Na 16ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira, João Rato carimba a sua 10ª participação na prova alentejana na qual participou pela primeira vez em 2003.
Depois de uma época de altos e baixos, com uma vitória no Ervideira Rali TT, uma penalização de 49 minutos em Idanha-a-Nova e uma desistência na Baja Portalegre, para a última prova do Desafio Total/Mazda 2013 o piloto de Portalegre, em conjunto com a equipa Xuxas Team Sport, preparam a Mazda BT-50 para enfrentar as 24 horas de prova.
Ao lado do navegador Filipe Serra, do ex-companheiro de equipa Carlos Pinto e do manager da equipa Paulo Pinto, João Rato ambiciona vencer entre as Mazdas para terminar a época com uma vitória.
“Esta época as coisas não correram como tínhamos planeado e vamos para as 24 Horas no 3º lugar da classificação do Desafio Mazda. Sei que neste momento não dependo só de mim, mas vou em conjunto com a minha equipa fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para conquistar um bom resultado. Conto com o Filipe Serra, o Carlos Pinto e o Paulo Pinto para enfrentar as 24 Horas de prova e todos sabemos que temos que gerir da melhor forma a mecânica do carro para minimizarmos os problemas mecânicos que habitualmente surgem
numa prova com esta duração.”
Ao longo de 16 edições, as 24 Horas TT Vila de Fronteira têm cativado cada vez mais público e são muitos os fãs da modalidade de que deslocam à vila alentejana. Assim, João Rato e a equipa Xuxas Team Sport decidiram juntar uma causa solidária à sua participação e angariar fundos para entregar à família do ex-piloto de motocross, Henrique Venda.
As 24 Horas TT Vila de Fronteira realizam-se entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro.
Agradecimentos especiais à Kraftwerk Portugal, Xuxas Team Sport e Manrepauto.