pistas abertas em zonas de cultivo, e pistas muito, e sublinhamos muito, fechadas em zonas de floresta. Estes troços de floresta foram a principal complicação que os pilotos tiveram pela frente, pois a reduzida largura da pista, a copa das árvores a formar um túnel verde, e o muito pó que persistia em ficar sobre a estrada tornavam a condução um verdadeiro desafio. Vários pilotos queixaram-se também da falta de cooperação dos que os precediam, em alguns casos eram facilmente alcançados e depois não consentiam a ultrapassagem, nem mesmo perante o insistente tocar do Sentinel. Houve situações que em desespero de causa, o piloto que seguia atrás teve que "bater" na traseira do da frente para o poder ultrapassar.

As matas cobraram também a sua quota em peças e carros danificados, uns que puderam ser reparados e outros que tiveram que parar. A vítima que melhor conhecemos em Portugal talvez seja o Danisi Dust Devil que teve que parar logo pela manhã com uma roda arrancada por uma árvore um pouco mais "sólida".

No final do primeiro dia já era Leonid Novistkiy de liderava, depois de lhe ter passado o "adormecimento" inicial. Seguia-se Miroslav Zapletal também com um BMW X3 e só em terceiro Boris Gadasin, cujo proto não estava devidamente afinado e lhe complicava a condução. Em quarto e quinto, apareciam os primeiros Húngaros, Fazekas em quarto com o X5 proto e em quinto Szalay com o imponente Antara... que agora é um Chevrolet Blazer.

O último dia da prova não trouxe grandes novidades. Os mesmos troços, os mesmos problemas, mas com a única diferença que os troços apenas foram percorridos uma vez. De qualquer forma os mais rápidos continuaram a ser os mesmos. Só que desta vez, Gadasin com as afinações dos seu proto já rectificadas, conseguiu andar (muito) mais rápido e subiu ao segundo lugar no final da prova, relegando Zapletal para terceiro. Na frente Novitskiy, talvez por sentir a pressão do seu compatriota apertou o andamento e conseguiu um tempo muito bom no SS6.

Dos que andavam pela frente, neste último dia, ficou pelo caminho Balasz Szalay logo nos primeiros metros do primeiro sector. Uma árvore "carniceira" que já no dia anterior tinha cobrado a sua quota em peças e carros partidos, escolheu para sua vitima de hoje o Chevrolet Blazer do Húngaro, danificando-lhe irremediávelmente a direcção.

Quanto à Nissan Bioextra tripulada por Pal Lonyai, terminou a corrida num excelente sétimo lugar. O piloto, acompanhado por um novo navegador fez uma corrida inteligente e cautelosa, estratégia essa que lhe permitiu para além de um óptimo lugar na geral, ser ainda o terceiro na classificação do campeonato da Húngria. No final, o Húngaro estava muito satisfeito, e disse-nos que: "Foi uma corrida muito boa, onde conseguimos um resultado muito bom também. Antes da partida o nosso objectivo era chegar ao fim, e por isso nunca andámos demasiado rápido. Graças á minha equipa conseguimos fazer uma prova isenta de qualquer problema mecânico, pois eles tiveram o carro sempre perfeito."

Quanto aos homens do podium, no final Novitskiy disse que: "No primeiro sector selectivo estávamos um pouco adormecidods, mas é sempre assim nos primeiros sectores. Zapletal não terminou muito longe de nós. Depois no SS6 fizémos um tempo fantástico, e mesmo que tivessemos tido algum problema - penso - iriamos ganhar a prova na mesma. Estamos satisfeitos por causa dos pontos, e por causa da vitória. Agora segue-se outra grande corrida no Egipto."

Boris Gadasin, o segundo classificado disse que: "Para hoje mudámos algumas afinações no carro, e instalámos uma barra estabilizadora, e com isto voltámos a ter hipóteses de lutar pelos melhores lugares. No final conseguimos ser melhores que Zapletal, embora os resultados dos sectores não demonstrem isso com toda a clareza. O verdadeiro problema foi ter que conduzir no pó. Mas ainda assim sinto-me satisfeito."

O terceiro lugar ficou para Miroslav Zapletal, com o BMW X3 CC: "Não sabemos bem como mas a transmissão partiu numa altura em que iamos muito depressa. Se isso não tivesse acontecido teriamos feito um tempo espantoso. Depois deste problema apenas pudemos andar devagar. Por isso o terceiro lugar até nem é assim tão mau, mas queriamos mesmo era ter vencido a prova. Espero que tenhamos melhor sorte no Egipto."

Algo resignado por ter sido colocado fora do evento principal devido a um daqueles problemas idiotas que de vez enquando aparecem nas verificações estava Eric Korda, que apenas pode participar no evento Húngaro. Mas o piloto assumiu que mesmo assim queria fazer tempos á altura, e durante todo o evento andou sempre a fundo, realizando tempos que caso a classficação fosse conjunto o teriam colocado nos primeiros 5. Nos troços, bastante curtos, mesmo partindo 10 minutos atrás dos carros do evento FIA, Korda acabou sempre a ter que ultrapassar vários carros em cada um dos sectores. No final disse-nos que o maior problema era o pó, e as ultrapassagens. Por causa disso perdeu a hipotese de lutar pela vitória pois acabava sempre retido atrás de carros mais lentos.

Fonte: todoterreno.pt

Nuno Matos com motivação em alta para a ponta final do Campeonato português


- Baja TT Proença-Oleiros marca o regresso do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno
- Prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco realiza-se a 3 e 4 de Setembro
- Piloto de Portalegre parte otimista num bom resultado com o Astra Proto


Depois das boas indicações deixadas na Baja Espanha Aragon, no passado mês de Julho, Nuno Matos e Filipe Serra retomam este fim-de-semana o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, disputando a estreante Baja TT Proença-Oleiros, organizada pela Escuderia de Castelo Branco em substituição da Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos. Cada vez mais adaptada à condução do Astra Proto, a dupla alentejana viaja até à região centro com o intuito de lutar por um dos cinco primeiros lugares da geral…

Após longa paragem, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno está de regresso no fim-de-semana de 3 e 4 de Setembro para disputar a sua terceira e antepenúltima prova do calendário de 2011.

Substituindo a Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, o retomar da competição acontece na região centro do país, mais concretamente nos concelhos de Proença-a-Nova e Oleiros, numa organização inédita da Escuderia de Castelo Branco.

Designada por Baja TT Proença-Oleiros, a prova raiana será disputada ao longo de dois dias e outras tantas etapas, compreendendo uma Super Especial a meio da tarde de sexta-feira, numa distância de 9,30 km, e um setor seletivo de 146 km no dia seguinte, ambos a percorrer por duas vezes, num total de 305,82 km cronometrados.

Aproveitando este interregno para realizar duas provas extra-campeonato e disputar novamente a Baja Espanha Aragon, Nuno Matos mostra-se confiante num bom desempenho nesta reta final do calendário, que inclui ainda a Baja Idanha-a-Nova (24 e 25 de Setembro) e a sempre carismática Baja de Portalegre 500 (27 a 29 de Outubro), este ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.

“Pelo facto de estrearmos um novo carro no início desta época, era fundamental realizarmos o maior número possível de quilómetros durante este longo interregno, testando o Astra Proto nas mais diversas condições e aproveitando para evoluir alguns aspectos fundamentais que, estou convicto, tornaram o carro ainda mais competitivo e, também, mais de acordo com o meu estilo de condução”
, revela Nuno Matos.

“Apesar das boas indicações deixadas nas três provas que realizámos, particularmente em Aragon, onde cumprimos perto de 600 km cronometrados e nos batemos com algumas das melhores equipas mundiais, é preciso agora comprovar a validade destas soluções já nesta baja, onde esperamos poder lutar por um lugar entre os cinco primeiros da geral. Sabemos que a concorrência é forte e que não estamos livres de qualquer contratempo, mas estamos cada vez mais à vontade com o carro e confiantes no seu potencial competitivo”, acrescenta ainda o piloto, que volta a fazer dupla com Filipe Serra no Astra Proto da categoria T1.

“Temos trabalhado imenso e sentimos que temos vindo progredir ao longo de cada prova e após cada teste. Por isso, é com natural expetativa que abordaremos esta prova, que tem a particularidade de ser nova para todos e onde esperamos surgir tão ou mais competitivos que em Aragon”
, desejou.

Mas, para lá do capítulo desportivo, Nuno Matos faz ainda questão de deixar uma palavra de reconhecimento ao clube organizador: “Numa altura difícil como esta, é justo e elementar reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escuderia de Castelo Branco, nomeadamente ao tomar a iniciativa de organizar esta prova. O mesmo é válido para as duas autarquias que decidiram apoiar esta baja, apostando no desporto motorizado como atividade promotora e potenciadora de desenvolvimento das respetivas regiões”.

PROGRAMA DA PROVA

Sábado, 3 de setembro 2011

16h10: Partida do Pódio para a 1ª Etapa
16h30: Partida para a 1ª passagem na Super Especial (9,30 km)
18h15: Partida para a 2ª passagem na Super Especial (9,30 km)
18h30: Entrada no Parque Fechado

Domingo, 4 de setembro
09h00: Partida do pódio para a 2ª Etapa
09h45: Partida para o 1º Setor Seletivo (143,61 km)
12h00: Chegada prevista ao final do 1º Setor Seletivo
15h30: Partida para o 2º setor Seletivo (143,61 km)
17h45: Chegada prevista ao final do 2º Setor Seletivo
18h45: Entrada prevista em Parque Fechado

Pedro Grancha empenhado em lutar pela vitória


Após um longo período de interregno no campeonato nacional, forçado pela anulação de duas provas, inicia-se no próximo dia 3 de Setembro a segunda fase do campeonato, faltando disputar ainda três provas.
A Baja TT Oleiros terá inicio no sábado dia 3 com uma super especial de cerca de 9km e continuará no domingo num percurso pelas inéditos pistas da região que totaliza cerca de 300km.

Pedro Grancha competirá como habitualmente aos comandos de uma Nissan Navara Off Road, e será acompanhado pela navegadora Inês Ponte em substituição do habitual Vitor Jesus impossibilitado de competir por problemas relacionados com a recuperação de uma hérnia discal.

“ Nas duas primeiras provas tivémos uma boa prestação pelo que estamos motivados para continuar a lutar pelos lugares de pódio com a ambição de vitória. O nosso objectivo continua a ser um lugar no pódio do CPTT e estamos fortemente empenhados em concretizá-lo, embora reconheçamos que a concorrência continua a ser muito forte e com meios bem superiores aos que dispômos.”
, salienta Pedro Grancha.

Fonte: todoterreno.pt

Dinis Lucas Consulting Team na Baja TT Proença-Oleiros


• O Vice Campeão nacional ocupa a 5º posição ...
• ... e Mário Dinis Lucas está no 3º lugar entre os T2


Depois de uma longa paragem o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno está de regresso e no próximo fim-de-semana disputa-se a Baja TT Proença - Oleiros onde o Dinis Lucas Consulting Team irá estar presente com duas equipas fortemente empenhadas em disputar as primeiras posições nas respectivas categorias.

O vice-campeão nacional, José Lucas, que terá a seu lado Luís Tirano, ocupa actualmente a 5ª posição no campeonato, tendo alcançado, aos comandos do seu Mitsubishi Pajero DiD, a 4º posição absoluta no Ervideira Rali TT.

Mário Dinis Lucas esteve em destaque na prova algarvia que abriu a temporada, impondo o seu Mitsubishi Montero no comando da categoria T2. Na prova alentejana um acidente na Super Especial implicou uma penalização que o impediu de alcançar a vitória na categoria, tendo terminado na 3ª posição, apesar de ter sido o mais rápido dos T2 em ambas as passagens pelo sector Selectivo. Aos comandos do Mitsubishi Montero T2 será de novo acompanhado por Francisco Luís.

Para a prova beirã a dupla de pilotos do Dinis Lucas Consulting Team aposta novamente na obtenção de bons resultados, prometendo lutar pelos respectivos lugares de pódio.

Numa organização da Escuderia de Castelo Branco, a Baja TT Proença - Oleiros compreende um percurso total de 390,71 km nos quais estão incluídos, uma Super-Especial e dois Sectores Selectivos, com um total de 305,82 km, que será disputado numa área geográfica compreendida entre os Concelhos de Proença a Nova e Oleiros.

Mais informações sobre a prova em http://www.escuderiacastelobranco.pt

domingo, 28 de agosto de 2011

Novitskiy lidera. Zapletal e Gadasin seguem de muito perto.


Os pilotos participantes na Baja Hungria tiveram hoje pela frente o dia mais longo da prova, tendo que percorrer 2 troços por 2 vezes cada um , fazendo assim totalizando assim 4 sectores selectivos.

As condições não foram tão duras como se supunha ontem á noite, pois a temperatura baixou bastante particularmente no final do dia, e o vento fez a sua aparição em força, o que ajudou a libertar o pó das pistas de uma forma muito mais rápidas.
Com as pistas a alternarem entre zonas de cultivo e zonas de floresta, os pilotos tiveram que ser muito cautelosos para evitarem danos nos seus carros, o que ainda assim não serviu para evitar sustos a quase todos e um ou outro abandono.

Em termos desportivos, a prova é actualmente liderada por Leonid Novitskiy, depois de percorridos os quatro primeiros sectores desta prova. O Russo teve uma disputa interessante com Miroslav Zapletal, o Checo que também tripula um BMW X3. No primeiro sector foi aliás Zapletal que venceu, e talvez por isso depois Novitskiy tenha "apertado" um pouco mais para ascender ao primeiro posto. A diferença entre ambos é de apenas 35 segundos com vantagem para o Russo. Amanhã se saberá qual dos dois levará a melhor, mas com uma diferença tão curta e uma pista tão traiçoeira, a verdade é que previsões só depois do último sector.

Em terceiro lugar continua Boris Gadasin, que eventualmente estará na expectativa de que algo aconteça á sua frente. O Russo tem mantido um ritmo aparentemente mais seguro, rápido o suficiente para não se afastar dos lugares da frente, mas procurando manter-se longe de problemas. Actualmente a diferença que separa Gadasin do primeiro lugar é apenas de 1m31s , portanto nada está ainda decidido.

Em quarto lugar está Fazekas, o piloto Húngaro do BMW X5 vermelho, que mantendo um ritmo consistente e rápido tem conseguido manter-se nos lugares da frente. Fazekas chegou mesmo a vencer o último sector do dia, embora se deva adicionar á equação algum conhecimento do terreno que os estrangeiros não têm, pois este troço é usado em outros eventos do campeonato Húngaro, dando assim uma vantagem teórica aos pilotos locais ou regionais face aqueles que vêm de mais longe.

Em quinto lugar está Balasz Szalay, que mantêm uma luta muito interessante com Fazekas e Korda no que diz respeito á classificação do campeonato Húngaro. O piloto viu-se já perto do final do dia a ter que abrandar o ritmo pois alguns problemas mecânicos na caixa do Opel Antara assim o ditaram. Szalay obteve a marca de 02:45:27 depois de percorridos os sectores do dia de hoje, a 00:05:52 de Novitskiy.

No que diz respeito á categoria T2, o líder é o Italizano Alessandro Bellini, em Mitsubishi Pajero e que ocupa a oitava posição da geral. Em segundo na categoria está Marco Zuchi, também em Mitsubishi Pajero e Piotr Chodzen em Toyota Land Cruiser.

Amanhã os concorrentes terão pela frente um pouco mais de 90 quilómetros, numa dupla passagem por um dos sectores já percorridos hoje.

Fonte: todoterreno.pt

sábado, 27 de agosto de 2011

Zapletal e Novitskiy dividem liderança da HunGarian Baja


Em Gyor, onde se disputa a HunGarian Baja, o dia amanheceu hoje um pouco mais fresco do que ontem e com bastante mais vento, o que significou que os pilotos participantes na prova tinham em teoria um dia menos duro pela frente, pois o interior dos seus carros estava um pouco mais fresco e o vento tirava o muito pó da pista nas partes mais abertas. No entanto, nas muitas zonas de floresta fechada ainda assim o pó teimou em permancer sobre a estrada fazendo algumas vitimas entre a caravana.

Durante os dois primeiros sectores Zapletal e Novistkiy foram repartindo a liderança, mas se por um lado se percebe que Zapletal está realmente ao ataque, também se consegue perceber que o Russo não estará exactamente a andar aquilo que pode pois as pistas da florestas são demasiado estreitas e sinuosas para arriscar danificar o carro.

Por perto tem-se mantido Boris Gadasin, com um andamento rápido o suficiente para tirar vantagem de qualquer incidente que ocorra á sua frente, e ocupando por agora o terceiro lugar.

Fonte: todoterreno.pt

Leonid Novitskiy lidera HunGarian Baja


Muito calor e muito pó marcaram hoje o arranque da HunGarian Baja, em Gyor, na região Oeste da Húngria. O prólogo, disputado ao final da tarde, seria suposto ser mais simples para as equipas pois em teoria não teriam que enfrentar o calor, que durante o dia andou pelos 37ºC. Mas o final da tarde acabou por ser algo nefasto para os participantes, pois a temperatura embora um pouco mais baixa, continuou na casa dos trinta graus, e as condições da pista deram a origem a que passagem após passagem se fosse erguendo um manto de pó que persistia sobre a pista devido á falta de vento.
Se para os concorrentes das motos as coisas foram relativamente simples, já para os automóveis, percorrer os 7 quilómetros do prólogo foi algo complicado, com alguns a terem mesmo que levantar o pé na esperança de ver o pó dissipar-se um pouco á sua frente.

Sem grande surpresa, o mais rápido no prólogo foi Leonid Novistkiy, o Russo da X-Raid que veio á Hungria com o claro objectivo de marcar pontos para a Taça FIA. Novitskiy precisou apenas de 4m48s para percorrer o primeiro sector.

Em segundo lugar teria ficado Erik Korda, mas a sua exclusão ditou que o segundo fosse Miroslav Zapletal, com o BMW X3 ex-X-Raid que levou mais 2 segundos a percorrer o prólogo. Antes da partida, Zapletal disse que: "Antes desta corrida apenas fizemos a Baja Espanha, e só tivémos um mês para preparar a HunGarian Baja. Apesar de serem 30 dias, apenas terminámos os preparativos hoje ás 2:30 da manhã. Não temos a certeza se tudo vai funcionar bem, mas esperamos não ter problemas. Não temos ar condicionado, mas no Abu Dabhi e na Túnisia foi muito mais quente do que aqui. Gostariamos de ter uma corrida agradável, e ir para casa com boas recordações. A hipótese de vencer existe sempre, mas um pequeno detalhe pode destruir todo o trabalho."

O terceiro no prólogo foi o Russo Boris Gadasin, com o proto G-Force. Por ter partido em segundo para a super especial já foi um pouco penalizado pelo pó, e talvez seja essa a razão de não ter feito melhor. Mesmo assim, o terceiro garante uma boa posição para a partida para o dia de amanhã, onde se espera realmente muito pó nas pistas com muitas pedras e sobretudo árvores. Gadasin, confiante graças ao bom resultado do ano passado disse que: "Treinámos bastante, e temos já instalado um sistema de ar condicinado devido ao tempo quente. Mas este sistema permite que quando nós precisamos de toda a potência, ela esteja presente porque ele se desliga automáticamente. Esta pista é algo desconhecida para nós. Gostámos das pistas em redor de Veszprém. E no ano passado não tivémos problemas, e por isso, eu espero ser capaz de vencer a prova." Resta dizer que o Russo precisou de 4m55s, mais 10s do que o vencedor da super especial.

Classificação geral completa aqui.

Fonte: todoterreno.pt

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Equipa X-Raid preparada para a HunGarian Baja


- Novistkiy e Schulz na partida da HunGarian Baja com um BMW X3 CC
- Novistkiy procura alargar a liderança na prova.


A equipa Monster Energy X-Raid viajou para a Húngria com a dupla Leonid Novistkiy e Andreas Schulz para participarem este fim de semana na Baja húngria , a quinta prova da Taça do Mundo de Ralis de Todo o Terreno. Actualmente Novitskiy lidera a classificação, seguindo pelo seu rival mais directo, Jean Louis Schlesser.

O Russo e o seu navegador Alemão participaram em todos os eventos da temporara disputados até ao momento e que integram a Taça FIA , e seguem com uma vantagem confortável sobre o seu rival mais próximo. Novitskiy lidera a classificação desde o Abu Dabhi Desert Challenge disputado em Abril, e espera conquistar a sua segunda vitória na temporada este fim de semana na Húngria, para poder extender a sua liderança na Taça FIA.

A Baja da Húngria irá começar amanhã, dia 26 de Agosto, com uma curta super especial. O restante do evento irá ter lugar no sábado e no domingo seguintes, com os pilotos a terem que percorrer 7 especiais.

A pista irá levar as equipas para a cidade de Gyor, a 120 quilómetros de Budapeste. Os organizadores foram forçados a modificar o trajecto inicial da prova devido ás fortes chuvas de há algumas semanas atrás.

"Leonid tem uma boa hipotese de vencer a Baja Hungria" disse o patrão da equipa, Sven Quandt. "No entanto, não iremos correr riscos desnecessários. Cada ponto é importante para defender o título."

Fonte: todoterreno.pt

40ºC acolhem calorosamente os participantes da HunGarian Baja


Na Europa Central, mais exactamente na Húngria já estamos no final do Verão, tal como no resto da Europa. Ora a expectativa generalizada, é que tal como há semelhança do ano passado, as temperaturas já começem a baixar, que já chova um dia ou outro. Alías, há poucas semanas atrás, a organização da HunGarian Baja viu-se a braços com muitas complicações devido ao mau tempo que derrubou arvores e criou lamaçais que tornaram instransponiveis alguns troços da Baja e forçaram a modificações.

Mas São Pedro achou que uma vez que a HunGarian Baja integra a Taça FIA de Ralis de Todo o Terreno, deveriamos ter um clima a condizer, e assim nada melhor do que temperaturas bem próximas dos 40 graus para "esturricar" os pilotos participantes na prova.

A corrida começou hoje com as primeiras verificações a terem lugar, e que irão continuar amanhã de manhã. As "hostilidades" irão ter o seu arranque durante a tarde, com as equipas a percorrerem o prólogo, que irá determinar a ordem de partida do dia seguinte.

Inicialmente, era expectativa generalizada de que esta prova iria ter uma lista de participantes bastante interessante, mas pelos mais diversos motivos as equipas estrangeiras não compareceram como esperado, fazendo a lista encolher. Assim, a equipa terá 37 participantes no evento principal e 7 no evento nacional (no que diz respeito aos automóveis)

O número 1 foi atribuido a Leonid Novistkiy, o Russo da X-Raid que actualmente lidera a Taça do Mundo. Novitskiy actualmente detém uma vantagem "confortável" na Taça do Mundo, e esta prova poderá significar um passo importante rumo ao título. O número 2 foi atribuido a Boris Gadasin, que actulmente está em sétimo na classificação da Taça do Mundo, mas nos últimos anos, o Russo mostrou por diversas vezes aquilo de que é capaz.

Mas os Russos não estarão sozinhos na batalha pela vitória, pois Miroslav Zapletal, que actualmente também tripiula um BMW X3, irá também querer dizer algumas palavras no que diz respeito a lutar pelo primeiro lugar.

Alguns Húngaros, deverão estar também com alguma vontade de se intrometerem nestas batalhas, casos de Szalay ou Erik Korda, que muito provavelmente irão fazer de tudo para que nas suas pistas sejam eles os mais rápidos.

Fonte: todoterreno.pt

Rui Sousa volta ao Campeonato de Portugal de TT 2011


Após as boas indicações que tem vindo a ser recolhidas quer em testes quer na recente Baja de Aragon, onde Rui Sousa se bateu em grande nível com a forte armada aí presente, o piloto aposta em marcar presença nas 3 provas que faltam disputar no Nacional de TT até ao final da corrente época.

Rui Sousa comenta este regresso da seguinte forma, «Temos trabalhado muito no desenvolvimento da Isuzu D-Max e os mais recentes indicadores foram muito positivos, fomos os segundos classificados no prólogo em Aragon e infelizmente abandonámos quando rodávamos em 5º lugar perto do final numa prova onde estavam grande parte dos melhores carros de TT da actualidade. Identificamos o problema de embraiagem, reforçámos o que pensamos ser necessário e estamos agora ainda melhor preparados para darmos um bom espectáculo e tentarmos obter bons resultados nas 3 provas que estão previstas disputar no Campeonato de Portugal de TT».

Calendário Campeonato de Portugal de TT por disputar em 2011

3 / 4 de Setembro – Baja TT Proença – Oleiros
23 / 25 de Setembro – Baja TT Idanha-a-Nova
27 / 29 de Outubro – Baja Portalegre 500

A aposta na participação nestas provas, foi uma decisão conjunta entre Equipa e Patrocinadores, que em conjunto entenderam ser esta a melhor solução para ir ao encontro dos seus objectivos.

Mais informações em www.prolama.com, acompanhe ainda a Prolama no Facebook.

Carlos Sousa regressa ao rali Dakar em 2012 integrado em nova equipa


Na sequência de um “convite irrecusável” por parte de uma nova e ambiciosa estrutura internacional, Carlos Sousa vai regressar ao continente sul-americano em janeiro do próximo ano para disputar o seu 13º Dakar. A apresentação oficial do projeto acontece já no próximo mês de setembro, altura em que o piloto vai também iniciar os primeiros testes no terreno com o seu novo carro…

Pela 13ª vez na sua carreira, segunda no continente sul-americano, Carlos Sousa vai apresentar-se, em janeiro do próximo ano, à partida do maior rali do mundo, agora para integrar uma nova estrutura que será oficialmente apresentada no próximo mês de setembro.

Depois de já ter representado as equipas oficiais da Mitsubishi, Nissan e Volkswagen, o mais bem-sucedido piloto nacional de todo-o-terreno regressa em 2012 ao Dakar para representar as cores de um novo e ambicioso projeto internacional cujos contornos serão revelados muito em breve.

“Confesso que foi um convite algo inesperado, mas que surgiu na altura certa, proporcionando-me a possibilidade de regressar ao Dakar integrado numa estrutura altamente profissional. Ser escolhido para fazer parte desta nova equipa é um motivo de grande orgulho, sobretudo quando o leque de escolhas era tão vasto”, explica Carlos Sousa.

“Neste momento, não estou ainda autorizado a revelar muitos pormenores acerca do projeto. Garanto apenas que será uma boa surpresa, pois trata-se de uma marca que pretende projetar-se internacionalmente, apostando para tal no todo-o-terreno e no Dakar em particular”, acrescenta o piloto.

Embora com um palmarés invejável no Campeonato português, onde ostenta quatro títulos absolutos e um recorde de 21 vitórias à geral, é no plano internacional que as conquistas de Carlos Sousa atingiram um outro patamar de notoriedade, bastando recordar que foi o primeiro piloto português a vencer uma prova pontuável para a Taça do Mundo e a garantir um título mundial, além de dois europeus e um ibérico.

Porém, foram as sucessivas participações no Dakar a conferirem-lhe, em definitivo, o atual estatuto desportivo e a enorme notoriedade junto do público português e internacional.

Desde a sua estreia em 1996, Carlos Sousa conta já 12 participações no maior e mais mediático rali do mundo, exibindo como melhor resultado um 4º lugar alcançado em 2003.

Sublinhando a sua enorme regularidade, atingiu o palanque final por 11 vezes em 12 possíveis, oito das quais classificado no top-10, vencendo pelo meio cinco etapas à geral.

Para 2012, e tal como ambicionado pela sua nova equipa, os objectivos passam por terminar num dos 10 primeiros lugares: “Embora sem ter ainda guiado o novo carro com que a equipa se apresentará nesta prova, acredito que será uma meta possível de alcançar”, analisa.

“Apesar da juventude do projeto, estou altamente motivado e ansioso por começar a trabalhar com a equipa que, entretanto, já definiu um plano rigoroso de testes, com início já em Setembro”
, revela ainda o piloto que, por essa razão, se vê forçado a abdicar da luta pelo campeonato português. “Não foi uma decisão fácil, mas a verdade é que era de todo impossível conciliar a minha participação nas duas próximas provas com o desenvolvimento do novo carro e outros compromissos já assumidos com a equipa”.

“Fiz um grande investimento pessoal para poder regressar este ano ao Campeonato português, pelo que ninguém mais do que eu lamenta esta decisão. Contudo, face a um convite destes, não podia deitar tudo a perder”, esclarece Carlos Sousa, sem afastar a hipótese de poder ainda alinhar na 25ª edição da Baja Portalegre, este ano pontuável para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno.

Pewano cada vez mais entusiasmada com o XC60 RR


A equipa Pewano continua a série de testes bem sucedidos com o novo XC60 RR. Esta semana, em Grábo na Suécia, a equipa percorreu mais alguns quilómetros para comprovar alguns detalhes e tudo funcionou na perfeição, deixando assim a equipa cada vez mais entusiasmada e confiante no seu trabalho.

Olle Ohlsson, o co-piloto da equipa disse que:"Só existe uma coisa que eu posso dizer, o carro é fantástico! Podemos realmente perceber o enorme potencial que espera para ser libertado. O motor é brutal, e a resposta é fantástica. Quando comparado com o carro que eu guiei com a Tubus Racing, isto é como da noite para o dia, e actualmente este novo carro é tão bom que nem sequer são comparáveis."

A Pewano irá continuar a sua série de testes, com vista ao establecimento de um programa para o Dakar, onde, segundo foi afirmado pelo malogrado mentor da equipa, o objectivo é a vitória.

Fonte: todoterreno.pt

HunGarian Baja prestes a começar


- Boris Gadasin tenta revalidar o título.
- Novitskiy, Zapletal e Szalay na luta pelos pontos da Taça FIA.


Gyor, a cidade Húngara nas margens do Danúbio já está preparada para acolher a edição de 2011 da HunGarian Baja. A prova este ano vai ser disputada bem distante das longas rectas da Região de Dabas, onde teve lugar a baja de 2010, e que boas recordações deixou aos Portugueses, em particular a Nuno Matos e Filipe Serra, pois a sua prestação irreprensivel neste evento garantiu-lhes o titulo de campeões da Taça FIA de Bajas na Cat. T2

No ano passado, na luta pela vitória apareceu Erik Korda, que conseguiu fazer frente a Boris Gadasin, a Holowczyc e a Szalay durante o primeiro e segundo dia de prova, pois os pilotos foram surpreendidos por uma inesperada lama que não permitia que "velocidade" e "manter o carro na estrada" se conjugassem. Holowczyc terá certamente recordações pouco agradáveis de uma árvore mais teimosa que lhe põs um ponto final na corrida.

Porem no último dia, a melhoria das condições permitiu aos da frente aumentar o ritmo, e Korda teve que "deixar passar" Gadasin rumo á vitória.

Este ano Gadasin terá que lutar com Leonid Novistsky da X-Raid em X3, com Zapletal que irá estar ao volante de um X3 ex-X-Raid e com a armada local liderada por Balasz Szalay em Opel Antara, Erik Korda em Nissan Navara, e Fazekas no X5. Há ainda que contar com a presença de Costel Casuneanu, que esteve na Baja Terras del Rei no arranque do CPTT.

A prova começará na sexta feira com a disputa do tradicional prólogo, e no sábado e domingo seguintes serão disputados os sectores vários sectores selectivos, com o sábado a ser o dia mais preenchido. Durante as últimas semanas a organização teve que fazer várias mudanças no trajecto planeado, pois as chuvas fortes e persistentes tornaram zonas dos troços impraticáveis devido aos lamaçais ou á queda de árvores. Apesar dos esforços da organização, esta e outras provas na Hungria acabam por sofrer de um problema relacionado com as próprias caracteristicas do terreno, onde dominam as rectas e as curvas a 90º, tornando assim a tarefa um pouco mais fácil aos afortunados o suficiente para terem grandes motores nos seus carros.

Fonte: todoterreno.pt

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Spinelli e Youssef voltam para casa consagrados como os grandes campeões dos carros nos Sertões 2011


-Guiga Spinelli leva o tetra na geral dos carros, o segundo título consecutivo ao lado do navegador Youssef Haddad

A dupla da Equipe Mitsubishi Brasil Guiga Spinelli e Youssef Haddad volta para casa como os grandes destaques da categoria carros do Rally dos Sertões 2011. Depois de 4026km, cinco estados e 11 cidades passando pelo deserto do Jalapão, rios, serras, pedras, cascalhos de Goiânia (GO) até Caucaia (CE), o resistente e potente Mitsubishi Lancer levou Spinelli/Youssef ao tetracampeonato da geral dos carros do segundo maior rali do mundo.

"Foi o Sertões mais difícil de todos que já corri, estradas muito estreitas, piso duro, poucos trechos rápidos e um ritmo muito forte entre os competidores. Embora tenhamos assumido a liderança desde o primeiro dia, o Palmeirinha ( Paulo Nobre) e o Filipe Palmeiro de BMW X3, imprimiram um ritmo muito forte em todas as especiais, o que nos forçou a manter esse ritmo e nos expor a mais erros do que imaginávamos pela vantagem que tínhamos. Outra dupla que também fez um fantástico rali e sempre esteve entre os três primeiros na geral dos carros puxando o ritmo foi o Reinaldo Varela com o Edu Bampi de Mitsubishi Triton SR. Ou seja, apesar de termos mantido uma boa vantagem desde o inicio, o ritmo de prova foi muito forte. Além disso a incerteza a cada briefing por conta da regra das penalizações, tornaram o rali mais tenso que o normal", contou Spinelli.

"O diferencial desta conquista foi a tranquilidade que me passavam o Youssef navegando, o excelente e fenomenal Mitsubishi Lancer e a Equipe Mitsubishi Brasil. É super gratificante ver todo o nosso trabalho transformado em vitórias" completou Guiga Spinelli.

Em um ano de parceria, Guiga Spinelli e Youssef Haddad fizeram três competições juntos, conquistaram dois títulos no Rally dos Sertões (2010 e 2011) e foram os melhores latino-americanos nos carros do Rally Dakar 2011, terminando na nona colocação do rali mais difícil e perigoso do mundo. Resultados que comprovam a bem sucedida parceria.

"Nós apostamos muito nesta parceria. Sabíamos da responsabilidade e pressão. Graças a Deus vêm dando certo e os resultados estão para falar por si só. Nosso próximo objetivo é fazer mais uma boa prova no Dakar", contou o navegador Youssef Haddad, de 31 anos.

O tetra nos Sertões fez o piloto carioca Guilherme Spinelli escrever mais um capítulo na história do rali brasileiro. Só ele possui quatro títulos na geral dos carros, além de dois vice-campeonatos, em 11 participações. Além disso, Guiga Spinell vem mantendo a regularidade de excelentes resultados em suas três participações no Rally Dakar, terminando entre os dez primeiros por duas vezes seguidas ( em 2010 ficou em 10º lugar e 2011 na 9ª colocação). Resultados que somados a mais quatro títulos na geral dos carros do campeonato brasileiro, o colocam como o melhor currículo de vitórias (na geral) de piloto de rali na história do cross country nacional.

domingo, 21 de agosto de 2011

Bruno Oliveira e Ellen Lohr (Mercedes ML 430) terminaram na 4ª posição (T2)


• Equipa foi 7ª entre os automóveis
• Polaris RZR no topo da classificação geral
• Motor parou a 3 horas do final quando seguiam em 3º lugar


Bruno Oliveira, o piloto dos Açores que este fim de semana participou no Gorm 24H Race, a mais importante competição alemã de todo o terreno, terminou a prova na 4ª posição da Categoria T2 aos comandos do Mercedes ML 430 cuja condução partilhou com Ellen Lohr, Chris Vogler e Thomas Wallenwein. O quarteto luso germânico terminou a corrida no 7º lugar absoluto entre os concorrentes auto.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
A prova germânica foi disputada num circuito de 17 quilómetros com um traçado muito trialeiro que juntou carros, camiões, moto 4, buggys e UTV’s tendo sido desta categoria que saíu o vencedor absoluto (ver classificações).

“Quando tínhamos o pódio garantido, a menos de 3 horas do fim, entreguei o carro à Ellen em terceiro lugar dos T2 numa altura em que era o T2 mais rápido em pista. Ao chegar às boxes o carro partiu o escape e entrou em safe mode. A Ellen bem tentou mas não conseguiu fazer uma volta e foi rebocada para as boxes. Toda a equipa da Mercedes mobilizou-se então para recolocar o carro em pista e conseguimos terminar, perdendo todavia uma posição” explica Bruno Oliveira.

Para mais informações sobre a prova consulte: www.gorm-open.de

sábado, 20 de agosto de 2011

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate na 10ª e última Etapa do Rally dos Sertões´11


Após 4026kms, nos mais diversificados percursos, com muita areia, pisos secos e estragados, muito calor ao longo de dez etapas em cinco regiões do Brasil, o Rally dos Sertões 2011 terminou hoje.

Os pilotos da Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate, Pedro Bianchi Prata e Paulo Gonçalves, concluíram esta prova no 13º e 20º lugares da classificação geral, respetivamente.

Às 7h25, os pilotos iniciaram a especial de 86kms num total de 271kms. A última especial do Rally contou com trechos sinuosos com varias depressões e muita areia.

Paulo Gonçalves, que teve algum azar durante a prova, obteve hoje o 2º lugar. O piloto de Esposende referiu: " Hoje tentei ganhar a especial mas fiquei-me pelo segundo lugar. Foi um bom rally mas claro que poderia ter sido melhor se tivesse ficado nos primeiros lugares da geral. Mas foi um bom treino para o Dakar 2012. "

O piloto Pedro Bianchi Prata manteve o 13º na última etapa. O piloto declarou: " Correu tudo bem, foi uma especial curta. Joguei pelo seguro e tudo correu como planeado. O Rally dos Sertões 2011 correu muito bem. "

Mais uma vez, o Rally dos Sertões trouxe resultados positivos e bons treinos à Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate.

Spinelli e Youssef de Mitsubishi Lancer são tetracampeões do Rally dos Sertões


-Dupla da Equipe Mitsubishi Brasil conquista o segundo título consecutivo no maior rali off road do mundo dentro de um único país; Spinelli faz história com o tetracampeonato nos carros

Depois de 4026km, o Rally dos Sertões chegou ao fim consagrando a dupla da Equipe Mitsubishi Brasil Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que correu a bordo do Mitsubishi Lancer, e conquistou o segundo título seguido na geral da categoria carros. O piloto carioca Guilherme Spinelli chegou ao tetracampeonato do Rally dos Sertões ( 2003/2004/2010/2011) e é o único piloto dos carros a conseguir este feito, o confirmando como um dos melhores pilotos brasileiros de rali de todos os tempos. De Mitsubishi Lancer Racing, Spinelli e Youssef lideraram praticamente todo o rali desde a primeira etapa. O tempo final de Guiga Spinelli e Youssef Haddad foi de 29h23m39s, 23s58 a frente dos segundos colocados Paulo Nobre e Filipe Palmeiro.

"É uma sensação maravilhosa, vencer quatro vezes o maior rali do Brasil e um dos maiores do mundo. Enfrentar todos os desafios com uma equipe fantástica e um carro maravilhoso é super gratificante. Cada título tem uma emoção e um sabor especial ", contou o piloto carioca, que além de quatro títulos na geral, tem dois vice-campeonatos nos carros.

"Foram os oitenta quilômetros mais longos de todo o rali. Tivemos que manter a concentração e calma para levar o Lancer até o final"
, disse Youssef que conquistou seu segundo título na geral.

Dos 60 carros que começaram a competição, apenas 40 largaram para a última especial entre as cidades cearenses de Sobral e Caucaia. Guiga e Youssef terminaram os 86km de trecho cronometrado na quinta posição em 1h10m19s. A vitória na especial foi de Paulo Nobre e Filipe Palmeiro em 1h06m24s. Após 10 dias, passando por 11 cidades, cinco estados brasileiros, pedras, serras, rios, areias do Jalapão, o Mitsubishi Lancer provou toda a sua força e resistência terminando como o grande campeão dos Sertões, na estreia deste veículo em solo brasileiro.

"O Lancer como sempre foi surpreendente em todos os terrenos. Rápido, resistente, o que nos permitiu ter muita tranqüilidade e segurança durante toda a competição. Realmente é uma máquina fantástica", disse Spinelli

O Rally dos Sertões 2011 também marcou um ano de parceria entre o piloto carioca Guiga Spinelli e o navegador paulista, nascido em Divinolândia, Youssef Haddad. Em 2010, a dupla recém-formada fez história levando a Mitsubishi Triton SR ao título, se tornando o primeiro veículo movido a etanol a vencer um rali internacional. Neste ano, Spinelli e Youssef e o Mitsubishi Lancer ficaram no TOP 10 no Rally Dakar, conquistando a nona colocação - a melhor da América Latina nos carros. Finalmente, comemorando um ano de parceria, o bicampeonato do Rally dos Sertões, o segundo maior rali do mundo, para a dupla.

"Chegamos aqui com muita pressão porque éramos os atuais campeões. Conseguimos administrar isso e sabemos que ano que vem essa pressão será ainda maior.Estamos com a sensação do dever cumprido, que todo o nosso trabalho e da equipe pré e durante o rali, valeu a pena", completou Youssef Haddad.

Com o título deste ano nos carros, a Mitsubishi segue como a maior vencedora dos Sertões, com 10 títulos em 19 edições, sendo quatro do piloto Guilherme Spinelli.

Para acompanhar de perto Guiga Spinelli e Youssef Haddad, acesse o site www.mitracing.com.br e siga o twitter @eqpmitsubishibr

Resultado 10a especial - Sobral (CE) - Caucaia (CE)

1º) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro - 1h06m24s
2º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 1h08m11s
3º) Reinaldo Varella / Edu Bampi - 1h08m47s
4º) João Antônio Franciosi / Rafael Capoani - 1h09m01s
5º) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 1h10m19s

Classificação final dos Carros - Sertões 2011


1º) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 29h23m39s
2º) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro - 29h47m37s
3º) Klever Kolberg / Flávio França - 30h06m23s
4º) Reinaldo Varella / Edu Bampi - 31h36m51s
13º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 37h28m50s

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bruno Oliveira com Ellen Lhor (Mercedes ML 430) juntos na mais importante competição de TT disputada na Alemanha


• Cumpriram-se hoje as verificações
• Pista de 17 quilómetros tem um percurso muito trializante
• Competem juntos Auto, Camiões e UTV’s


Com o castelo de Schwerin a servir de pano de fundo Bruno Oliveira, Ellen Lhor, Chris Vogler e Thomas Wallenwein surgem na imagem à volta do Mercedes ML 430 onde está bem patente a imagem dos Açores. São os preparativos para o Gorm 24H Race, a prova de 24 horas que se disputa naquela cidade da antiga Alemanha de Leste.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
O piloto dos Açores faz equipa com a conceituada piloto alemã numa prova cujo figurino hoje conhecido é muito diferente da sua congenere portuguesa.

“Apesar de ser também um circuito de 17 quilómetros o percurso é todavia muito trializante. Estou a imaginar que a média horária deve ser inferior a 50 km/h. Vamos competir com uma viatura da categoria T2 numa corrida que junta carros, camiões e mesmo motos (UTV’s). Apesar destas diferenças estou muito satisfeito porque a Ellen preparou uma equipa muito profissional e estou convicto de que vamos ter um bom desempenho” explica Bruno Oliveira.

Para mais informações sobre a prova consulte:www.gorm-open.de
Assista à corrida da equipa em directo:clique aqui

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate na 9ª Etapa do Rally dos Sertões´11


A penúltima etapa do Rally fez a ligação entre Teresina a Sobral, com 505kms sendo 252 kms de especial.

Os pilotos tiveram partida para a etapa às 6h. A nona etapa do Rally contou com pisos cheios de areia, pedra e de árdua navegação.

O piloto Paulo Gonçalves regressou aos primeiros lugares com o quarto lugar. No 20º lugar da classificação geral, o piloto referiu: " Apesar de ter arrancado nos últimos lugares, consegui vencer o pó e ficar nos cinco primeiros. A moto está já a 100% e estou contente com o dia de hoje. "

Pedro Bianchi Prata alcançou hoje o 24º, estabelecendo-se no 13º da geral. A uma etapa do final do Rally, o piloto declarou: " Hoje tive azar. No quilómetro 100, apanhei uma cavidade e nessa parti o apoio do equipamento de navegação, perdi uns quinze minutos e a partir daí andei sempre devagar. Não queria arriscar tudo na penúltima etapa. "

A última e derradeira etapa do Rally dos Sertões 2011 será de Sobral a Fortaleza com uma especial de 86kms.

Guiga Spinelli e Youssef Haddad mantém a ponta faltando uma etapa para o final da competição


-Dupla da Equipe Mitsubishi Brasil soma 28h13m20s após a penúltima etapa; Rally dos Sertões termina amanhã, no Ceará

A apenas uma etapa do final do Rally dos Sertões 2011, o piloto carioca Guilherme Spinelli e o navegador paulista Youssef Haddad, que estão a bordo do Mitsubishi Lancer, seguem na liderança da classificação geral dos carros com o tempo acumulado de 28h13m20s. A dupla da Equipe Mitsubishi Brasil atual campeã da competição tem 27m53s de diferença para os segundos colocados Paulo Nobre e Filipe Palmeiro. Amanhã (19/08), o Rally dos Sertões 2011 chega ao fim com 83km de trecho cronometrado entre Sobral e a praia do Cumbuco, no Ceará.

Nesta penúltima etapa, 39 carros partiram de Teresina, na capital do Piauí rumo a cidade de Sobral, no Ceará. Foram 253km de uma especial que mesclou trechos de alta e baixa velocidade. Spinelli e Youssef terminaram a etapa de hoje na terceira colocação em 03h39m30s, administrando a liderança na classificação geral. A vitória foi de Paulo Nobre e Filipe Palmeiro em 03h33m53s.

"Viemos bem tranquilos. Na primeira parte da especial, deixamos fluir mais um pouco, já que era larga e sinuosa. Nos últimos 50Km viemos segurando bem pois tinha muita pedra, era muito estreito e com muito trial. O importante era não dar chance para erros. Falta apenas mais um dia e nos concentraremos no dia de amanhã como qualquer outro, foco na especial, na pilotagem e navegação", revelou Spinelli

"Os primeiros 200km da especial foram muitos bons, com todos os tipos de piso. Os últimos 50Km é que pareciam mesmo uma plantação de pedra.", contou Youssef. "Para amanhã, seremos mais prudentes ainda, com muita concentração pois valerá tanto ou mais que as outras especiais", completou o navegador.

Depois de 4026km cruzando o Sertão, o rali entra nos 271km finais entre Sobral e Caucaia, na praia do Cumbuco, a aproximadamente 30km de Fortaleza. Serão 83km de trecho cronometrado que definirão os grandes campeões da 19ª edição do maior rali off road do mundo disputado em um único país.

10ª etapa - Sobral (CE) - Caucaia ( CE) - 271km
Deslocamento inicial: 15km
Especial: 83km
Deslocamento Final: 170km

Resultado 9a etapa - Teresina (PI) - Sobral (CE)

1º )Paulo Nobre / Filipe Palmeiro - 03h33m53s
2º) Klever Kolberg / Flavio França - 03h36m49s
3º) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 03h39m30s
5º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 03h47m40s
28º) Reinaldo Varela / Edu Bampi - 36h28m53s

Classificação geral dos carros após nove etapas

1º) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 28h13m20s
2º )Paulo Nobre / Filipe Palmeiro - 28h41m13s
3º) Klever Kolberg / Flavio França - 28h54m31s
4º) Reinaldo Varella / Edu Bampi - 30h27m40s
13º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 36h28m53s

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate prossegue na 8ª Etapa do Rally dos Sertões´11


A oitava etapa estabeleceu ligação entre Barra do Corda e Teresina num total de 539kms, onde 160kms foram cronometrados.

Já no estado de Piauí, a especial foi desenhada em savanas e pisos de areia bastante degradados.

O piloto Paulo Gonçalves continua numa maré de azar. Com um pequeno problema na moto, o piloto alcançou hoje o 45º lugar. O piloto manifestou o seu descontentamento e alguma tristeza: " Um galho perfurou o radiador da moto e isso desenvolveu vários problemas e a consequente perda de tempo. Fiquei parado largos minutos e tive de parar inúmeras vezes. São coisas que acontecem em grandes provas como esta. "

Pedro Bianchi Prata obteve hoje o 11º. O piloto continua a apostar num ritmo cauteloso pois conhece bem as rasteiras deste rally. O piloto declarou: " Correu tudo bem. A etapa foi dura e com alguma dificuldade mas correu tudo dentro do planeado. Faltam dois dias para terminar o Rally, estou neste momento a preparar a moto para que nada corra mal. "

A penúltima etapa unirá as localidades de Teresina a Sobral com uma especial de 252kms.

Açores representados nas 24 H TT da Alemanha


- Piloto dos Açores repete parceria com a piloto alemã
- Equipa luso germânica vai utilizar um Mercedes ML 430


Com a imagem dos Açores bem presente neste novo projecto, Bruno Oliveira vai participar no próximo fim de semana no Gorm 24H Race a prova de 24 horas que se disputa, pelo terceiro ano consecutivo, na Alemanha. O piloto dos Açores vai voltar a fazer equipa com a alemã Ellen Lhor que em Dezembro do ano passado esteve em Portugal a participar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, aos comandos da Mazda BT 50 do Açores TT Team.

A equipa, que se completa com Chris Vogler e Thomas Wallenwein, vai disputar a prova aos comandos de um Mercedes ML 430.
“Depois da participação da Ellen e do Chris na prova portuguesa ficou no ar a possibilidade de eu me juntar a eles na competição alemã. É uma parceria que está para durar e que vai continuar nas 24 Horas de Portugal em Dezembro. É um projecto que nos ajuda a promover os Açores além fronteiras, com particular destaque para o fortíssimo mercado alemão. Desportivamente creio que, com uma estratégia de muito rigor, poderemos fazer uma corrida muito interessante” salienta Bruno Oliveira.

Para mais informações sobre a prova consulte: www.gorm-open.de

Spinelli e Youssef administram a liderança a duas etapas para o final dos Sertões 2011


Dupla da Equipe Mitsubishi Brasil chega em quarto na antepenúltima especial da competição

A 19ª edição do Rally dos Sertões entra na reta final faltando apenas duas etapas para a bandeirada final. Depois da oitava especial, a dupla atual campeã do Rally dos Sertões nos carros Guiga Spinelli e Youssef Haddad manteve a ponta com o tempo acumulado de 24h33m50s, 33m30s de diferança para os segundos colocados Paulo Nobre e Filipe Palmeiro. Na etapa de hoje (17/08), 42 carros largaram de Barra do Corda, no Maranhão rumo a Teresina, no Piauí, para 160Km de trecho cronometrado. O Mitsubishi Lancer do piloto carioca Guilherme Spinelli e do navegador de Divinolândia Youssef Haddad chegou em quarto em 02h21m09s. A vitória na especial ficou com Paulo Nobre e Filipe Palmeiro em 02h15m43s, seguido por Reinaldo Varella e Eduardo Bampi, de Triton SR, em 02h16m44s.

"O inicio da especial era extremamente estreito, lugares onde nem cabia o nosso Lancer direito. Árvores e tocos por todo lado nas laterais das estradas de areia sinuosas. Diminuímos bastante o ritmo pois toda hora arrastava em alguma árvore ou toco e era muito fácil de furar um pneu ou mesmo dar uma batida com a suspensão. O rali está na reta final e temos que fazer uso da vantagem que conseguimos até ontem. Agora não é mais hora de arriscar. Temos mais dois difíceis dias pela frente e todo cuidado é pouco. Vamos nos mater focados e concentrados", contou o piloto Guiga Spinelli.

Depois do trecho cronometrado, os pilotos e navegadores enfrentaram mais 371km de deslocamento final até a capital do Piauí, que ontem completou 159 anos. Teresina é palco de uma etapa dos Sertões pela sexta vez. Nesta quinta (18/08), a caravana parte para a penúltima etapa percorrendo 506km até a cidade de Sobral, no Ceará. A nona especial será bastante difícil, exigindo muita atenção principalmente dos navegadores com 253km de trecho cronometrado.

"Temos que pensar que amanhã é mais um dia de rali e não a penúltima especial. O importante é mantermos a concentração para administrarmos a nossa vantagem", contou Youssef Haddad

9ª etapa - Teresina (PI) - Sobral (CE) - 506Km

Deslocamento inicial: 70Km
Especial: 253Km
Deslocamento Final: 182Km

Resultado 8ª etapa (Extra Oficial) - Barra do Corda (MA) - Teresina (PI)

1º) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro - 02h15m43s
2º) Reinaldo Varella / Edu Bampi - 02h16m44s
3º) Klever Kolberg / Flávio França - 02h20m38s
4º) Guiga Spinelli / Youssef Haddad - 02h21m09s
7º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 02h27m03s

Classificação geral dos carros após oito etapas ( Extra Oficial)

1º) Guiga Spinelli / Youssef Haddad - 24h33m50s
2º) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro - 25h07m20s
3º) Reinaldo Varella / Edu Bampi - 25h10m52s
14º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 31h31m59s

Equipa Bianchi Prata / BP Ultimate na 7ª Etapa do Rally dos Sertões´11


Decorreu de Balsas a Barra do Corda, a sétima etapa com 253kms de setor seletivo num total de 318kms.

A especial de hoje revelou-se sinuosa e com bastante navegação. Foi uma etapa completa e dura, digna de puro cross-country.

A sétima etapa não foi das melhores para o piloto Paulo Gonçalves. O piloto teve de realizar grande parte da prova sem pneu traseiro, obtendo assim o 36º. Agora no 5º da geral, o piloto afirmou: " Tudo estava a correr perfeitamente bem, estava a liderar a especial mas no quilómetro 180, a mousse do pneu traseiro desfez-se. Com isso, tive de fazer o resto da prova sem pneu e em baixa velocidade. Mas vou sempre lutar para alcançar um lugar no pódio, nada está perdido. "

Já por sua vez, Pedro Bianchi Prata realizou uma excelente etapa, alcançando o 10º lugar. No 15º lugar, o piloto declarou: " Hoje correu tudo muito bem. Apanhei alguma poeira no inicio mas pude ultrapassar outros pilotos com bastante facilidade. Espero que amanhã corra como hoje ou melhor, claro! "

A oitava etapa será de Barra do Corda a Teresina, onde os pilotos terão de percorrer 540kms.

A 6ª etapa uniu Lizarda e Balsas num total de 436kms.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mitsubishi Lancer com Spinelli e Youssef vencem a terceira especial nos Sertões


Dupla da Equipe Mitsubishi Brasil mantém a hegemonia na liderança e abre 38m55s de vantagem do segundo colocado após sete etapas

O Mitsubishi Lancer com Guiga Spinelli e Youssef Haddad venceu a terceira especial nos Sertões 2011 e manteve a hegemonia na liderança da classificação dos carros, ampliando ainda mais a vantagem com o tempo acumulado de 22h31m17s, 38m55s de diferença para o segundo colocado. Nos 253km da especial de hoje entre as cidades maranheses entre Balsas e Barra do Corda, Spinelli e Youssef, que largaram em segundo,foram os mais rápidos, ultrapassando Paulo Nobre e Filipe Palmeiro na especial, e chegaram em primeiro com o tempo de 02h47m08s.

"Hoje a especial foi bastante prazerosa, trechos de estradões com várias curvas, a maior reta do rally e no fim um trecho de areia pesada mas não tão estreita como as anteriores. Fizemos uma boa especial, num ritmo bom mas na mesma estratégia de não forçar muito. Mudamos o set up do carro para hoje e ficou perfeito para o formato da especial. Ainda faltam três difíceis especiais e temos que nos cuidar bastante e manter a mesma estratégia", contou Spinelli.

"Foi a especial mais prazerosa do rali até agora, com trechos rápidos. Mais uma vez conseguimos fazer um excelente dia, vencemos a especial e ampliamos a nossa vantagem. Amanhã será um dia difícil com muita areia e temos que manter a concentração para termos mais um ótimo dia"
, disse o navegador Youssef Haddad.

Quarenta e quatro carros largaram para a especial de hoje. Com mais trechos de reta, o Mitsubishi Lancer chegou a 192km/h, a máxima até agora no rali. O Rally dos Sertões entra na reta final com apenas três etapas para o final da competição. A oitava especial sairá de Barra do Corda e chegará a Teresina, capital do Piauí com 160Km de trecho cronometrado com muito areia pelo caminho.

8a especial - Barra do Corda (MA) - Teresina (PI) - 539Km

Deslocamento inicial: 08Km
Especial: 160Km
Deslocamento Final: 371Km

Resultado 7a especial - Balsas (MA) - Barra do Corda (BA)


1º) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 02h47m08s
2º) Klever Kolberg / Flávio França - 02h49m53s
3º) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro = 02h49m58s
4º) Reinaldo Varella / Edu Bampi - 02h50m:27s
5º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 02h54m04s

Resultado Acumulado - Carros


1º) Guilherme Spinelli / Youssef Haddad - 22h31m17s
2º) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro - 23h10m12s
3º) Reinaldo Varella / Edu Bampi - 23h13m:20s
10º) Cristian Baumgart / Beco Andreotti - 28h04m:56s