Para além da componente desportiva o Rallye Aicha des Gazelles du Maroc apresenta sempre uma forte componente humanitária. Assim, para além da classificação das várias categorias (Moto/Quad, Auto/Camião e Crossover) contempla ainda vários troféus e desafios. Um deles toma a designação de “Prémio Relais Wave Médias”. As equipas que se inscrevem neste desafio têm por objectivo divulgar o papel de uma associação humanitária e, caso ganhem, terão oportunidade de ver-lhe atribuído um donativo no valor 15000 euros. Para facilitar esta tarefa são apadrinhados por um meio de comunicação que fará, naturalmente, a cobertura da prestação da equipa e contribuirá para a divulgação da associação em causa.
A equipa constituída por Elisabete Jacinto e Valérie Dot que participam de Volkswagem Amarok com o número 160, decidiram também aderir a este desafio. Pretendem assim divulgar e apoiar a ASF (Aviation Sans Frontières www.asf-fr.org). Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública desde 1993, que há mais de trinta anos disponibiliza os meios aéreos necessários, assim como o profissionalismo e as competências aeronáuticas dos seus membros, ao serviço de causas humanitárias. São eles os responsáveis por criar a necessária ponte entre aqueles que sofrem e os que, de alguma forma, contribuem para a diminuição desse sofrimento. Com os seus próprios aviões apoiam outras ONG´s na distribuição de bens em locais de acesso difícil. Efectuam evacuações sanitárias de urgência e prestam o necessário acompanhamento às crianças que, vindas de todas as regiões do mundo, chegam à Europa para beneficiarem de intervenções cirúrgicas impossíveis de realizar nos seus países de origem.
O meio de comunicação associado a este projecto é a revista francesa AutoMoBelle (www.automobelle.fr), uma revista especializada em autos e motos, dedicada exclusivamente ao público feminino. Uma revista que vem ao encontro das necessidades de um mercado crescente constituído pelas mulheres cada vez mais autónomas na escolha do carro ou moto que utilizam no seu dia-a-dia.
Elisabete e Valérie orgulham-se por representarem estas duas entidades e tudo farão para que a ASF possa receber os tão necessários 15 000 Euros.