quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Acerbis and Monster Energy Honda Team united with the same objective

In the battle to conquer the 2017 Dakar Rally, Monster Energy Honda Team line up with the support of several key collaborators. One of these is set to be Acerbis, a brand with strong links to the competition and to rallying.

 On 2nd January 2017 the five riders of the Monster Energy Honda Team, Joan Barreda, Paulo Gonçalves, Ricky Brabec, Michael Metge and Kevin Benavides will join the fray in as tough a race as a bike fan can imagine. A gruelling competition that tests both man and machine to the absolute limits and where the margin of error is quite simply zero.

 This is why Monster Energy Honda Team has great faith in an experienced, high-quality brand such as Acerbis; a company highly-steeped in the racing tradition.

The Italian brand will be involved as technical collaborators, supplying the team with various plastic materials such as the fuel tanks, handguards and other elements aboard the Honda CRF450 RALLY. The Monster Energy Honda Team and Acerbis will battle together for the victory as the riders take on some 8,800 kilometres in the 39th edition of the Dakar Rally that will snake its way across Paraguay, Bolivia and Argentina.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Dakar 2017: Team PETRONAS De Rooy IVECO a caminho da América do Sul para defender a histórica vitória de 2016

O Team PETRONAS De Rooy IVECO vai participar na edição de 2017 do Rali Dakar com os seus três camiões: um Iveco Powerstar 4x4 e dois Iveco Trakker 4x4.

 Gerard De Rooy lidera a equipa no Iveco Powerstar, tendo como co-piloto Moi Torralardona. No segundo camião, um Iveco Trakker, seguem Ton van Genugten e o co-piloto Anton van Limpt, dupla que no Dakar 2016 obteve um espectacular 5º lugar com o camião de apoio, que este ano está entregue a Wuf van Ginkel/Bert van Donkelaar.

 Pelo sétimo ano consecutivo, a Iveco será o patrocinador oficial do Team PETRONAS De Rooy IVECO, fornecendo veículos, motores e peças, dando, assim, continuidade à parceria em vigor e que está na origem de um vasto número de vitórias ao longo dos últimos anos.

 Um camião Iveco Powerstar 4x4 e dois Iveco Trakker 4x4 vão enfrentar cada quilómetro dos mais duros pisos e as mais exigentes pistas da mais afamada prova de resistência reservada a veículos todo-o-terreno. Os camiões estão equipados com motores Iveco Cursor 13 com potências até 900 cv, especialmente desenvolvidos e preparados para a prova pela FPT Industrial, o departamento de grupos propulsores da CNH Industrial. Da formação do Team PETRONAS de Rooy IVECO fazem parte sete outros veículos – seis Trakker e um Daily – que irão operar como veículos de apoio e assistência.

 Tudo aponta para que a edição de 2017 do Dakar seja uma prova extraordinariamente difícil e exigente para pilotos e máquinas, frente a uma concorrência feroz e bem preparada. Com início a 2 de Janeiro em Asunción (Paraguai), a prova atravessa esse país, a Bolívia e a Argentina, percorrendo-se mais de 9 000 quilómetros até à chegada a Buenos Aires, agendada para o dia 14 de Janeiro.

 Nos dias 24 e 25 de Novembro, o porto francês de Le Havre testemunhou o embarque de todos os concorrentes europeus, numa travessia atlântica que durará de cerca de um mês.

 Quanto às expectativas para a prova, Pierre Lahutte, Presidente da Marca Iveco, está, obviamente, optimista: “Com a equipa que reunimos este ano, vamos tentar repetir o sucesso obtido na edição do ano assado, onde o domínio da Iveco foi evidente numa das competitivas edições de sempre do Dakar, tendo registado cinco marcas de camiões nos dez primeiros ligares. No que nos diz respeito, estamos absolutamente confiantes na enorme fiabilidade dos nossos camiões nas pistas do Dakar, proporcionando aos nossos excelentes pilotos as condições para darem o seu melhor ao longo de toda a prova.”

  Tudo a postos no Team PETRONAS De Rooy IVECO

Após os fantásticos resultados de 2016, no Team PETRONAS De Rooy IVECO está tudo a postos, e os seus pilotos, Gerard De Rooy e Ton van Genugten, estão prontos para os desafios que se aproximam, contando, obviamente, com o valioso apoio de Wuf van Ginkel.

 Gerard De Rooy, que estará ao volante de um Iveco Powerstar na versão cabine basculante, é um piloto muito experiente que, ao longo dos anos, já demonstrou por diversas vezes todas as suas grandes competências, com destaque para as vitórias memoráveis no Dakar de 2012 e de 2016. Será acompanhado do seu co-piloto Moi Torrallardona, um experiente navegador espanhol que já competiu no Dakar ao lado de muitos pilotos famosos. Como dupla, De Rooy e Torrallardona estrearam-se no Rali de Marrocos de 2015. O mecânico Darek Rodewald também estará a bordo do Powerstar, prestando o indispensável apoio técnico ao longo de todo o rali.

 O segundo camião, um Iveco Trakker com cabine simples, será tripulado por Ton van Genugten, camionista profissional que tem agora a tarefa de levar o Trakker ao sucesso. Van Genugten protagonizou uma espectacular estreia no ano passado aos comandos do seu Iveco Trakker, terminando no 5º lugar da classificação geral. Para o Dakar de 2017, o piloto espera poder estar ao mesmo nível do seu colega e chefe de equipa, De Rooy. Anton van Limpt é o seu co-piloto habitual sendo, desde a edição do ano passado, o seu co-piloto no Rali Dakar. Bernard der Kinderen, que é, há muitos anos, um dos mecânicos da equipa de De Rooy, estará bordo do Trakker para prestar apoio à dupla van Genugten/Van Limpt.

 Um segundo Trakker será conduzido por Wuf van Ginkel, piloto que se estreia na formação da Iveco e que tem a tarefa de prestar “assistência rápida” durante a prova, transportando, essencialmente, as peças mais importantes. O seu co-piloto será Erik Kofman e Bert van Donkelaar será o mecânico de bordo.

 A FPT Industrial, marca do grupo CNH Industrial responsável pela concepção e produção de todos os grupos motopropulsores, bem como de eixos e transmissões, prestará todo o apoio técnico à equipa, juntamente com a Sparco. Um dos mais antigos parceiros da Iveco, a PETRONAS Lubricants vai apoiar o seu parceiro histórico na aventura do Dakar 2017 como patrocinador principal, fornecendo lubrificantes e demais fluidos, tanto aos veículos de competição como aos de assistência, sendo o principal parceiro técnico do Team PETRONAS De Rooy Iveco.

 Gerard De Rooy está pronto para o desafio: “A concorrência vai ser forte, mas a equipa está a postos. Preparámo-nos cuidadosamente e os nossos veículos já deram inquestionáveis provas de fiabilidade, mostrando que são capazes de enfrentar as mais duras e exigentes condições impostas pelo Rali Dakar. Somos todos experientes e estamos ansiosos por mostrar aquilo de que, nós e os nossos camiões, somos capazes: alargar os limites do que é possível é algo que está no nosso ADN, como também no ADN do nosso parceiro Iveco.”

 Com alcunha de “El Coyote”, o piloto Federico Villagra, que surpreendeu tudo e todos no Dakar 2016, vai alinhar de novo ao volante de camião Iveco Powerstar, liderando uma equipa argentina com ambições ao 1º lugar.

  Os veículos em prova

O Iveco Trakker é um veículo concebido para se destacar mesmo nas mais rigorosas condições de utilização fora-de-estrada. Com versões que abrangem categorias entre 18 e 72 toneladas, o Trakker é a combinação perfeita da robustez e fiabilidade com o excepcional conforto do Novo Stralis nas versões de cabina Active Day e Active Time. Disponível com direcção à esquerda ou à direita, a gama Trakker, adapta-se facilmente às mais diversas tarefas específicas graças às motorizações Iveco Cursor 13 e as duas opções de cabina (Hi-Land e Hi-Track). Ambas as versões podem ser especificadas nas configurações 4x2, 4x4, 6x4 e 8x8, combinadas com motores entre 310 e 500 cv. Os tractores estão disponíveis nas configurações 4x2, 4x4, 6x4 e 6x6, com potencias entre 360 e 500 cv. Seja em condições de utilização de trabalho fora-de-estrada ou na maioria das tarefas realizadas em asfalto, com ocasionais incursões fora-de-estrada, o Trakker pode ser adaptado de forma a optimizar tanto a capacidade de carga como o consumo de combustível.

 Nos dias 24 e 25 de Novembro, os camiões Iveco embarcaram no porto de Le Havre, no norte de França, juntamente com todos os concorrentes europeus, equipas de assistência, apoio logístico e veículos da imprensa. Desde 2009 que o processo de embarque dos veículos no segundo maior porto de França constitui um ritual de passagem e, de certa forma, representa como que a primeira fase do rali. Além disso, este evento oferece, também, uma oportunidade única para ver os veículos num ambiente que se altera a cada instante, gerando uma energia claramente sul-americana! A travessia do Atlântico prolonga-se por cerca de um mês.

Hélder Rodrigues vai estrear no Dakar capacete desenhado por fãs

Hélder Rodrigues já escolheu o capacete que irá estrear em competição no próximo dia 2 de Janeiro de 2017, altura em que arranca a primeira etapa do Rali Dakar. A iniciativa “Desenha o Capacete do Hélder”, onde o piloto desafiou os seus fãs a criar um projecto original para o seu capacete, já terminou e chegou a altura de serem revelados os grandes vencedores.

 O desafio foi acolhido de forma entusiástica e Helder Rodrigues teve a difícil tarefa de escolher um desenho entre as 165 candidaturas que chegaram, mas mostrou-se muito satisfeito com as propostas recebidas e com os resultados obtidos com esta iniciativa realizada em parceria com a Red Bull, com quem o piloto português mantém uma relação de longa data.

 Para Helder Rodrigues o facto de poder ter um capacete com um visual novo tem muito significado e, neste sentido, o vencedor deste desafio acabou por ser a proposta com a qual o piloto mais se identificou não só pela estética simples como também por toda a história que estava contada no capacete. Assim, a presença dos ícones como as estrelas e as paisagens do Dakar foram definitivas na escolha de Helder Rodrigues.

 O vencedor deste desafio vai ser anunciado hoje no site www.redbull.pt . Todos os projetos submetidos podem ser visualizados em www.redbull.pt/capacetedohelder . Há dez prémios para oferecer.

 O primeiro classificado vai ter a oportunidade de passar um dia com o Hélder Rodrigues e receber um equipamento oficial completo (Casaco, Jersey e Calças) autografado pelo piloto. O segundo e terceiro lugar terão direito a Casaco e Jersey, enquanto que os classificados seguintes, vão receber uma Jersey. Todos os prémios são oficiais do Hélder Rodrigues e estão autografados pelo piloto.

 Os prémios serão entregues aos respectivos vencedores entre os dias 15 e 20 de dezembro.

domingo, 27 de novembro de 2016

Etelvino Carvalho vence e revalida título no Desafio Total Mazda

Mazda Proto foi quinto à geral nas 24 Horas de Fronteira 

Chegou ao final a edição de 2016 das 24 Horas TT Vila de Fronteira, quinta e derradeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda, a única competição monomarca que anima as provas de TT a nível nacional. A jornada levada a cabo pelo Automóvel Club de Portugal ficou, este ano, marcada por uma extrema dureza para máquinas e pilotos, muito devido à instabilidade das condições meteorológicas, com boa parte de pista tornada num gigantesco lamaçal... Ainda assim, em termos de Desafio Total Mazda, a ronda que anualmente anima a Vila de Fronteira, teve um balanço claramente positivo, já que além de um dos Mazda Proto ter assegurado o quinto lugar à geral, cinco das seis equipas que se apresentaram ontem na partida lograram chegar ao final da prova.

 No final, a festa maior estava guardada para a equipa liderada por Etelvino Carvalho, que venceu de forma absolutamente inquestionável numa jornada em que a “lista de problemas” se resumiu a trocar pneus e pastilhas de travão... Pois esta ausência de problemas resultou no quinto lugar à geral (1º T1 e primeira equipa portuguesa), a vitória entre os Mazda Proto e a conquista do Desafio Total Mazda por parte do piloto de Portalegre – vencedor da competição em 2013 – que era, naturalmente, favorito à conquista do ceptro nesta competição, que já liderava à chegada a Fronteira.

 A equipa na qual fizeram também parte, Marco Cardoso e dois habituais adversários de Etelvino Carvalho no Desafio, Bruno Rodrigues e Jorge Cardoso, dominou parte considerável da prova, assumindo ainda na fase inicial da prova uma posição no “top ten” à geral. Com um andamento que revelava um equilíbrio entre rapidez e poupança de recursos, a formação levou “a água ao seu moinho” sem o mínimo de problemas no Mazda Proto e no final Etelvino Carvalho – que assim se juntou ao seu navegador, João Penedo, que assegurou o título na ronda anterior, a Baja 500 Portalegre - revela-se, obviamente muito satisfeito: “Não tinha ganho qualquer prova este ano, e vencer aqui foi muito bom. Estamos todos de parabéns, cumprimos a prova sem quaisquer tipo de problemas e apesar da dureza da prova o carro esteve impecável. Isto permitiu-nos vencer novamente o Desafio e isso acaba, afinal por ser o mais importante.”

 Tiago Avelar, acompanhado por Paulo Gomes, Miguel Sardo, Henrique Menezes e Joel Lutas, levou o Mazda Proto ao segundo lugar final, numa jornada de algumas dificuldades, “principalmente porque cumprimos parte considerável da prova sem tracção à frente. O resultado é bom, mas não foi nada fácil chegar ao final. Toda a equipa está de parabéns. Apesar de tudo foi uma excelente maneira de terminar a época,” esclareceu o piloto.

 Com uma equipa formada por uma série de nomes bem conhecidos do automobilismo nacionais, Pedro Dias da Silva apostava na vitória, mas a sorte foi madrasta... O consagrado piloto de Tomar, que juntou a José Janela, Mário Castro, Pedro Clarimundo e Vítor Jesus viu-se parado “ainda a noite não tinha caído, após a quebra de uma escova do limpa para-brisas. Daí em diante, tivemos problemas de transmissão e uma rótula partida já na manhã de hoje – com o consequente reboque. Podíamos ter feito melhor, mas a verdade é que pouco sabíamos da capacidade do carro numa prova deste tipo.” Apesar disso, o terceiro lugar do Desafio em Fronteira é motivo de celebração.

 João Pedro Pais teve um fim-de-semana problemático, com diversas paragens forçadas, uma delas levando a uma longa estadia na box por se terem degolados os pernos de uma das rodas do Mazda Proto, que ficaria parado na pista sem roda. Ainda assim, o piloto de Viseu, que fez equipa com José Santos, Luís Silva e Carlos Pacheco terminaria a prova no quarto lugar entre os concorrentes aos Desafio Total Mazda. Depois do terceiro lugar obtido nos treinos cronometrados Rui Lopes (acompanhado de Luís Ferreira, Durval Costa e Paulo Navalhinhas), não conseguiu materializar a boa exibição que parecia ter em curso. O quinto lugar no Desafio reflecte o muito tempo perdido por terem rodado parte considerável da prova apenas com tracção traseira, além de problemas de injecção que os retiveram na box durante várias voltas.

 Apostado em manter viva até ao final a luta pela conquista do título, João Rato cedo percebeu que o seu objectivo seria difícil de alcançar, tal a consistência do andamento do principal rival, Etelvino Carvalho. A verdade é que a equipa que formou com Vítor Caeiro, João Peraboa, André Carita, Roberto Borrego acabou por não cortar a meta, fruto de um acidente a uma hora do final da corrida.

 Classificação Final das 24 Horas de Fronteira:
1º Etelvino Carvalho/Bruno Rodrigues/Jorge Cardoso/Marco Cardoso, 88 voltas
2º Tiago Avelar/Paulo Gomes/Miguel Sardo/Henrique Menezes/Joel Lutas, a 5v
3º Pedro Dias Silva/Victor Jesus/José Janela/Pedro Clarimundo/Mário Castro, a 19v
4º João Pais/José Santos/Luís Silva/Carlos Pacheco, a 38v
5º Rui Lopes/Paulo Navalhinhas/Durval Costa/Luís Ferreira, a 42v

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

South America bound: Monster Energy Honda Team load the vehicles in Le Havre

The great transatlantic juggernaut that will shortly haul the team’s hardware from Europe to South America is about to set sail. Destination: the port of Campana to the north of Buenos Aires. The Dakar looms ever closer.

 In a month’s time all Monster Energy Honda Team’s vehicles will find themselves in Dakarian terrain. Yesterday the entire arsenal of bikes, assistance vehicles, motorhomes and trucks underwent ASO scrutiny and is now aboard waiting to be shipped out to Latin America.

 Official Dakar Rally race authorities gave the Monster Energy Honda Team’s Honda CRF450 RALLY bike its first once-over before it arrives on Argentine soil, where the definitive technical shakedown will be held.

The assistance vehicles – including two 6×6 trucks, three vans and three Laika campers which will house the riders – were also subjected to technical checks.

The race itself is due to kick off on 2nd January 2017 from the Paraguayan capital, Asunción. Over the course of the following fortnight, the team and riders can expect a total trajectory of 8,818 kilometres with more than 4,000 kilometres against the clock. The rest day gets a new home in another of the Dakar capitals: La Paz. In the world’s highest capital city the riders will be able to put their feet up on January 8 before the second leg heads back towards the Argentinean capital of Buenos Aires.

The Monster Energy Honda Team will feature Joan Barreda (33, Spain), Paulo Gonçalves (37, Portugal), Michael Metge (37, France), Ricky Brabec (25, U.S.A.) and Kevin Benavides (27, Argentina).

2017 Dakar: Preparations completed

· Hirvonen, Al-Rajhi and Menzies to race the MINI John Cooper Works Rally 

· Further information on the route of the 2017 Dakar

 There are less than 40 days to go to the start of Dakar Rally in January in South America. On Wednesday, a crucial part of the preparations was completed: all the racing and service vehicles left X-raid’s workshop in Trebur for the long haul to Paraguay’s capital Asuncion where the Dakar will be started on 02nd January.

 The first stop is the French port Le Havre. There, all the cars and trucks will be loaded on a car ferry. This also applies to the three MINI John Cooper Works Rally and the five MINI ALL4 Racing. Compared to last year, the livery of every single vehicle was changed.

 Mikko Hirvonen (FIN) / Michel Périn (FRA) race a MINI John Cooper Works Rally decorated by the colour combination chili red/light white, Yazeed Al-Rajhi (KSA) / Timo Gottschalk (GER) race a rebel green/chili red car and the MINI John Cooper Works Rally of the US-American pairing Bryce Menzies / Pete Mortensen features the base colour white silver. Orlando Terranova (ARG) / Andreas Schulz (GER) also are part of the X-raid top team and will contest the legendary event with an enhanced MINI ALL4 Racing in the colours light white/chili red. Furthermore, all the other pairings also have new liveries for their cars.

 For the drivers and navigators, however, the press conference held by the Dakar organisation on Wednesday in Paris was far more interesting as further information around the route of the 2017 Dakar was published there. The distance of seven special stages will exceed 400 kilometres, with one of them even being longer than 500 kilometres. Furthermore, the competitors will have to spend six days in an altitude of more than 3000 metres above sea level, including the rest day in Bolivia’s capital La Paz.

 Right after the rest day, the pairings will have to cope with a marathon stage (La Paz – Uyuni – Salta). At Uyuni, they will have to do without their service crews but other than in 2016 when the cars had to be parked in the Parc Fermé right away, the drivers will be allowed to work on their cars, in the coming Dakar edition. Nonetheless, they should opt for a conservative approach on these two days as executing major repairs will prove to be difficult.

 In addition, the navigation has been made more complicated. For instance by the introduction of the WPC that will replace – to a large extent – the WPM. If a crew entered an 800-metre radius around a way point, an arrow showed them the way to the centre, with the WPM. In the case of the WPC, this radius virtually is history. Now, the way point is regarded as reached when the respective crew enters a 300-metre radius and in addition, the arrow showing the way to the centre also has disappeared. So, no competitor can be really sure about the starting point for the following navigation.

  “That’s making our task really difficult,” underlines Michel Périn. “After all, having reached the 300-metre radius doesn’t mean that you are on the way to crossing it. You also could have only ‘touched’ the 300-metre radius and passed it instead. Furthermore, finding a way point with a smaller radius always is more difficult. A situation that can turn out to become crucial in the battle for the win. “

“This Wednesday was an interesting and important day,” said X-raid Team Manager Sven Quandt. Both the service and the racing cars will have to cover massive distances and the five days in the heights of Bolivia will represent a true challenge for all those involved. Peugeot and Toyota will be tough competitors but with the days in the Bolivian heights and the additional challenges for the navigators, another two significant factors have been added to the battle for the win. Our Dakar preparations are nearly completed. Now, the three MINI John Cooper Works Rally racers and the five MINI ALL4 Racing cars as well as the service vehicles are on their way to South America where we will see them again only in late December.”

Pedro Dias da Silva na “pole”

Animação e muito frio no arranque das 24 Horas de Fronteira

 Abriram esta tarde as hostilidades nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, derradeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda e que conta com seis Mazda Proto na luta por “um lugar ao sol” naquela que é a mais longa e mais dura jornada de TT disputada em solo nacional. Durante esta tarde tiveram lugar as qualificações, disputadas sob condições meteorológicas muito instáveis e com um frio gélido.

 Pedro Dias da Silva, que se apresenta em Fronteira acompanhado, por Pedro Clarimundo, José Janela, Mário Castro e Vítor Jesus, foi o mais rápido entre os pilotos do Desafio Total Mazda, com a marca de 11m32,79s, alcançando ainda o 18º lugar à geral entre as oitenta e duas equipas presentes. Pedro Dias Silva, que é o segundo piloto mais pontuado do Desafio após quatro provas, a 10 pontos de Etelvino Carvalho, esclarecia no final da sessão que “andei com muita calma, tentando poupar o carro. Não havia necessidade de correr riscos. O carro está óptimo e espero que a estratégia que delineámos seja a melhor e que nos permita alcançar os nossos objectivos. Tenho uma excelente equipa, da qual fazem parte pilotos e navegadores muito experientes. Espero que sejam trunfos a meu favor...”

 Na segunda posição entre os Mazda do Desafio, Etelvino Carvalho chega a fronteira na frente do Desafio, mas com uma magra vantagem... O piloto alentejano convidou para esta aventura, dois dos seus habituais adversários do Desafio, Jorge Cardoso, Bruno Rodrigues e ainda Marco Cardoso. Etelvino Carvalho foi, na sua melhor volta, cerca de 16 segundos mais lento que Pedro Silva. 

Aproximadamente 11 segundos atrás surgiu o CX-5 Proto liderado por Rui Lopes, sendo que o tempo nos treinos foi realizado pelo regressado Durval Costa, ele que, a par de Luís Ferreira e Paulo Navalhinhas, formam o quarteto que rubricou a terceira melhor marca entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda aqui em Fronteira.

 João Rato, vencedor do Desafio em 2011, 2012 e 2015, foi o quarto melhor hoje em Fronteira, ele que além de Vítor Caeiro, João Peraboa e André Carita, tem na sua equipa o Campeão Nacional de Quads, Roberto Borrego. A encerrar o lote dos Mazda do Desafio, ficaram João Pais – com José Santos/Luís Silva/Carlos Pacheco – e Tiago Avelar – com Paulo Gomes, Miguel Sardo, Henrique Menezes e Joel Lutas, respectivamente quinto e sexto classificados.

A luta final pelo título de “Campeão”

Festa do Desafio Total Mazda 2016 nas 24 Horas de Fronteira

 A edição de 2016 do Desafio Total Mazda chega este fim-de-semana ao seu final, num palco de excelência, as 24 Horas de Fronteira (dias 25 a 27). Aquela que é a festa de encerramento do todo-terreno nacional integra, uma vez mais, a iniciativa da Mazda e da Total, uma vez mais com a pontuação a valer o dobro das provas habituais. São 50 os pontos ainda em disputa e conta com seis candidatos ao título de Pilotos de 2016, todos com possibilidades matemáticas de suceder a João Rato (incluindo o próprio), pelo que vai ser uma jornada no mínimo interessante.

 São seis os Mazda Proto do Desafio Total Mazda inscritos na prova organizada pelo ACP Motorsport, incluindo os actuais cinco primeiros classificados na tabela de Pilotos, acompanhados por Rui Lopes, que actualmente ocupa o 9º lugar. Todos eles, sem exceção, acalentam esperanças de sair da vila alentejana a segurar a taça de vencedores desta inédita competição no panorama do todo-o-terreno nacional, contando, para tal, com o contributo de vários outros pilotos de nomeada ou mesmo de ocasião.

 Fazendo jus ao ditado de que “candeia que vai à frente alumia duas vezes”, Etelvino Carvalho está na melhor posição para conquistar o título de 2016. Contabiliza, à partida da prova, um total de 60 pontos, tendo uma vantagem 10 para Pedro Dias da Silva e de 15 para Tiago Avelar, os restantes ocupantes do pódio provisório na tabela de pontos, somados após Portalegre. Qualquer deles nunca poderá descurar a concentração, pois os seus adversários não irão, sem dúvida, baixar os braços, para além de se ter de se contar com o factor resistência, de pilotos e máquinas, nesta tão longa e exigente jornada.

 Há que ter em conta os restantes dois nomes, João Rato que soma 40 pontos e o já distante Rui Lopes, ele que conta com um pequeno pecúlio de 18. É, por isso, o que mais dependente está dos resultados – ou azares – dos adversários para sonhar com o título.

 A competição inerente à 19ª edição das 24 Horas de Fronteira arranca esta sexta-feira, no Terródromo da vila alentejana com o mesmo nome, com a realização, entre as 15h00 e as 17h00, dos Treinos Cronometrados. A maratona em si terá início pelas 14h00 de Sábado, terminando à mesma hora no Domingo. A cerimónia de Entrega de Prémios está agendada para se iniciar às 15h00. 

Recorde-se ainda que esta jornada não pontua para Desafio Total Mazda/Navegadores, cujo título se atribuiu em Portalegre a João Penedo, co-piloto de Etelvino Carvalho.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

3 Horas TT Fronteira: TT despede-se no Alentejo

Fazendo parte do programa das AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira e reservada em exclusivo aos UTV e Buggy, a quinta edição das 3 Horas TT Vila de Fronteira fecham no próximo Sábado a época oficial do TT nacional.

 Depois da conclusão do campeonato aquando da Baja de Portalegre no final do passado mês, a actividade desportiva do TT português encerra de forma definitiva com esta ronda extra-campeonato e que conta com quase três dezenas de inscritos, entre eles o novo campeão nacional da especialidade, João Dias.

 Num formato distinto de todas as provas que integram o campeonato da especialidade as 3 Horas TT Vila de Fronteira realizam-se nos mesmos 17 quilómetros que a prova dos automóveis, com o Terródromo de Fronteira a ser o centro nevrálgico da mesma num formato Endurance que permite que cada veículo possa ser conduzido no máximo por três pilotos. Em 2015 a vitória foi de António Ferreira e Rui Serpa, mas neste regresso ao traçado alentejano a chuva pode ser um adversário extra para todas as equipas e máquinas num pelotão liderado por António Ferreira que estará em pista aos comandos de um Rage Sport apostado em repetir o sucesso do ano passado.

CRN Competition inscreve 3 pilotos no Dakar

Oscar Romero (116), Rui Oliveira (151) e Fausto Mota (152) 

São já conhecidos os números dos pilotos participantes na edição de 2017 do Dakar, a grande maratona de todo-o-terreno sul-americana que ontem foi apresentada em Paris.

 A equipa CRN Competition inscreve três pilotos, todos aos comandos de motos Yamaha WR450F inscritas na Classe Super Prodution. A Yamaha de Oscar Romero ostentará o nº 116, a de Rui Oliveira o nº 151 e a de Fausto Mota o nº 152.

 Para Fausto Mota, campeão nacional TT3 em 2015 e para Rui Oliveira, 2017 marca o regresso a uma competição onde participaram pela primeira vez em 2011 tendo concluído respetivamente na 53ª e 52ª posição. Para o espanhol Oscar Romero, que recentemente terminou a Baja Portalegre 500 na 12ª posição, a participação no Dakar 2017 será uma estreia absoluta.

 O Rally Dakar que conta para a edição de 2017 com 491 inscritos, arranca de Assunção, capital do Paraguai no dia 2 de janeiro e terá aproximadamente 9000 km, dos quais mais de 4000 ao cronómetro, divididos por doze etapas.

Bruno Oliveira na grande festa do TT

Equipa apoiada pelas Termas da Ferraria aposta na regularidade 

Com a presença de perto de 600 pilotos, muitos dos quais oriundos de diversos países da Europa, Bruno Oliveira disputa no próximo fim-de-semana a mais importante competição de resistência em todo-o-terreno realizada no continente europeu.

 O piloto que é apoiado pelas Termas da Ferraria encabeça uma formação de quatro pilotos que irão partilhar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira uma Nissan Navara preparada e assistida pela Jesuíta Motorsport. A Bruno Oliveira, que já por diversas vezes esteve em destaque nesta competição organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, juntam-se Pedro Silva, Alexandre Ferreira e Helder Marques.

  “Tal como a Baja de Portalegre que disputámos há um mês atrás, também as 24 Horas TT Vila de Fronteira são uma prova fantástica. São as duas melhores corridas da europa no formato baja e no de resistência. Não é de admirar por isso que, tanto numa como noutra, estejam presentes os melhores especialistas europeus de cada formato. Pela nossa parte tentaremos ter uma boa presença desportiva a par da divulgação sempre muito bem-recebida das Termas da Ferraria e dos Açores, reforçando a excelência deste destino turístico que está cada vez mais em voga”, refere Bruno Oliveira.

 A prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal que vai utilizar o famoso terródromo de 17 quilómetros da vila alentejana, compreende treinos cronometrados na tarde de 6ª feira e o arranque para as 24 Horas será dado às 14 horas de Sábado.

Campeã Rita Oliveira encerra temporada em Fronteira

Equipa Vangest inscreve também Luís Engeitado e Carlos Oliveira 

Depois de uma notável participação em Portalegre, onde chegou a ser a sexta mais rápida de uma prova com mais de 50 concorrentes, Rita Oliveira vai pilotar, pela derradeira vez esta temporada, o Polaris RZR 1000 preparado pela JL Racing com o qual se sagrou, pelo segundo ano consecutivo, vencedora da Taça das Senhoras no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

 Será uma participação em que não será, como habitualmente, acompanhada pelo experiente navegador Luís Engeitado, que desta vez salta para os comandos de outro Polaris RZR 1000 da equipa Vangest que inscreve também Carlos Oliveira num Yamaha YXZ 1000R.

  “Gosto muito destas três horas de Fronteira e penso que é a prova ideal para terminar a temporada desportiva. Já não sentimos a pressão da pontuação para o campeonato e, ainda que alcançar um bom resultado seja sempre positivo, nesta competição o mais importante é divertir-me e aproveitar o ambiente de festa que se vive nas boxes e na pista. De realçar que este ano estarão na linha de partida três carros Vangest. O meu navegador, o Luís Engeitado, e o meu pai também serão meus adversários. Claro que quando meter o capacete vou querer ganhar. Mas se eles ficarem à minha frente também fico muito contente porque queremos mostrar o espírito de desportivismo e fair play que se vive dentro da nossa equipa. O momento que me cria mais expectativa é o da partida porque não estou habituada a partir com os carros todos ao mesmo tempo e nestas alturas nem tudo depende de nós”, refere a piloto Vangest.

João Dias faz dupla com Pedro Carvalho

Campeão 2016 divide comandos de Polaris RZR Turbo

 João Dias, o campeão Nacional de Todo-o-Terreno, vai fazer equipa com Pedro Carvalho nas 3 Horas TT Vila de Fronteira, derradeira jornada da temporada de 2016 de todo-o-terreno para a disciplina UTV/Buggy. O Piloto de Torres Vedras irá dividir os comandos de um Polaris RZR Turbo numa corrida que se realiza inserida no programa das famosas 24 Horas, competição que anualmente junta muitos milhares de visitantes naquela vila alentejana.

  “Não estava a contar fazer estas três horas de Fronteira, mas aceitei o convite do Pedro Carvalho e vamos participar nesta prova aos comandos do nosso Polaris. Acima de tudo, o nosso objetivo é terminar visto que a pista não é favorável aos Polaris. Aproveitamos ainda esta oportunidade para começar a preparar já a próxima época porque fizemos algumas alterações no carro e vamos testar para perceber se está tudo funcional. Vamos também com a expectativa de nos divertirmos já que esta prova é uma grande festa”, salienta João Dias que para além de Campeão Nacional conquistou também o Troféu Polaris RZR.

Monster Energy Honda Team face the Dakar with Garmin

The season’s blue riband event for the Monster Energy Honda Team is, without doubt, the Dakar Rally. Now, thanks to an agreement reached with Garmin, the five team riders will be taking the brand’s equipment along for the world’s toughest ride. The team will be kitted out with the latest product – the Garmin GPSMAP 267Cx – as Monster Energy Honda Team once again tackles the epic South American odyssey.

 The Monster Energy Honda Team media presentation at the squad’s Barcelona HQ saw the announcement of a deal struck up with Garmin, market leader in GPS devices, ahead of the forthcoming Rally Dakar 2017. Garmin technologies will equip the Monster Energy Honda Team vehicles on the Dakarian adventure which sets off on January 2 from Paraguay and concludes in Buenos Aires on January 14.

The five team riders Paulo Gonçalves, Michael Metge, Ricky Brabec, Kevin Benavides and Joan Barreda have been training over recent weeks with the new all-terrain GPS navigator, the Garmin GPSmap 276Cx. The instrument has been designed to engage with the Russian GLONASS satellite system and features a large five-inch sunlight-readable display, a barometric altimeter and a 3-axis compass.

“It is the pre-loaded European maps with all the offroad tracks and paths which are passable for motor vehicles, that make the Garmin GPSMAP 276Cx the only instrument of its type in the world”, outlined Martino Bianchi, General Manager of the Monster Energy Honda Team. “For us, this is an essential characteristic for planning our training which is as close as possible to the type of conditions that the riders will face in the actual races.”

Easy to mount on any type of motorcycle, the Garmin GPSmap 276Cx is also very simple to use. The device is intuitive and comfortable whether on the move or offroad.

“The large screen, the practical keyboard and the durability of the instrument have endeared it to the riders”, continues Bianchi. The five members of the Monster Energy Honda Team have been able to test out the Garmin GPSmaz 276Cx in pre-Dakar training in both Spain and Morocco over the last couple of months.

Collaboration with the Monster Energy Honda Team will continue throughout the 2017 international calendar of the FIM Cross-Country Rallies World Championship. Over the course of the Dakar 2017, the Garmin GPSMAP 276Cx will be installed, along with the Virb Ultra 30 action camera, in all the assistance vehicles. The team will also be using the sophisticated Garmin Fenix 3 watches.

“We are particularly pleased to team up with Honda HRC as it represents the meeting point between two leaders in their sectors,” stressed Stefano Viganò, CEO of Garmin Italy, “and no sooner had the agreement been made when the riders were able to find out what a great help it is. Likewise, they have expressed their willingness to test out any further developments.”

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Paulo Gonçalves: “Será certamente um Dakar sem descanso para os pilotos”

Piloto português será o dorsal número 17 naquela que é a sua 11.ª participação na maior prova de Todo-o-Terreno do Mundo, o Dakar. 

Foi hoje apresentada em Paris a edição de 2017 do mítico Rali Dakar. Paulo Gonçalves volta a enfrentar pela 11.ª vez a maior prova de Todo-o-Terreno do mundo, mantendo-se igualmente aos comandos de uma Honda CRF 450 Rally da equipa Monster Energy Honda Team e nem a fasquia de uma edição esperada como a mais difícil de sempre afastam o objetivo do piloto português, segundo classificado em 2015, que aponta uma vez mais à vitória final.

 A prova arranca já no próximo mês de janeiro de 2017, com a primeira etapa a ter lugar no dia 2 (segunda-feira) entre a capital paraguaia de Assunção e Resistencia. Um total de 12 etapas a perfazerem cerca de 9.000 quilómetros com passagem por três países sul-americanos (Paraguai, Bolívia e Argentina), dos quais mais de metade serão disputados a contrarrelógio, alguns deles a mais de 3.500 metros de altitude.

 Paulo Gonçalves: “Temos a certeza absoluta de que este Dakar vai ser mesmo muito difícil, bem mais difícil do que aquilo que já foi em anos anteriores, vamos ter praticamente metade da corrida feita em grande altitude, meia semana de competição, seis dias de corrida, onde nunca vamos baixar dos 3.500 metros, vamos inclusive ter uma etapa que vai tocar os 5.000 metros, 4.900 para ser mais preciso. Isso irá causar certamente muita dificuldade aos pilotos, dores de cabeça, lentidão na forma de pensar, um desgaste físico muito grande porque para além de estarmos a competir a 4.800 metros em alguma situação em descanso nunca baixaremos dos 3.500 durante essa semana. Para além disso também temos etapas que vão tocar os 1.000 quilómetros entre troço cronometrado e ligação e tudo isso são dificuldades acrescidas, será certamente um Dakar sem descanso para os pilotos, é importante chegar lá o melhor preparado possível, fazer uma boa aclimatação de forma a tentar sofrer o menos possível porque sofrer de certeza que vamos sofrer de alguma maneira mas pelo menos tentar reduzir essa dificuldade ao máximo de forma a poder render e estar permanentemente na luta pela vitória final que esse é obviamente o principal objetivo de um baixo leque de pilotos do qual me incluo e os pilotos da equipa Monster Energy Honda Team também.”

Viseu e João Pais na grande festa do Todo-o-Terreno

Piloto de Viseu disputa título em Fronteira

 Numa temporada marcada pelo regresso de João Pais às corridas de todo-o-terreno, o piloto de Viseu vai estar presente nos próximos dias 25 a 26 de novembro na grande festa de encerramento das competições nacionais da modalidade, disputando as 24 Horas TT Vila de Fronteira, jornada desportiva que leva anualmente até à esta vila alentejana muitos milhares de visitantes, com a particularidade de a presença internacional ser sempre muito elevada.

 Na prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, quinta e derradeira jornada do Desafio Total Mazda 2016. que vai utilizar o famoso terródromo de 17 quilómetros da vila alentejana, o embaixador de Viseu, cidade que promove através da competição, vai pilotar um Mazda Proto preparado e assistido pela PCR Motorsport, tendo como parceiros de equipa José Santos, Luis Silva e Carlos Pacheco.

  Num registo completamente diferente da Baja de Portalegre, mas igualmente com muitos milhares de pessoas que neste fim-de-semana vão rumar ao Alentejo para criar em torno dos 17 quilómetros de traçado um ambiente fantástico e um colorido fenomenal, vou disputar a derradeira jornada do Desafio Mazda. Estar presente nesta grande festa do TT é o mais relevante, mas eu e os meus companheiros de equipa vamos trabalhar para construir um bom resultado desportivo, até porque estou na luta pelo título”, salienta João Pais que acrescenta:

  “Por outro lado, sendo esta mais uma competição inserida no calendário internacional e com tantos estrangeiros presentes vamos ter um palco excecional para a divulgação e promoção de Viseu – a melhor cidade para viver – iniciativa que tenho vindo a fazer ao longo de toda a temporada e, diga-se de passagem, com bastante sucesso. Foi esse o grande objetivo deste meu regresso às competições e estou muito satisfeito com os resultados que têm sido alcançados”, refere o piloto que conta também com o apoio da PR Destilarias com os seus Gins, Vodka e Espumante com efeitos especiais e de ótima qualidade.

Franco Sport na grande festa do Todo-o-Terreno

Mário Franco e Tânia Diogo serão os pilotos

 A Franco Sport vai estar presente nos próximos dias 25 e 26 de novembro na grande festa de encerramento das competições nacionais de todo-o-terreno disputando, com dois veículos, as 3 Horas TT Vila de Fronteira, competição UTV/Buggy que se realiza inserida no programa das famosas 24 Horas que anualmente trazem até à vila alentejana muitos milhares de visitantes.

 Depois da presença em grande nível na 30ª edição da Baja Portalegre 500 onde Mário Franco teve a seu cargo a estreia absoluta do novíssimo Yamaha YXZ 1000 R SS e Tânia Diogo se estreou ao volante pilotando o CanAm Maverick Turbo a dupla alenquerense vai repetir a presença agora em formato de circuito para uma prova de resistência com três horas de duração

  Franco Sport apresenta projeto 2017 levando pilotos a Alenquer

 Entretanto a Franco Sport começou a apresentar de forma prática o seu projeto para 2017 que Ricardo Batista tratou de explicar de forma muito objetiva.

“Para já estamos a proporcionar a pilotos que vêm de outras áreas dos desportos motorizados as nossas máquinas para que eles percebam as suas caraterísticas e capacidades. Em 2017 teremos na nossa estrutura diversos veículos para alugar, ultrapassando desta forma dificuldades que muitas pessoas interessadas em correr sentem caso tivessem que criar elas próprias as condições mínimas necessárias para disputar uma temporada. Para além dos estreantes, também já fomos contactados por pilotos que estão actualmente em competição e que manifestaram o seu interesse nos serviços que disponibilizamos, o que nos leva a encarar o próximo ano com grande optimismo”.

 No evento realizado no concelho de Alenquer e que teve como pano de fundo o fantástico cenário da Serra de Montejunto, estiveram presentes Diogo Gago, campeão nacional de Ralis (RC4), os pilotos de todo-o-terreno Pedro Ferreira e Alexandre Franco e outras pessoas que equacionam disputar a temporada de 2017.

South America’s toughest Dakar announced

Monster Energy Honda Team will have to tackle and overcome one of the toughest-ever editions of the Dakar Rally in January 2017. In Paris today (Wednesday) the race organization announced the details of the 39th edition of the Dakar – which has been disputed in South America since 2009 – labelling the forthcoming race as “the mother of all rally-raids.”

 The d’Armenonville Pavilion played host to the presentation of the 39th edition of the Dakar Rally that gets underway on January 2 in South America. As the odyssey kicks off with its ninth venture on Latin American soil, the race is also set to add a new country, Paraguay, to its lengthy list of previous hosts. The technical and administrative ‘shake-down’ will take place in Paraguay’s Asunción, as well as the celebratory starting ramp and the race-start itself, in what is expected to be one of the most gruelling ever editions of the legendary rally. Monster Energy Honda Team was represented at the event by team top brass Project Manager Taichi Honda, General Manager Martino Bianchi and Team Manager Roberto Boasso.

The Dakar Director, Étienne Lavigne, officially welcomed the new host country which will now make up one of the ‘Dakar capitals’: Asuncion (Paraguay), La Paz (Bolivia) and Buenos Aires (Argentina).

Lavigne remarked that the Dakar will this year enter into a ‘fourth dimension’ namely the altitude, as riders will have to spend a week battling it out at between 3,600 and 4,000 metres above sea-level. La Paz, at 3,600 metres, will host the rally’s rest-day for the first time. Lavigne outlined some of the figures for the Dakar 2017 which will feature some 216 vehicles, 146 of which will be motorcycles. The Monster Energy Honda Team starts out as one of the favourites to clinch the overall prize.

The rally’s chief gave the floor to the race’s sporting director Marc Coma who laid out some of the details of this edition, including various stages in Bolivia, which differ from previous outings and where the altitude will play a pivotal role. As Marc Coma put it, “This is Dakar DNA in its purest form; navigation is back in the rally as requested by the participants. We wanted to bring the essence of adventure back.”

Coma also stressed that, this time, there will be a single marathon stage on day eight with the bike riders camped away from the others where no outside mechanical assistance will be allowed. Also announced were the inclusion of a new type of waypoint, the WPC, which will call for even more precise navigation. This ‘waypoint control’ got its first test in the most recent edition of the Merzouga Rally which was eventually won by Monster Energy Honda Team’s Kevin Benavides.

“This rally is an adventure and an orientation race,” continued Coma, “The waypoints will be waypoint controls. The sole function of the GPS will be to validate that the riders are on the right path. There will be six stages with over 400 kilometres and a lot of sand: seven of the twelve stages will test out riders’ skills in the dunes. There will also be six stages above a 3500 metre altitude and other ingredients in each country that will make it a tough race: heat and humidity in Paraguay, cold and altitude in Bolivia and temperatures over 40 degrees in Argentina”.

Other inconvenience that riders will face will be lengthy stages which could prove to be very problematic also for the assistance. Stage nine will be a physically punishing 1000 kilometre affair. Not even the race favourites will get to relax.

Etienne Lavigne welcomed all those who will be competing in the different categories. The Dakar itself gets off to a start with a ceremonial starting ramp on New Year’s Day and the action itself kicks off on January 2 with the first ever 40 kilometre special stage as the race debuts on Paraguayan soil.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

PEUGEOT 3008 DKR REVEALS ITS 2017 DAKAR COLORS!

Few weeks ago, in September 2016, PEUGEOT revealed its new racing beast, aiming to retain its Dakar winner's title. After some testing session, in the hands of the 4 famous drivers/co-drivers, it's now time to dress up the combat gear!

 The winners Stéphane PETERHANSEL / Jean-Paul COTTRET, then Cyril DESPRES / David CASTERA who took the gold at Silk Way Rally this summer, Carlos SAINZ / Lucas CRUZ 2nd at Morocco Rally and Sébastien LOEB / Daniel ELENA are ready. On the occasion of Dakar 2017 press conference, this Wednesday November 23rd where the race detailed route will be revealed, the PEUGEOT 3008 DKR will be exposed in its final racing livery, in the colors of partners Total, Red Bull, Sparco and BFGoodrich

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Monster Energy Honda Team celebrates ‘Dakar Day’

The revamped Monster Energy Honda Team has given the world’s media a first glimpse of its new structure at ‘Dakar Day’ held in the H.I.S. Honda factory installations in Spain, where the team’s new headquarters are now based.

 The rain came along for the ride at the Monster Energy Honda Team press presentation, but this did little to quell the enthusiasm of the numerous attendees in the final event before the team vehicles head off en route to South America from the French port Le Havre next Thursday. The Monster Energy Honda Team bikes, vans, campers and trucks that will be shipped off to Latin America for the Dakar 2017 were set out at the H.I.S. (Honda Safety Institute) just the way they would be in the Dakar bivouac itself.

The function was presided over by General Manager Martino Bianchi, who went through the official Honda team’s history in the Dakar Rally and explained the reason for the change of headquarters, “Here in Barcelona’s Montesa-Honda installations everything is just so well-set up and this makes our job that much easier to carry out.”

Bianchi gave the floor to Team Manager Roberto Boasso, who outlined the team’s competition calendar for the coming year: “It’s a very full and varied one, with a lot of kilometres to test out the reliability of the new changes made to the bikes.”

Boasso also gave an analysis of the forthcoming Rally Dakar, which gets underway from Asunción, the Paraguayan capital hosting the event for the first time: “We are expecting some very high temperatures over the first few days. Later in Bolivia the altitude will play a key role before we get back to Argentina, which is better known to us.” Even so the lengthy stages will prove to be gruelling not only for the riders but also for the whole entourage.

 Joan Barreda, Paulo Gonçalves and Michael Metge all made an appearance before the press at the ‘Dakar Day’. American rider Ricky Brabec and Kevin Benavides expressed their desire to accompany the team but are engaged elsewhere with preparations for the impending Dakar which sets off on 2 January 2017.

The team heads out tomorrow, Tuesday, bound for Le Havre in the north of France to load up the vehicles for the long voyage. On Wednesday race authorities will give a press conference to outline details of the individual rally stages.

domingo, 20 de novembro de 2016

Campeão Nuno Matos ‘passeou’ dezenas de pessoas no Road TT Solidário em Portalegre

Três semanas depois de se ter sagrado campeão nacional de Todo-o-Terreno, Nuno Matos promoveu este sábado um evento de co-drives no percurso do Prólogo da Baja de Portalegre. Nada menos de 71 pessoas tiveram oportunidade de rodar no Opel Mokka Proto, com a receita do evento a reverter na íntegra para três instituições solidárias de Portalegre.

Originalmente criado em 2012, o Road TT Solidário pretende auxiliar instituições de carácter social sediadas em diferentes localidades por onde passa o Campeonato Nacional de Todo-oTerreno. Desde então, a iniciativa já passou por Fafe, Proença-a-Nova, Oleiros, Idanha-a-Nova, Reguengos de Monsaraz e Portalegre, cidade que este sábado voltou a albergar o evento organizado pela Opel Mokka Proto Team.

 Naturalmente, Nuno Matos foi um dos protagonistas num dia repleto de emoções para um total de 71 pessoas, que se inscreveram no evento para poderem rodar ao lado do campeão nacional. Cada um dos participantes adquiriu um pack no valor de 30 euros onde estavam incluídos o codrive e um conjunto de brindes da equipa, com a receita a reverter na totalidade para três instituições solidárias: a CERCI Portalegre - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, a APPACDM Portalegre - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, e os Bombeiros Voluntários de Portalegre.

 Como se pode imaginar, a adesão ao evento obrigou Nuno Matos a um intenso dia de co-drives na Herdade das Coutadas, em pleno percurso da Baja de Portalegre. “Foram cerca de 350 km. Cheguei ao final do dia cansado mas feliz”, afirmou Nuno Matos, mentor do Road TT Solidário. “Claro que ver esta adesão é extremamente gratificante e, dentro do possível, espero ter contribuído para ajudar a atividade destas três instituições que diariamente fazem um trabalho notável em Portalegre e não só. O sucesso do Road TT deve-se a cada uma das pessoas que participaram. Por outro lado, é muito bom ver a reação de pessoas que nunca tinham sequer estado perto de um carro de competição. Só tive pena de não poder aceitar mais inscrições, por limitação de tempo, mas espero no futuro poder realizar mais dias como este. No fundo, foi um momento de celebração a culminar uma época fantástica a todos os níveis”, resumiu o piloto de Portalegre, único português a sagrar-se campeão de T1, T2 e T8, além de ter vencido a Taça FIA de Bajas T2.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

David Megre e Luís Portela de Morais de KTM Rally no Dakar 2017

Pilotos de créditos firmados no Todo-o-Terreno nacional, David Megre e Luís Portela de Morais traçaram como grande objetivo desportivo para a temporada 2016/2017 a participação no Rally Dakar que no dia 2 de Janeiro arranca de Assunção, capital do Paraguai.

 No seu plano de preparação para este grande desafio foram incluídas algumas das provas do CNTT, a participação no Merzouga Rally, em Marrocos, e a estreia das suas novas KTM Rally com a configuração do Dakar na Baja Portalegre 500, que este ano celebrou a sua 30º edição.

 David Megre conta no seu currículo com títulos de Campeão Europeu de Bajas em 2009, Campeão Nacional de Todo-o-Terreno (TT3 em 2011 e TT1 em 2007 e 2008) e Campeão Nacional de Enduro (2008), tendo ainda alcançado medalhas de Ouro (2008) e Prata (2007) no Internacional Six Days of Enduro. É o piloto que mais vezes terminou o Portalegre, tendo feito o pleno da 2ª metade da história da competição e subiu ao pódio nos anos de 2009 e 2010.

 Luís Portela de Morais repartiu a temporada entre o Rugby, modalidade onde foi campeão nacional pelo Grupo Desportivo de Direito, e o Todo-o-Terreno, disciplina na qual alcançou um excelente 9º lugar na Baja Portalegre 500, apesar de ter como handicap a utilização da KTM com as especificações do Dakar, menos à vontade numa prova tipo baja, como foi o caso desta corrida disputada em pistas do Alto Alentejo.

 Os pilotos são apoiados neste projeto pela KTM Portugal que se irá apresentar no Dakar 2017 com uma estrutura que compreende um camião e dois jipes de assistência.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

X-raid presents: The New MINI John Cooper Works Rally

- First race appearance in the 2017 Dakar Rally

 - From technology to body: an all new X-raid racer

 For X-raid, this day represents the beginning of a new chapter in the company’s 14 years of history: after very exciting and successful years with the MINI ALL4 Racing, the Trebur based team now presents the MINI John Cooper Works Rally! Compared to its predecessor, the team’s new challenger has been enhanced in several areas: further developments made for a lowered centre of gravity, improvements of several performance features and improved drivability.

 Visible at first sight are the changes on the new MINI John Cooper Works Rally’s exterior that looks clearly more aggressive, now. The all new cross-country racer is a completely new design, based on the MINI Countryman and the experiences gained with the MINI ALL4 Racing. But the new car also features a lot of enhancements under its skin. The tubular steel frame is a new design and allows for stowing a third spare wheel in the lower section of the car. With this move, the designers of the vehicle created the necessary room in the rear for placing the cooling system at a lower point. Both changes resulted in an even lower centre of gravity.

 At the same time, the new MINI John Cooper Works Rally also represented a step forward when it came to the aerodynamics. To achieve this goal, the desert racer spent numerous hours in the BMW Group’s wind tunnel. In cooperation with a new engine mapping, the MINI John Cooper Works Rally will be able to push in the Dakar Rally with new performance parameters.

  “The new MINI John Cooper Works Rally is just great,” X-raid CEO Quandt said with delight about the latest addition to the family. “It’s a vehicle that also is based on a thorough wind-tunnel design. This made for better aerodynamics and in combination with further new functions we succeeded in clearly increasing the car’s performance. One of the advantages achieved in the wind tunnel is a higher top speed combined with a better acceleration at beyond 140kph – important areas for improvements. The vehicle’s centre of gravity was lowered significantly. We placed some 50kg in the centre of the car about 50 centimetres lower, thus improving the vehicle’s handling and its drivability on any kind of terrain as well as improving its agility on a winding rally track.“

MINI John Cooper Works Rally: technical specifications

• Engine: BMW Group TwinPower Turbo Six-Cylinder Diesel
• Output: 340 bhp / 3250 rpm
• Torque (approx.): 800 Nm / 1850 rpm
• Capacity: 2993 cc
• Air restrictor: 38 mm diameter
• Top speed (approx.): 184 km/h
• Transmission: six-speed sequential gearbox
• Braking: 4 x six-piston calipers – air-cooled front, air / water-cooled rear. Discs: 320 x 32 mm
• Length / width / height: 4350 / 1999 / 2000 mm
• Wheel base: 2900 mm
• Track width: 1736 mm
• Weight: 1952.5 kg
• Fuel tank capacity (approx): 385 litres
• Chassis: tubular steel with composite bodywork
• Tyres: BF Goodrich 245/80R 16

Domínio absoluto de Nani Roma no Rally TT de Cuenca

A MRacing, em parceria com a Overdrive, deslocou-se no passado fim de semana à Vila de Cuenca, onde teve lugar a última corrida do Campeonato de Espanha de Todo o Terreno.

 Ao volante da Toyota Hilux da equipa esteve Nani Roma, com Alex Haro a seu lado. “Foi um fim de semana positivo”, afirmou Roma sobre a sua participação e vitória em Cuenca.

  "Realmente, foi uma boa corrida. Muito bonita, longa e dura - sinceramente difícil. Foi um bom exercício, um bom trabalho realizado juntamente com Alex Haro. A pista não estava assinalada com setas, pelo que tivemos de navegar pelo roadbook. Por isso, foi dificil. Houve troços muito lentos, com zonas de trial, em que tínhamos de procurar o caminho. Foi, portanto, um bom teste" reconheceu o piloto da Toyota.

 Nani Roma não deu hipótese aos seus adversários em todas as especiais, tanto no sábado como no domingo. "O balanço é positivo. Fizemos o que queríamos fazer, que era treinar e fazer quilómetros de corrida. Para nós, era importante acabar a corrida", remata Nani.

 O piloto de Folgueroles agradece à equipa portuguesa MRacing, "que nos fez uma grande assistência", e o carro que conduziu: "A Toyota Hilux funcionou muito bem, mesmo sendo um modelo de 2014". O modelo com que participará no próximo Dakar está a ser preparado na Overdrive.

 Para Manuel Russo, ”foi uma operação de última hora, mas que deu um excelente resultado. Realmente, o Nani impôs um grande ritmo que não deu qualquer hipotese à concorrência, tanto portuguesa como espanhola. Estamos muito contentes também com o desempenho da nossa Toyota, que rodou imaculadamente”.

 Faltam menos de 50 dias para começar a grande aventura do Dakar, onde Nani Roma estará presente com o número 305.

A Taça é Portuguesa - João Ramos e Victor Jesus conquistam a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno no Rally TT Cuenca 2016

A dupla João Ramos / Victor Jesus em Toyota Hilux - Team Caetano Racing obteve o segundo melhor tempo no Prólogo e atacou desde início, controlando os seus mais diretos adversários pelos exigentes trilhos dos montes de Cuenca, conquistando a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno.

 Numa prova muito exigente no coração de Espanha (Castela-Mancha), João Ramos e Victor Jesus mostraram ao que vinham logo no prólogo de 5,8km na sexta-feira ficando em segundo lugar, a escassos segundos de Nani Roma também em Toyota Hilux que viria a vencer a prova.

 No sábado a dupla portuguesa demonstrou uma concentração elevadíssima ao longo dos dois sectores seletivos com um traçado muito exigente e em alguns locais bastante traiçoeiros. Com bastante público pelos montes de Cuenca a aplaudir a dupla Portuguesa, João Ramos e Victor Jesus nunca perdeu de vista o seu objetivo e terminou o “Rally TT Cuenca 2016” em terceiro lugar da geral.

  “Estou muito satisfeito com o nosso desempenho nesta prova. Definimos para esta época dois grandes objetivos: o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, onde estivemos na luta até aos derradeiros quilómetros, e o de sermos Campeões da Taça Ibérica de Todo-o-Terreno, objetivo que acabamos de alcançar. Nesta época obtivemos um resultado excelente, traduzido pela nossa consistência e competitividade e dedico esta vitória a todos os que me apoiaram neste ano incrível, deixando uma palavra de agradecimento a toda a minha equipa e aos meus patrocinadores.” Comentou João Ramos no final da prova.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ricardo Leal dos Santos em bom plano em Cuenca

Nissan Navara V8 Dakar entre os mais rápidos, subiram de 33º até ao 5º lugar 

Ricardo Leal dos Santos e a sua Nissan Navara V8 Dakar regressaram este fim-de-semana a pistas espanholas para disputar a etapa final da Taça Ibérica de Todo-o-Terreno no Rallye TodoTerreno Cuenca 2016. Uma competição recheada de excelentes máquinas e onde o objetivo do piloto, agora acompanhado do consagrado Nuno Rodrigues da Silva, passava em primeiro lugar por realizar um derradeiro teste esta temporada a uma máquina bastante competitiva, mas que tinha sido forçada a abandonar a Baja de Portalegre devido a um inédito problema mecânico.

 O teste foi muito positivo com a dupla lusa a terminar na 5ª posição mau grado um toque numa pedra no prólogo ter impedido a equipa de ser mais ambiciosa e lutar por um lugar no pódio que estaria ao seu alcance. “A nossa Nissan tem um bom comportamento e aproveitámos esta prova para, com ajuda do Nuno Rodrigues da Silva, testarmos soluções para a próxima época. Ficou claro que os problemas que anteriormente surgiram tanto em Portalegre como em Aragón estão definitivamente superados. Infelizmente demos um toque no prólogo que nos obrigou a perder um tempo significativo e fomos forçados a partir para a corrida de uma posição recuada. Fomos ganhando posições, mantendo sempre um ritmo muito forte e estou certo de que sem o toque, poderíamos ter lutado por um lugar de pódio, mas a concorrência era bastante forte”, refere Ricardo Leal dos Santos.

 O Rallye TodoTerreno Cuenca 2016 compreendeu, para além do prólogo, dois sectores seletivos num total de três centenas e meia de quilómetros cronometrados. A vitória foi alcançada por Nani Roma, piloto oficial da Toyota Overdrive, enquanto João Ramos, também em Toyota, foi o terceiro classificado, sendo o novo campeão ibérico.

Eight pairings to represent the X-raid colours in the 2017 Dakar

• Hirvonen, Al-Rajhi, Menzies and Terranova are the spearheads 

• Altitude will be a true challenge

 The Dakar Rally is the most gruelling cross-country event in the world and in the coming edition, the enormous heights in Bolivia and the difficult navigation will take drivers and navigators to their limits. Eight pairings will cross the starting line Asuncion, the capital of Paraguay, for X-raid. Several drivers of the line-up have been collaborating with X-raid for quite a while others are going to make their Dakar debut with a 4x4, this time.

 This year X-raid relies on younger drivers, to build a competitive squad for the future. In addition, the four top drivers come from four completely different parts of the world: Finland’s Mikko Hirvonen, Yazeed Al-Rajhi from Saudi Arabia, US-American Bryce Menzies and Argentinean Orlando Terranova.

 It will be the second Dakar for Mikko Hirvonen. He already impressed in his debut appearance by finishing fourth, last year. Together with his French co-driver Michel Périn he gathered more cross-country rallying experience, in the past months and celebrated his maiden win in the sport in the Hungarian Baja.

“I’m really looking forward to my second Dakar,” says Hirvonen. “I learned a lot in my first Dakar appearance and we worked hard in cooperation with the team to prepare as good as possible. I know that we will have to face another major challenge but I just can’t wait for rolling across the starting ramp. Of course I want to try to make it to the podium, in January. It’s a difficult race and anything can happen but with a little luck we will become a factor in the battle for the win.”

Yazeed Al-Rajhi and Timo Gottschalk (GER) will contest their first Dakar for X-raid. However, the pairing already contested the event held in South America twice. In the Abu Dhabi Desert Challenge, the Sealine Cross Country Rally in Qatar and the 2016 Silk Way Rally from Moscow to Beijing 2016 he finished runner-up three times in a MINI.

  “It will be thrilling for us as we are going to contest the rally with a new car and for a new team. We are really look forward to the Dakar and the MINI is a great car,” reveals Al-Rajhi. “But we also know that the competition will be tough and that it won’t be easy for us. First of all we want to make it to Buenos Aires but we also want to try hard to make it to the podium. We know what we are able to achieve and want to contest the event with a clever strategy and without making any mistakes.”

For Bryce Menzies and Pete Mortensen (USA), the event held in January represents virgin soil. They are going to contest the Dakar for the first time. In his first cross-country rallying season, Menzies already secured several fine results. In his first rally, the Abu Dhabi Desert Challenge, he surprised by coming fourth and in the Hungarian Baja he even made it to second place.

“Competing in the Dakar has been my dream for quite a while. I just can’t wait for contesting the event together with X-raid, thus making this dream come true,” Menzies said. “X-raid is one of the most successful teams in the history of the Dakar and therefore, I couldn’t have a better partner. They supported me and my co-driver a lot when it came to finding the necessary speed. I competed in several events on different terrains and although none of them prepared me for the Dakar hundred percent I feel well with the team and in the car.”

Orlando Terranova once again will race for X-raid, in 2017. For the Argentinean, the Dakar Rally virtually is a home race. In this edition he will be accompanied by the extremely experience German navigator Andreas Schulz. Terranova who finished fifth twice, in the Dakar, wants to battle it out for the podium, in front of his compatriots.

Boris Garafulic (CHI) and Filipe Palmeiro (POR) are a well-rehearsed pairing. They have been contesting rallies as a team since 2014 and secured several top-10 results. For Garafulic it will be the fourth Dakar he is going to contest for X-raid.

Following his switch from the motorbike to four wheels last year, Jakub ‚Kuba‘ Przygonski familiarised himself better and better with his new vehicle. In the Dakar, the young Pole will team-up with the experienced Belgian Tom Colsoul. The pairing finished fifth in the Abu Dhabi Desert Challenge and the Rallye du Maroc during this season.

Stephan Schott (GER) isn’t ready to miss out on the ninth Dakar on the South American continent. After having been forced into early retirement in the 2016 Dakar – the first time the German didn’t make it to the finish line – he once again wants to go for it, this January. Schott will rely on the navigation skills of Paulo Fiúza from Portugal.

The latest asset to the MINI ALL4 Racing squad is Qatar’s Mohamed Abu Issa. He contested the event in the recent past on a quad and in his first Dakar, in 2014, he finished fourth. The 2017 Dakar will be his first behind the wheel of a 4x4. He will be teamed-up with French navigator Xavier Panseri.

In late November, the team will take all the service and racing vehicles to Le Havre, France. There they will be loaded on board of a car ferry to then be shipped to South America. And on the 02nd of January, the Dakar Rally will be started in Asuncion, Paraguay’s capital.

Monster Energy joins forces with Team HRC to face the Rally Dakar

Honda Racing Corporation takes great pleasure in welcoming Monster Energy – producer of energy drinks – to the ranks of the official Honda HRC Rally Team.

 Milan’s Spazio Davide Campari today hosted the official presentation of all the brand new 2017 Honda models. Also unveiled were the new HRC teams set to compete in the various motorcycle disciplines: MotoGP, MXGP, Trial and Rally. The event’s big news was the announcement of energy drink-maker Monster Energy as the Rally team’s leading collaborator. The team will now be known as: Monster Energy Honda Team.

 All those present in the Spazio Davide Campari were able to witness how the team – made up of Joan Barreda, Paulo Gonçalves, Michael Metge, Ricky Brabec and Kevin Benavides – revealed the new livery that the squad will now be sporting. Monster Energy unites with Team HRC in a long term agreement for the rally team project.

Monster Energy is an energetic and youthful brand, strongly linked to motorsport, and in particular, motorcycle racing. The company has strong faith in the commitment and ambition of Team HRC and their desire to accomplish the main aim of winning the Rally Dakar.

“The Dakar is the ultimate challenge for every off-road enthusiast. It’s much more than a race, it’s a pure human adventure and teaming up with Factory Honda could not have been a better partner,” said Mitch Covington, vice president of sports marketing, Monster Energy.

 Tetsuhiro Kuwata, Honda Racing Corporation Director and General Manager: “We’re really proud to start this collaboration with Monster Energy for the Dakar Project. This partnership will help and strengthen the team in its goal: to conquer the Dakar Rally”.

 Monster Energy’s image will be displayed on various parts of the Honda CRF450 RALLY and likewise will emblazon the equipment and outfits of riders, team members and Team HRC’s support vehicles.

Visitors to Milan’s EICMA show will be able to get an up-close view of the Honda CRF450 RALLY in Pavilion 4.

Hélder Rodrigues vai ter capacete para o Dakar 2017 desenhado por fãs

Está em contagem decrescente o desafio “Desenha o Capacete do Hélder” lançado por Hélder Rodrigues. Até dia 19 de Novembro os interessados ainda podem aceder ao site www.redbull.pt/capacetedohelder e criar o capacete que piloto português irá estrear, já no início de Janeiro, no Rali Dakar de 2017.

 Hélder Rodrigues acolheu esta iniciativa com muita satisfação: "Estou muito contente com a adesão que temos tido. Já recebemos vários projectos bastante originais e vai ser muito difícil escolher o melhor de entre todos os vários trabalhos interessantes que nos têm chegado. Quem quiser participar ainda o pode fazer, mas atenção às regras e à data limite de participação”, referiu Hélder Rodrigues.

 Para participar nesta iniciativa os interessados devem consultar o regulamento disponível na página do desafio e desenhar um capacete a partir de uma ideia original. É, no entanto, necessário seguir algumas indicações do piloto tendo em consideração as temáticas relacionadas com: deserto / dunas; estrelas; Rally Dakar e motas (Yamaha). O trabalho mais criativo será escolhido pelo piloto.

 O vencedor deste desafio, além de ver o seu trabalho exposto num dos maiores eventos desportivos do mundo, vai ter ainda a oportunidade de passar um dia com o próprio Hélder Rodrigues e receber um equipamento oficial completo (Casaco, Jersey e Calças) autografado pelo piloto.

KAZAKHSTAN TO HOST SIX-DAY ROUND OF FIA WORLD CUP FOR CROSS-COUNTRY RALLIES IN MAY 2017

· Inaugural round of FIA World Cup to be based at Aktau City on Caspian Sea 

· Fred Gallagher appointed Clerk of the Course to work with organisers 

The Automotorsport Federation of the Republic of Kazakhstan is delighted to announce that Rally Kazakhstan will be the fourth or fifth round of the 2017 FIA World Cup for Cross-Country Rallies for the first time on May 20-27, 2017.

 The rally will be open to FIA T1, T2, T3 and T4 classes and runs under the management of the Mobilex Sport Club. It will be based in the western city of Aktau, situated on the shores of the Caspian Sea.

 The route of the new FIA World Cup event will pass through demanding desert and rocky off-road terrain in the world’s ninth largest country, sandwiched between the Russian Federation to the north, Uzbekistan and Kyrgyzstan to the south, the Caspian Sea to the west and China to the east.

 The competitive route will be divided into six selective sections of around 1,800km in total. Stage one is scheduled to run for 268km and this will be followed by stages of 331km, 275km, a fourth day split into two sections of 357km and 50km and the final two days of 334km and 180km.

 Aktau City is located on the Mangyshlak Peninsula, is the only major sea port in the country and has direct international flight links with several major European and central Asian cities, including Moscow, Istanbul, Baku, Kiev, Tbilisi and Yerevan.

 Rally headquarters and the media centre for the country’s inaugural round of the FIA World Cup will be based at the Marriott Renaissance Aktau Hotel. The city will also play host to the start and finish ceremonies at the nearby seaside square and the overnight halt after days one, five and six of the event.

 The bivouac after the second and fourth selective sections will be located at the Kenderly Caspian Sea Resort in Kenderly, a seashore located around 210km south-east of Aktau. The stages will loop around the nearby city of Zhanaozen in the Mangystau region of the country.

  “This is a really great achievement for us, as organisers of Rally Kazakhstan and also for our country, to be a part of the international calendar for the FIA World Cup for Cross-Country Rallies,” said Marat Abykayev, President of the Automotorsport Federation of the Republic of Kazakhstan.

“We have been trying to achieve this goal for several years and eventually, for the first time in the history of Kazakhstan, we have earned the right to host one of the counting rounds of this prestigious championship. I hope that with a mutual collaboration and team effort we will be able to promote positive news about Kazakhstan on a global scale and establish ourselves and our scenic and challenging special stages as popular additions to the FIA cross-country calendar.” 

This year’s candidate event took place in June and was won by FIA World Cup regular Yuriy Sazonov of Kazakhstan and his Ukrainian navigator Dmitry Tsyro in a Mobilex Racing Team-run Land Rover.

The experienced former WRC co-driver and event organiser Fred Gallagher worked as Rally Director alongside the local organising committee at that candidate rally and he will continue to work in the role of Clerk of the Course for Kazakhstan’s inaugural round of the FIA World Cup.

A three-time winner of the Safari Rally and a double winner of the Ivory Coast Rally with Toyota, Gallagher has also worked as a consultant on numerous other FIA events, including WRC rallies in the UK, Corsica, Cyprus and Jordan and FIA World Cup events in Russia, Abu Dhabi and Qatar.

Recent immigration changes mean that residents of 19 countries, including citizens of France, Germany, Italy, Spain, Great Britain, the UAE and the United States of America, can visit Kazakhstan for up to 15 days without the need for a visa. The Kazakhstan government intends to expand this list still further next year in preparation for the country hosting the International Exhibition Astana Expo 2017 from June-September.

 Rally officials have liaised closely with management at the Abu Dhabi Desert Challenge, Sealine Cross-Country Rally and the Italian Baja to ensure the smooth passage of vehicles and equipment between events in the 2017 FIA World Cup to adhere to the rigid transportation deadlines required. Detailed shipping details and precise timings are available from rallykazakhstan.com.

sábado, 12 de novembro de 2016

João Ramos e Vitor Jesus partem para Cuenca na liderança da Taça Ibérica de todo-o-terreno

João Ramos e Victor Jesus vão participar na Rally TT Cuenca 2016, prova que pertence à Taça Ibérica de todo-o-terreno. Com um prólogo que se realiza na sexta-feira dia 11 de Novembro e mais dois setores seletivos no Sábado de cerca de 325 km, esta prova irá decidir o vencedor do Título Ibérico.

 Esta edição do Rally TT Cuenca 2016 é a prova herdeira da mítica “Montes de Cuenca”, que durante muitos anos marcou o calendário de provas todo-o-terreno em Espanha. Este ano a Toyota Hilux da dupla portuguesa João Ramos e Victor Jesus surge novamente numa lista competitiva de inscritos, como é exemplo o piloto também em Toyota Hilux - Nani Roma.

 João Ramos comentou: “Esta é mais uma oportunidade para representar o nosso país e a marca dos meus patrocinadores além-fronteiras. Com os bons resultados adquiridos durante o ano, estamos na liderança, o que nos leva para esta prova com o objetivo de lutar pelo Titulo da Taça Ibérica.”

 O traçado desta prova no coração de Espanha (Castela-Mancha), começa na Sexta-feira, 11 de Novembro às 16:30 com o Prólogo de 5,8km. A restante prova com cerca de 325 km irá decorrer no Sábado 12, com dois setores seletivos de 185km e 140km, pelos exigentes traçados montanhosos de Cuenca.

Hélder Rodrigues apresentou Yamaha WR450F Rally para o Dakar 2017

Piloto oficial da Yamaha esteve em Milão a apresentar as novidades da equipa 

Hélder Rodrigues apresentou no EICMA (Salão Internacional de Moto), que decorreu em Milão, a Yamaha WR450F Rally com a qual vai participar no próximo Rally Dakar, competição que tem inicio marcado para o dia 2 de janeiro de 2017.

 O piloto oficial da Yamaha Racing esteve no Salão Internacional de Moto onde falou sobre o potencial desta nova moto: “temos trabalhado muito na moto e implementámos algumas novidades em relação à do ano anterior. Fizemos esta WR450F mais competitiva e com um melhor desempenho. Pretendemos agora melhorar o resultado, em comparação ao ano passado, no rali Dakar”, revelou Hélder Rodrigues.

 A WR450F Rally foi recentemente actualizada e beneficia de um depósito de combustível com capacidade de 33 litros o que lhe permite ter autonomia para maiores distâncias. Tem um sistema de arrefecimento maior para manter as temperaturas estáveis. Na torre de navegação, colocada na frente da moto, destaca-se um painel de informações fixo e o GPS que permite uma navegação mais eficaz. O chassis e a tecnologia do motor asseguram uma máquina leve e ágil o que permite um maior domínio da moto por parte dos pilotos.

 O Dakar 2017 vai iniciar-se pela primeira vez em Assunção, capital do Paraguai, para depois passar para a Bolívia e terminar no dia 14 de janeiro em Buenos Aires, na Argentina.

Rui Sousa à conquista do titulo Ibérico

• Rui Franco de novo ao lado de Rui Sousa 

Rui Sousa, encerra este fim de semana a sua temporada desportiva com a presença no Rali TT Cuenca, ultima prova do Taça Ibérico de Todo-o-Terreno. Aos comandos da Isuzu New D-Max, e de novo com Rui Franco como navegador, o piloto da Prolama vai lutar pelo Titulo Ibérico, o objectivo traçado pela equipa para a época de 2016, onde ocupa o 2º posto da classificação geral.

 O Rali TT Cuenca é uma das mais antigas provas de Todo o Terreno em Espanha, e reúne sempre um leque muito interessante dos melhores pilotos espanhóis da modalidade, este ano reforçado pela inclusão na Taça Ibérica da disciplina.

 Rui Sousa e Rui Franco, vão utilizar a Isuzu D-Max Proto, que esta temporada tem demonstrado toda a sua fiabilidade, terminando todas as provas disputadas e terá como principal objectivo somar os pontos necessários para vencer a Taça Ibérica, como referiu o piloto; …” esta participação tem para nós uma importância vital na luta pelo titulo, mas estamos conscientes que não dependemos só de nós; por isso o mais importante é sem dúvida terminar a prova. Depois logo veremos se o que conquistamos é suficiente para vencer a Taça Ibérica. Este será o culminar de um ano de bom nível que queremos dedicar a todos os nossos Patrocinadores e Equipa técnica da Prolama, que tudo têm feito para que estes resultados sejam possíveis…” conclui Rui Sousa.

 Também Rui Franco volta motivado ao banco direito da D-Max para acompanhar de novo Rui Sousa “…é bom regressar, significa que o meu trabalho em Aragon foi positivo, e como gosto muito das corridas em Espanha, volto com muita vontade de conhecer mais uma prova internacional e quero ajudar o Rui a conquistar este titulo…” concluiu o navegador.

 O Rali TT Cuenca, tem inicio Sexta-feira durante a tarde com a disputa do Prólogo nos arredores de Cuenca, seguindo-se no Sábado dois sectores selectivos de 185 km e 140 respectivamente, no fim dos quais se saberá quem é o novo Campeão Ibérico de Todo o Terreno.