quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Erro de navegação atrasa Hélder Rodrigues


• Troca de pneu alterou calibração e fez o piloto enganar-se no percurso
• Baixou para a 5ª posição mas está apenas a 12m19s da liderança


Há dias em que também os campeões falham e hoje foi um desses. Um erro de navegação retirou a Hélder Rodrigues a liderança do Rallye Oilbya Maroc 2011 e o campeão do mundo de todo-o-terreno está a agora na 5ª posição a 12m19s do espanhol Joan Barreda.

O piloto da Red Bull Yamaha TMN Team voltou a ter problemas com o medidor de distâncias da sua moto e isso levou-o a cometer um erro de navegação.

“Parti atrás do Marc e estava a rolar ao mesmo ritmo que ele quando, ao km 164, cometi um erro de navegação. A principal razão para isso ter acontecido teve a ver com o facto de ter ontem mudado o pneu da frente da moto, de areia para pista e não ter calibrado os aparelhos em função dessa troca. Estavam uns carros parados na estrada e desconcentrei-me porque as notas não batiam certo. Tomei o caminho errado e levei bastante tempo até voltar ao percurso
”, explica o piloto da Red Bull Yamaha TMN Team, que acrescenta: “A partir daí passei a estar sem confiança e como as contas continuavam a não bater certo, não deu para recuperar. Acho que nada está perdido e amanhã vou tentar melhorar a minha classificação”.

A 4ª etapa do Rallye OiLibya Maroc 2011, com 245 quilómetros de sector selectivo, marca o reencontro com as dunas. Uma etapa difícil e com um pouco de tudo o que é possível os concorrentes encontrarem: dunas quebradas, areia mole, erva de camelo, travessia de grandes cordões, dunetes cruzadas, etc. Chegada mágica nas dunas do erg Lyoudi.