Três primeiros separados por apenas 4,15s
O início da Baja TT Idanha-a-Nova ficou marcado pela competitividade. O espectacular prólogo desenhado junto à Senhora do Almurtão foi o palco de uma intensa batalha com vantagem para João Ramos que é o primeiro líder da prova. O piloto da Toyota Hilux foi o mais rápido na segunda passagem pelo percurso com sete quilómetros e deixou Miguel Barbosa, o segundo mais veloz, a 2,3s. Ricardo Porém regressou à competição quase um ano depois e está no último lugar do pódio.
As equipas encontraram o piso do percurso desenhado pela Escuderia Castelo Branco totalmente seco. Miguel Barbosa entrou a ganhar e foi o mais rápido na primeira passagem. Mas na segunda, João Ramos respondeu e conseguiu uma diferença suficientemente grande para assumir a liderança da competição.
“Tive um excelente andamento. A segunda passagem esteve para correr mal. Abrandei tanto que acabei quase parado num gancho. Depois disso pensei que tinha de recuperar e por isso consegui o tempo que fiz. O carro está fantástico e vou tentar manter o ritmo amanhã. Só não gosto de arrancar à frente por questões de segurança, mas conheço o bom trabalho da organização e por isso não me assusta”, afirmou João Ramos.
A pouco mais de dois segundos, surge Miguel Barbosa. O piloto do Mitsubishi Racing Lancer não conseguiu ganhar mas estava satisfeito com a sua prestação no final. “Fiz duas boas passagens, sem exageros e sem erros. O prólogo foi positivo. Amanhã é que é o dia com duas longas especiais que irão decidir o vencedor”, explicou.
Para Ricardo Porém, o regresso ao todo-o-terreno correu muito bem. “Penso que estive melhor na segunda passagem, mas o prólogo correu dez estrelas. Estou a fazer a adaptação à Toyota. Com o passar dos quilómetros, mais o carro me surpreende pela positiva. Estou com um bom feeling. O terceiro lugar é um excelente resultado. Talvez seja o ideal para o longo dia de amanhã”, sublinhou o campeão nacional que se estreia ao volante de uma Hilux.
Na categoria T2, Eduardo Mota impôs-se com o Nissan Pathfinder, enquanto no T8, José Mendes (Opel Astra Proto) foi o mais forte. A Baja TT Idanha-a-Nova também conta para o Desafio Mazda, competição em que Bruno Oliveira se destacou com o CX5 Proto e venceu o prólogo.
Amanhã, as equipas cumprem mais de 350 quilómetros em dois sectores selectivos. O primeiro tem partida marcada para as 10h05, enquanto o segundo começa apenas às 16h30.
Classificação após o prólogo da Baja TT Idanha-a-Nova
1º J. Ramos/V. Jesus Toyota Hilux 11m23,88s
2º M. Barbosa/M. Ramalho Mitsubishi Racing Lancer a 2,30s
3º R. Porém/J. Monteiro Toyota Hilux Overdrive a 4,15s
4º H. Oliveira/N. Silva Nissan Navara Offroad a 11,06s
5º N. Matos/F. Serra Opel Mokka Proto a 22,69s