sábado, 12 de janeiro de 2013
Cyril Després troca motor e será penalizado
Publicado em sábado, janeiro 12, 2013
- O piloto francês decidiu trocar de motor no final da etapa de ontem, depois dos problemas sentidos durante a especial;
- Hélder Rodrigues surge também na geral com uma penalização de 15 minutos.
Depois dos problemas na caixa de velocidades da sua KTM, Cyril Després trocou o motor da sua mota no final do dia de ontem. O francês não podia "escolher" pior dia para ter problemas, já que ontem disputou-se a única etapa maratona do Dakar 2013, onde os pilotos não puderem receber assistência após a especial. Isto implicou que o próprio Cyril Després, com a ajuda dos outros pilotos da equipa onde se inclui Rúben Faria, trocasse o motor da sua moto. Sem acesso a peças e apenas utilizando ferramentas básicas, o vencedor do ano passado trocou de motor com o polaco Dabrowski que "emprestou" assim o seu motor ao francês.
A troca de motor, para além de ter de ser feita pelos pilotos, implicará também uma penalização de 15 minutos aos dois pilotos e assim Després ficará a quase meia hora da liderança.
Para além disso é possível que o piloto tenha de trocar de motor mais uma vez, como era previsto inicialmente, o que o levará a ser ainda mais penalizado. Assim poderá haver aqui uma hipótese para Rúben Faria ter "rédea solta" e assumir as funções de piloto número 1 da KTM. É o que iremos saber durante os próximos dias.
Sem qualquer informação sobre o que aconteceu a Hélder Rodrigues, a verdade é que o português surge na classificação após a etapa de ontem com uma penalização de 15 minutos. A confirmar-se, o piloto da Honda cai para 17º e perde praticamente todas as hipóteses de lutar por um lugar no pódio.
Foto: Edmunds J. KTM Images
