sábado, 12 de janeiro de 2013
2ª Expedição ao Montado dará a conhecer as mais nobres raças de gado do Montado
Publicado em sábado, janeiro 12, 2013
Herdade da Torrinha abre as suas portas à Expedição.
A 2ª Expedição entrou na fase final de preparação, e por isso iremos durante os próximos dias a revelar pouco a pouco aquele que será o programa deste evento único na região e que levará os participantes a percorrer grande parte do Concelho de Coruche e um pouco do Concelho de Salvaterra de Magos.
A ocupação do Vale do Sorraia e dos montados de sobro da região tem origens bastantes
longínquas. São conhecidos locais arqueológicos com milhares de anos na região, como por exemplo as Antas de Coruche. A razão que levou a essa ocupação certamente prender-se-á com as condições naturais da charneca Ribatejana, que permitiram aos seres humanos passar de caçadores recolectores a agricultores. Com a agricultura surgiu também a criação de gado, onde figura o gado ovino, caprino e sobretudo o bovino, espécies que ainda nos dias de hoje têm grande expressão na região.
Estes animais, tal como os Sobreiros, fazem parte desta paisagem deste tempos imemoriais, e são um elemento quase imprescindivel na economia e tradição locais.
Assim, para procurar dar a conhecer de perto o que é a criação de gado no montado, procurámos algo verdadeiramente emblemático. E encontrámo-lo na Herdade da Torrinha, no extremo ocidental do Concelho de Coruche, onde são criados belos e imponentes exemplares de Gado Bravo, bem como dos mais dóceis Martolengos. Os participantes da Expedição ao Montado irão poder ver estes animais em campo aberto, e ver como são tradicionalmente tratados e criados no seu habitat natural.
A Expedição irá procurar chegar cedo a esta Herdade para poder ver a mudança do gado
entre pastagens, e ver como é trabalhar com estas raças nobres no dia á dia, o que para os amantes da natureza e destas raças será certamente uma oportunidade única de colher belas imagens destes animais. Quanto ao gado bravo, poderemos vê-los bem de perto no momento de alimentação, para que eles estejam junto da zona que vamos percorrer e não ocultos na paisagem.
A Expedição ao Montado é um passeio TT de grau de dificuldade fácil, destinado não só aos proprietários dos veículos 4x4 tradicionais, mas também aos proprietários dos modernos SUV. Para isso percorreremos caminhos de terra batida, dentro e fora das herdades, que não colocarão grandes obstáculos e mas que irão dar um enorme prazer de condução ao mesmo tempo que "avivam" o gosto pela aventura dos participantes.
A Expedição ao Montado irá também ser aberta a motos, mas apenas a motos tipo Grande
Trail, com capacidade de terem roadbook de enrolar. Não são admitidas motos de competição nem similares.
Dia 23 de Março, partindo de Coruche e com destino a Muge, os participantes terão pela frente um dia bastante preenchido, com visita a ínumeros locais, ao mesmo tempo que percorrerão perto de 200 quilómetros de estradas e estradões desta espetacular região, tão perto de Lisboa e que ainda assim passa algo despercebida, mantendo por isso caracteristicas que já desapareceram em outros locais.
A 2ª Expedição ao Montado é organizada pela X-Adventure, em colaboração com o Todoterreno.pt
A Expedição tem no Todoterreno.pt o seu "Media Oficial" e tem como "Media Partners" a
revista "Off Road 4x4, e os sites “MaisTT” , “TTVerde” e “Dezasseis Válvulas”.
A comissão organizadora.
