A estreia de Rómulo Branco aos comandos da nova Toyota Hilux de motorização a gasolina, fabricada na Overdrive e que é a aposta do piloto para esta temporada, teve esta tarde lugar no prólogo da Baja itália, segunda etapa da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno, onde a dupla Rómulo Branco/João Serôdio obteve o nono tempo absoluto.
Com 9200 metros de extensão, o prólogo da Italian Baja, denominado Memorial Cláudio “Caco” Azzaretti, foi ganho pela dupla polaca Dabrowski/Czachor aos comandos de uma Toyota Hilux Overdrive que, gastando 8m02,6s, se superiorizou ao Mini All 4 Racing da dupla russa Vasilyev/Zhiltsov por uma diferença de 5,2s.
Imprimindo uma toada extremamente cuidadosa o vice-campeão mundial 2013 da classe T2, gastou apenas mais 34,3s que a dupla vencedora tendo sido mais rápido que pilotos como o ex-campeão do mundo de ralis Miki Biasion que regressou em Itália às competições de todo-o-terreno e Thierry Magnaldi que se apresentou aos comandos do buggy de Jean Louis Schlesser.
“Foram os meus primeiros quilómetros em competição com este carro com o qual muito pouco tinha andado antes desta prova. Estamos numa fase de aprendizagem e depois de ter feito o prólogo senti que em vários sítios podia ter ido mais além. Agora acontece tudo bem mais depressa do que no nosso anterior carro T2. A Toyota não é muito complicada de pilotar, mas tem uma tendência para se atravessar que é necessário acautelar”, salientou no final do prólogo o piloto luso angolano Rómulo Branco.
Esta jornada italiana da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno prossegue amanhã com a disputa de cinco sectores selectivos. A etapa de Sábado começa pelas 8h30m da manhã (hora local) com a passagem pelos 44 km de “Pasch”, troço que será repetido mais duas vezes, enquanto, com apenas 18,5 quilómetros de extensão, o troço de “Cosa” será cumprido por duas vezes.