sábado, 12 de setembro de 2015

Patrão, Borrego e Lopes/Santos vencem prólogo

Motos, quads e UTV-Buggy dão espectáculo na Sra. do Almurtão 

Mário Patrão, em motos, Roberto Borrego, nos quads, e João Lopes/Bruno Santos, em UTV-Buggy, foram os protagonistas do prólogo com vitórias nas respectivas categorias. O campeão nacional nas duas rodas foi quem obteve a vitória mais folgada, enquanto nas restantes especialidades, as diferenças entre os primeiros foram reduzidas. A Baja TT Idanha-a-Nova tem garantidos a emoção e o espectáculo para os dois sectores selectivos de amanhã.

 Mário Patrão quer aproveitar a ausência do líder do campeonato, António Maio (tem uma lesão numa clavícula) para recuperar terreno e reentrar na luta pelo título. Foi com este estado de espírito que cumpriu os sete quilómetros do prólogo e estabeleceu o melhor tempo. O piloto da KTM bateu Sebastian Buhler por 6,44 segundos, enquanto Hélder Rodrigues ficou em terceiro, a 8,23s.

  “Primeiro, temos de acabar a corrida. Com a ausência do Maio tudo poderá renascer, mas ainda é muito cedo para falar”, afirmou o primeiro líder da prova que se mostrou cauteloso. Já Buhler, preocupou-se em “entrar no ritmo” porque esteve “parado há demasiado tempo”, esclareceu.

 Para Hélder Rodrigues, “o prólogo é muito giro e rápido”. O piloto da Yamaha ficou satisfeito com a sua prestação mas ressalva que o principal objectivo em Idanha-a-Nova “é treinar muito”. Postura semelhante tem Ruben Faria. Quarto classificado neste primeiro confronto, o algarvio admite que “ganhar não é prioridade”. Quer “treinar e fazer a melhor corrida possível”.

 Entre os quads, a luta pelo título está ao rubro. Há vários pilotos com possibilidades de vencer o campeonato e, para já, Roberto Borrego ganha vantagem na prova. O piloto da Yamaha foi o mais rápido no prólogo mas por uma diferença de apenas dois segundos para Tiago Gomes. António Moreira ficou com o terceiro tempo.

“O prólogo correu bastante bem apesar de ter andado duas vezes em duas rodas”, disse, satisfeito pelo resultado, Roberto “Beto” Borrego. O líder do campeonato, Tiago Gomes, não tinha tantas razões para sorrir. “Parei antes da célula da tomada de tempo. Foi um erro que cometi, mas foi o melhor possível”, lamentou o piloto que, ainda assim, parte para o dia de amanhã praticamente colado ao primeiro classificado. 

João Lopes e Bruno Santos triunfaram entre os UTV-Buggy naquele que foi o despique mais equilibrado da tarde. A dupla do Polaris RZR XP impôs-se a Teo Viñaras pela pequena vantagem de 0,47s, o que deixa tudo em aberto para o dia de amanhã. Vítor Santos foi o terceiro mais rápido e não permitiu que os seus adversários fugissem na classificação. Perdeu apenas 1,55s para o mais rápido. 

Os líderes da prova e do campeonato partem na frente para o dia mais longo da Baja TT Idanha-a-Nova e estão concentrados em fazer uma corrida sem sobressaltos. “Vamos andar com cabeça. Queremos chegar ao fim”, afirmou João Lopes.

 Amanhã, a competição para as motos, para os quads e para os UTV-Buggy começa bem cedo. O primeiro concorrente parte às 7h30. No total, as equipas disputam quase 280 quilómetros ao cronómetro. Começam com um sector selectivo de 99,09 km e, já à tarde, têm mais 178,66 km para cumprir.

 Classificação no prólogo da Baja TT Idanha-a-Nova (Motos)

1º Mário Patrão KTM 450 SX-F 5m33,57s
2º Sebastian Buhler Yamaha YZ 250F a 6,44s
3º Hélder Rodrigues Yamaha WR a 8,23s

 Classificação no prólogo da Baja TT Idanha-a-Nova (Quads)

1º Roberto Borrego Yamaha YFZ450R 5m39,52s
2º Tiago Gomes Suzuki LTR a 2,08s
3º António Moreira Yamaha YFZ 450 R a 7,50s

 Classificação no prólogo da Baja TT Idanha-a-Nova (UTV-Buggy)

1º João Lopes/Bruno Santos Polaris RZR XP 6m04,27s
2º Teo Viñaras Polaris RZR a 0,47s
3º Vítor Santos Polaris RZR 1000 XP a 1,55s