sexta-feira, 25 de abril de 2014

João Belo e Lino Silva recuperam ritmo competitivo

Equipa às portas do “top-ten” na super-especial

 No regresso à competição depois de quatro anos parados, João Belo e Lino Silva arrancaram para a primeira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno com um andamento próximo dos dez primeiros. A equipa, que se estreou na principal categoria da modalidade (T1), fez os primeiros quilómetros ao volante do Opel Astra Proto e terminou as duas passagens pela super-especial da Herdadinha a 1m04,79s da formação mais rápida.

 João Belo e Lino Silva começaram a competição com o intuito de recuperar o ritmo perdido, fruto de um hiato de quatro anos sem competirem. Na primeira passagem pelo circuito de 5,5 quilómetros, a dupla do Opel Astra Proto efectuou o 12º melhor tempo, a 31,99s dos mais rápidos, Miguel Barbosa e Pedro Velosa. Na segunda volta, a equipa entrou apostada em imprimir um ritmo mais vivo mas um percalço no arranque acabou por impedir a dupla de melhorar o registo. João Belo e Lino Silva tiveram de se contentar, novamente, com o 12º posto, a 32,80s dos vencedores da especial.

“Andámos sem arriscar. Na primeira passagem aproveitámos para ganhar a mão ao carro. Estivemos muito tempo sem andar e como o teste que tivemos aconteceu há quinze dias, foi importante entrarmos desta forma. Na segunda vez que fizemos o percurso andámos razoavelmente, mas infelizmente tivemos um problema no arranque, em parte por ainda nos estarmos adaptados ao carro, e perdemos cinco ou seis segundos”, explicou João Belo à chegada ao parque de assistência do Vinhos Ervideira Rali TT.

“Estamos satisfeitos com este arranque de temporada. Amanhã saímos de uma posição simpática pois estamos na primeira parte do pelotão. O carro está impecável. Dá um prazer enorme de conduzir e nós estamos a divertir-nos imenso com esta nova experiência”, concluiu o piloto. 

Amanhã, as equipas têm um dia longo pela frente com a dupla passagem pelo sector selectivo de 154,32 quilómetros. Nesta edição, a organização do Vinhos Ervideira Rali TT decidiu inverter o sentido do percurso da prova, o que representa um desafio para os concorrentes. A primeira equipa a entrar em competição arranca às 8h30. O vencedor deverá ser conhecido por volta das 14h30, com a cerimónia de pódio agendada para as 15 horas.