sábado, 12 de janeiro de 2013

Pedro Bianchi Prata em 4º na Etapa; Rúben Faria já é (quase) segundo

- As duras condições, provocadas pela forte queda de chuva durante a noite e a navegação marcaram a etapa que antecede o dia de descanso do Dakar. O vencedor voltou a ser Joan Barreda Bort;

- Fantástica etapa de Pedro Bianchi Prata que alcançou um brilhante 4º lugar no dia de hoje.

A 8ª etapa do Dakar, com uma especial de 492 Km's previstos inicialmente, ficou cedo marcada pela anulação da primeira parte do troço. As fortes chuvas que caíram na noite que antecedeu a etapa obrigaram a organização a anular os primeiros quilómetros cronometrados e por isso o dia que ligava Salta a San Miguel de Tucuman ficou com uma especial reduzida a cerca de 150 Km's.

Apesar de ter menos de metade dos quilómetros previstos, a etapa não trouxe facilidades a nenhum dos concorrentes, antes pelo contrário. A chuva tornou as condições muito duras e a navegação foi uma verdadeira dor de cabeça. Quase todos os pilotos da frente passaram por dificuldades em termos de navegação e por isso a classificação da etapa é toda ela uma surpresa.

Imune a quaisquer dificuldades, Joan Barreda Bort efectuou uma especial sem problemas e alcançou assim o seu 3º triunfo neste Dakar 2013. O espanhol da Husqvarna tem tido no entanto uma participação de altos e baixos e por isso está muito atrasado na classificação geral.

Johnny Campbell alcançou o segundo lugar na especial e foi ele que trouxe até agora o melhor resultado ao Team HRC Honda, a mais de 7 minutos de Barreda. O colega de equipa de Hélder Rodrigues superou Ivan Jakes, mais uma surpresa, por 53 segundos. O eslovaco, que disputa este Dakar numa KTM subiu para um espectacular 6º posto. Bem pior que Jakes está Campbell, na 66ª posiçao a mais de 5 horas e 40 minutos do líder.

A grande surpresa do dia vai para a fantástica prestação de Pedro Bianchi Prata nesta 8ª especial. O piloto, que com algumas dificuldades conseguiu reunir apoios para estar à partida deste Dakar, teve hoje uma justa recompensa para o esforço que fez para participar na prova este ano e alcançou um brilhante 4º lugar, a 11 minutos e 10 segundos do primeiro. Na classificação geral Bianchi Prata está um pouco atrasado, ele que foi vítima de problemas na sua Husqvarna no decorrer da Etapa 5.

Em 5º lugar terminou Vincent Guindani. O piloto francês que participa numa Yamaha beneficiou, tal como os pilotos à sua frente, de ter partido numa posição mais atrasada e assim não teve os problemas de navegação que os primeiros pilotos tiveram. Fica assim completo um Top 5 um pouco bizarro, face aquilo que temos visto pelo menos nesta edição do Dakar.

No 6º lugar terminou David Casteu, que ganhou tempo a todos os seus principais adversários e por isso assumiu a liderança do Rali. O piloto da Yamaha perdeu mais de 14 minutos para o primeiros, mas beneficiou do muito tempo perdido por parte de Olvier Pain, que não foi além do 78º posto, a 37 minutos do homem do dia. Na geral Pain caiu para o 5º posto (provisório), agora a 16 minutos e 10s de Casteu.

Após um dia mau, Cyril Després recuperou muito tempo, sendo agora o 2º classificado, a menos de 10 minutos de Casteu. Contudo esta classificação não tem ainda a penalização correspondente à troca de motor no dia de ontem, conforme noticiámos anteriormente e assim o piloto da KTM deverá deixar o 2º lugar e assumir o 5º posto.

Rúben Faria continua em excelente forma e o 33º lugar na etapa não o impediu de assumir o 3º lugar provisório. O português beneficiará da penalização de Després e subirá por isso para o 2º lugar. Faria deixa assim a KTM numa difícil posição, pois está a apenas 11 minutos da frente, enquanto Després está a quase 25 minutos. A equipa irá certamente decidir o que fazer no dia de descanso, que é já amanhã.

Boa etapa para Hélder Rodrigues que foi o segundo melhor português e terminou em 10º, ganhando tempo a quase todos os pilotos que estavam à partida da etapa à sua frente na geral. O piloto oficial da Honda está agora em 14º, após uma penalização de 15 minutos no dia de ontem.

Mário Patrão e Paulo Gonçalves também passaram por dificuldades e terminaram a etapa em 47º e 39º, respectivamente. Na classificação geral Patrão subiu para 39º e Gonçalves para 24º.

Classificação da Etapa 8:

1º Joan Barreda, 2º Johnny Campbell, 3º Ivan Jakes, 4º Pedro Bianchi Prata, 5º Vicent Guindani.

Classificação Após Etapa 8:

1º David Casteu

2º Cyril Després +9min26s

3º Rúben Faria +11min16s

4º Francisco Lopez +12min00s

5º Olivier Pain +16min10s

...

14º Hélder Rodrigues +41min39s

24º Paulo Gonçalves +1h41min40s

39º Mário Patrão +3h17min47s

91º P. Bianchi Prata +7h52min04s

Foto: DPPI/Dakar.com