domingo, 28 de agosto de 2011

Novitskiy lidera. Zapletal e Gadasin seguem de muito perto.


Os pilotos participantes na Baja Hungria tiveram hoje pela frente o dia mais longo da prova, tendo que percorrer 2 troços por 2 vezes cada um , fazendo assim totalizando assim 4 sectores selectivos.

As condições não foram tão duras como se supunha ontem á noite, pois a temperatura baixou bastante particularmente no final do dia, e o vento fez a sua aparição em força, o que ajudou a libertar o pó das pistas de uma forma muito mais rápidas.
Com as pistas a alternarem entre zonas de cultivo e zonas de floresta, os pilotos tiveram que ser muito cautelosos para evitarem danos nos seus carros, o que ainda assim não serviu para evitar sustos a quase todos e um ou outro abandono.

Em termos desportivos, a prova é actualmente liderada por Leonid Novitskiy, depois de percorridos os quatro primeiros sectores desta prova. O Russo teve uma disputa interessante com Miroslav Zapletal, o Checo que também tripula um BMW X3. No primeiro sector foi aliás Zapletal que venceu, e talvez por isso depois Novitskiy tenha "apertado" um pouco mais para ascender ao primeiro posto. A diferença entre ambos é de apenas 35 segundos com vantagem para o Russo. Amanhã se saberá qual dos dois levará a melhor, mas com uma diferença tão curta e uma pista tão traiçoeira, a verdade é que previsões só depois do último sector.

Em terceiro lugar continua Boris Gadasin, que eventualmente estará na expectativa de que algo aconteça á sua frente. O Russo tem mantido um ritmo aparentemente mais seguro, rápido o suficiente para não se afastar dos lugares da frente, mas procurando manter-se longe de problemas. Actualmente a diferença que separa Gadasin do primeiro lugar é apenas de 1m31s , portanto nada está ainda decidido.

Em quarto lugar está Fazekas, o piloto Húngaro do BMW X5 vermelho, que mantendo um ritmo consistente e rápido tem conseguido manter-se nos lugares da frente. Fazekas chegou mesmo a vencer o último sector do dia, embora se deva adicionar á equação algum conhecimento do terreno que os estrangeiros não têm, pois este troço é usado em outros eventos do campeonato Húngaro, dando assim uma vantagem teórica aos pilotos locais ou regionais face aqueles que vêm de mais longe.

Em quinto lugar está Balasz Szalay, que mantêm uma luta muito interessante com Fazekas e Korda no que diz respeito á classificação do campeonato Húngaro. O piloto viu-se já perto do final do dia a ter que abrandar o ritmo pois alguns problemas mecânicos na caixa do Opel Antara assim o ditaram. Szalay obteve a marca de 02:45:27 depois de percorridos os sectores do dia de hoje, a 00:05:52 de Novitskiy.

No que diz respeito á categoria T2, o líder é o Italizano Alessandro Bellini, em Mitsubishi Pajero e que ocupa a oitava posição da geral. Em segundo na categoria está Marco Zuchi, também em Mitsubishi Pajero e Piotr Chodzen em Toyota Land Cruiser.

Amanhã os concorrentes terão pela frente um pouco mais de 90 quilómetros, numa dupla passagem por um dos sectores já percorridos hoje.

Fonte: todoterreno.pt