terça-feira, 5 de novembro de 2013

João Rato obrigado a desistir em casa

Para a 27ª Baja Portalegre 500 João Rato tinha definido como objectivo vencer entre as Mazdas BT 50 e assim marcar com uma vitória a sua 16ª participação na mítica prova do Todo Terreno em Portugal.

 Na sexta-feira, a dupla João Rato/José Motaco realizaram um prólogo isento de erros sendo os 4º melhores no evento nacional e conseguindo o 3º melhor tempo entre os concorrentes do desafio monomarca.

 No dia de sábado, o piloto de Portalegre realizou apenas 5 quilómetros em perfeitas condições uma vez, que nesta fase a Mazda da equipa Xuxas Team Sport partiu um amortecedor dianteiro, fazendo com que a equipa perdesse muito tempo e tivesse que gerir a partir desse momento a mecânica do automóvel de modo a conseguir chegar à assistência.

 Porém, ao quilómetro 150 depois da passagem pelo terródromo de Fronteira a dupla alentejana viu a Mazda desligar-se e não conseguiu que a mesma voltasse a trabalhar. Uma avaria no motor e no turbo ditaram a desistência do actual bi-campeão do Desafio Mazda.

  “No início da época propus-me voltar a participar no Desafio Total/Mazda e o objectivo era renovar o título de campeão. Tínhamos quatro provas para o fazer, sendo que as 24 horas valem por duas classificações, fazendo um total de 5 provas. Venci a primeira prova, no Ervideira Rali TT e fui para Idanha-a-Nova com o mesmo objectivo no entanto, depois de uma prova onde apesar dos diversos problemas mecânicos consegui terminar em primeiro lugar entre as Mazdas quando cheguei ao fim fomos informados que não tínhamos respeitado um controle de velocidade e fui penalizado em 49 minutos. 

 Vim para a Baja Portalegre no 3º lugar do Desafio e com uma desvantagem pontual pequena por isso, tinha como único objectivo vencer e manter-me na luta pelo título. Começámos praticamente desde início com um amortecedor partido mas não desistimos de lutar pelo objectivo de vencer, mas não tivemos a sorte do nosso lado e ao quilómetro 150 a carrinha desligou-se e não voltou a trabalhar. 

Foi muito gratificante voltar a ter o José Motaco como meu navegado, lamento não ter conseguido chegar ao fim, mas contra a mecânica pouco podíamos fazer. Sabemos que as contas ficam mais complicadas mas até ao final das 24 Horas tudo pode acontecer e eu vou lutar até ao fim.”

 As 24 Horas TT Vila de Fronteira realizam-se entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro. 

Agradecimentos especiais à Kraftwerk Portugal, Xuxas Team Sport e Manrepauto.