quinta-feira, 25 de agosto de 2011

HunGarian Baja prestes a começar


- Boris Gadasin tenta revalidar o título.
- Novitskiy, Zapletal e Szalay na luta pelos pontos da Taça FIA.


Gyor, a cidade Húngara nas margens do Danúbio já está preparada para acolher a edição de 2011 da HunGarian Baja. A prova este ano vai ser disputada bem distante das longas rectas da Região de Dabas, onde teve lugar a baja de 2010, e que boas recordações deixou aos Portugueses, em particular a Nuno Matos e Filipe Serra, pois a sua prestação irreprensivel neste evento garantiu-lhes o titulo de campeões da Taça FIA de Bajas na Cat. T2

No ano passado, na luta pela vitória apareceu Erik Korda, que conseguiu fazer frente a Boris Gadasin, a Holowczyc e a Szalay durante o primeiro e segundo dia de prova, pois os pilotos foram surpreendidos por uma inesperada lama que não permitia que "velocidade" e "manter o carro na estrada" se conjugassem. Holowczyc terá certamente recordações pouco agradáveis de uma árvore mais teimosa que lhe põs um ponto final na corrida.

Porem no último dia, a melhoria das condições permitiu aos da frente aumentar o ritmo, e Korda teve que "deixar passar" Gadasin rumo á vitória.

Este ano Gadasin terá que lutar com Leonid Novistsky da X-Raid em X3, com Zapletal que irá estar ao volante de um X3 ex-X-Raid e com a armada local liderada por Balasz Szalay em Opel Antara, Erik Korda em Nissan Navara, e Fazekas no X5. Há ainda que contar com a presença de Costel Casuneanu, que esteve na Baja Terras del Rei no arranque do CPTT.

A prova começará na sexta feira com a disputa do tradicional prólogo, e no sábado e domingo seguintes serão disputados os sectores vários sectores selectivos, com o sábado a ser o dia mais preenchido. Durante as últimas semanas a organização teve que fazer várias mudanças no trajecto planeado, pois as chuvas fortes e persistentes tornaram zonas dos troços impraticáveis devido aos lamaçais ou á queda de árvores. Apesar dos esforços da organização, esta e outras provas na Hungria acabam por sofrer de um problema relacionado com as próprias caracteristicas do terreno, onde dominam as rectas e as curvas a 90º, tornando assim a tarefa um pouco mais fácil aos afortunados o suficiente para terem grandes motores nos seus carros.

Fonte: todoterreno.pt