domingo, 16 de março de 2014

Rómulo Branco em excelente plano

• Piloto luso angolano evolui na adaptação à nova máquina 

• Dupla Rómulo Branco/João Serôdio termina 2ª etapa na 9ª posição

 A prestação do piloto luso angolano Rómulo Branco na Baja Itália está a cotar-se como muito positiva tendo em conta que é a sua estreia aos comandos não só da sua nova Toyota Hilux Overdrive, como é também a primeira competição todo-o-terreno que o piloto disputa com uma máquina T1 da primeira linha atual desta disciplina.

 A evolução tem sido notória já que, por exemplo, no troço de “Pasch”, que teve três passagens Rómulo Branco melhorou 58s entre a primeira e a segunda passagem e 15s entre a segunda e a terceira.

 Disputadas que estão 6 especiais cronometradas, a liderança da Italian Baja é ocupada pelo russo Boris Gadasin, aos comandos de um G-Force Proto, com o tempo de 1h57m55s para 178 quilómetros de prova e que tem uma vantagem de 21s para a Toyota Hilux Overdrive de Alrajhi, o piloto que venceu a prova de abertura da Taça do Mundo disputada na Rússia. Em máquina idêntica está o polaco Dabrowski que ocupa o terceiro lugar a 24s do líder. O Mini All 4 Racing da dupla Kaczmarski/Plameiro está em 4º lugar a 1m27s.

 Rómulo Branco ocupa um excelente nono lugar e à sua frente apenas estão pilotos com máquinas de primeira linha e com já muitas provas da Taça do Mundo disputadas. O piloto que continua a ser acompanhado pelo seu navegador habitual João Serôdio está a apenas 24s do 8º lugar, mas atrás de si tem o 11º classificado, Miroslav Zapletal a apenas 2s.

  “O percurso desta Baja Itália é muito semelhante ao da prova de 2013 e de 2012. Foi o facto de já conhecermos razoavelmente bem este tipo de pistas e por estarem aqui os pilotos top da modalidade que resolvemos fazer este teste antes de nos abalançarmos no Campeonato de Portugal. Todavia as diferenças para aquilo a que estávamos habituados a andar são muito grandes e obrigam a cautelas reforçadas. Mas estamos muito satisfeitos com os nossos progressos e com a adaptação que já sabíamos tinha de ser progressiva”, salientou no final da 2ª etapa o piloto luso angolano Rómulo Branco.

 A Baja Itália, segunda etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno termina amanhã com a disputa de mais quatro sectores selectivos. A etapa de Domingo começa pelas 9h00m da manhã (hora local) com a passagem pelos 18,77 km de “Vavasone”, seguida dos 44 km do troço de “Mosaico” ambos a serem cumpridos por duas vezes. De referir que os troços são sensivelmente os mesmos de hoje para percorridos em sentido inverso.