sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Pedro Dias da Silva na “pole”

Animação e muito frio no arranque das 24 Horas de Fronteira

 Abriram esta tarde as hostilidades nas 24 Horas TT Vila de Fronteira, derradeira prova pontuável para o Desafio Total Mazda e que conta com seis Mazda Proto na luta por “um lugar ao sol” naquela que é a mais longa e mais dura jornada de TT disputada em solo nacional. Durante esta tarde tiveram lugar as qualificações, disputadas sob condições meteorológicas muito instáveis e com um frio gélido.

 Pedro Dias da Silva, que se apresenta em Fronteira acompanhado, por Pedro Clarimundo, José Janela, Mário Castro e Vítor Jesus, foi o mais rápido entre os pilotos do Desafio Total Mazda, com a marca de 11m32,79s, alcançando ainda o 18º lugar à geral entre as oitenta e duas equipas presentes. Pedro Dias Silva, que é o segundo piloto mais pontuado do Desafio após quatro provas, a 10 pontos de Etelvino Carvalho, esclarecia no final da sessão que “andei com muita calma, tentando poupar o carro. Não havia necessidade de correr riscos. O carro está óptimo e espero que a estratégia que delineámos seja a melhor e que nos permita alcançar os nossos objectivos. Tenho uma excelente equipa, da qual fazem parte pilotos e navegadores muito experientes. Espero que sejam trunfos a meu favor...”

 Na segunda posição entre os Mazda do Desafio, Etelvino Carvalho chega a fronteira na frente do Desafio, mas com uma magra vantagem... O piloto alentejano convidou para esta aventura, dois dos seus habituais adversários do Desafio, Jorge Cardoso, Bruno Rodrigues e ainda Marco Cardoso. Etelvino Carvalho foi, na sua melhor volta, cerca de 16 segundos mais lento que Pedro Silva. 

Aproximadamente 11 segundos atrás surgiu o CX-5 Proto liderado por Rui Lopes, sendo que o tempo nos treinos foi realizado pelo regressado Durval Costa, ele que, a par de Luís Ferreira e Paulo Navalhinhas, formam o quarteto que rubricou a terceira melhor marca entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda aqui em Fronteira.

 João Rato, vencedor do Desafio em 2011, 2012 e 2015, foi o quarto melhor hoje em Fronteira, ele que além de Vítor Caeiro, João Peraboa e André Carita, tem na sua equipa o Campeão Nacional de Quads, Roberto Borrego. A encerrar o lote dos Mazda do Desafio, ficaram João Pais – com José Santos/Luís Silva/Carlos Pacheco – e Tiago Avelar – com Paulo Gomes, Miguel Sardo, Henrique Menezes e Joel Lutas, respectivamente quinto e sexto classificados.