quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Proto Dessoude N011...


...ou a nova vida do Mitsubishi Racing Lancer.

Em 2012 a equipa Francesa Team Dessoude irá celebrar 30 anos de participações no Dakar. Este aniversário irá coincidir com um verdadeiro reavivar da equipa de St. Lô, que irá ter este ano três novos veículos : 2 Prótotipos, N011 e Atacama, e ainda um novo buggy Oryx a diesel que partipará pela primeira vez neste evento.

No entanto, é sobre o N011 que recaem as maiores atenções. Qualquer um que olhe para este carro certamente o reconhecerá: Este é mais um dos Racing Lancer da extinta equipa oficial, que agora foi rebatizado e voltou a sofrer alterações ao nível de motor. Inicialmente equipados com motores a diesel de última geração, viram depois os motores serem subsituidos por unidades a gasolina de 4.0L ou 2.0 Turbo. Agora, pelas mãos da equipa liderada por André Dessoude, outra modificação foi feita, como nos diz o próprio chefe da equipa: "A nossa equipa irá subir de nível este ano, com novos veículos de produtos de alta qualidade. Nós escolhemos Christian Lavielle para guiar o nosso "último" carro, o Proto N011. É um carro de alta tecnologia e de acordo com os regulamentos de 2012. Está equipado com um motor Nissan 3.7L. Bem equilibrado, tem uma performance e uma relação peso potência muito interessante. É um bom carro e com uma boa equipa que irá tentar destabilizar a armada BMW. E irá haver muito trabalho assim que virmos o contingente inscrito pela equipa Alemã. A adaptação do motor colocou os maiores problemas, mas depois dos testes que fizémos, não temos nada de complexo para fazer. Como é normal, iremos andar "cuidadosamente" e gerir a nossa corrida diariamente porque o Dakar nunca é uma corrida simples. Eu estou muito confiante porque em 2011 esta estratégia deu dividendos e Christian terminou em oitavo com um veículo muito menos eficiente."

Será a dupla Christian Lavieille / Jean Michel Polato que irá conduzir no Dakar este novo carro "de fábrica". É um carro novo feito nas oficinas da Dessoude e que seduziu desde inicio o piloto. "Tenho a verdadeira consciência da sorte que tenho em poder conduzir este carro, e quero agradecer sinceramente a André Dessoude por confiar em mim de novo. É um belo carro e muito equilibrado. Ao volante tudo é "fácil" e tudo acontece muito depressa. O motor é excelente e o carro é simplesmente fantástico nas pistas com pedras. A sua eficiência é muito surpreendente. Senti-me confortável desde o ínicio e tive muito prazer quando descobri esta nova máquina. Mas eu sei o que irei enfrentar dentro de algumas semanas, e não será um passeio." disse o piloto.

"No papel, temos um carro mais potente do que na última edição, mas o Dakar é o Dakar e temos que permancer cautelosos. Temos que ser espertos e sensatos, porque penso que teremos que evitar muitas ratoeiras, incluindo as das últimas etapas. Ainda não competimos com este carro, e por isso é díficil comparar com os nossos oponentes. Mas temos muito a nosso favor para tentar conseguir um bom resultado."
concluiu Laveille.

Fonte: todoterreno.pt