sábado, 29 de janeiro de 2011
Serão as Navara Overdrive alternativa aos Racing Lancer?
Publicado em sábado, janeiro 29, 2011
Já há algum tempo que é conhecido o facto de que a situação da JMB Stradale - a proprietária da estrutura e veículos da ex-equipa oficial da Mitsubishi, não é a melhor. A juntar isto permanece de alguma forma uma má imagem deixada na época de 2010 por um Racing Lancer Turbo com pouca fiabilidade, que nem quando regressou ao anterior motor a gasolina idêntico ao que Carlos Sousa levou ao Dakar conseguiu ultrapassar os problemas que vinha a sofrer. A época de 2009 acaba assim por parecer já demasiado distante, altura em que o Racing Lancer parecia relógio Suiço e permitiu a Carlos Sousa fazer um regresso em grande ao CPTT.
Um dos recentes episódios foi protagonizado por Nani Roma, que depois de regressar de uma sessão de testes em Marrocos com vista à preparação do Dakar virou costas à equipa Francesa recusando-se a participar na prova com um dos seus carros. Segundo os comentários de então, o motivo prendia-se com a falta de garantias dada pela equipa, porque aparentemente o piloto até estava satisfeito com os progressos feitos com o carro.
Mais recentemente foi o Árabe Yazeed Al-Rajhi que optou por uma Navara da Overdrive, deixando assim de lado os Racing Lancer. Este piloto no ano passado tinha vencido a Ha'il Baja com um Racing Lancer, e decidiu utilizar na edição de 2011 uma Nissan. Certamente terá na memória a vitória de 2009 conseguida também com uma Nissan.
E por cá? Será que os pilotos que utilizaram os Racing Lancer irão passar-se para as Nissans Overdrive? Miguel Barbosa anunciou um projecto para os circuitos, mas para o todo o terreno ainda não o fez. Certamente a época passada lhe estará bem fresca na memória, tal como estarão os múltiplos problemas do Mitsubishi, não sendo por isso de estanhar que o piloto procure alternativas competitivas, alternativas essas que poderão passar pela utilização de uma destas pickups.
Quanto a Carlos Sousa, de quem se diz irá regressar uma vez mais ao CPTT, terá eventualmente uma memória diferente dos Racing Lancer. Porém o piloto já recusou no ano passado um programa com Nicolas Misslin para tripular os carros da equipa e participar no seu desenvolvimento. Por isso nada indica que os volte a utilizar e mais uma vez a opção pelas Navara poderá prefilar-se como uma boa solução.
Obviamente as considerações quanto ás decisões e opções dos Portugueses a esta altura pouco mais são do que pura especulação, e em breve as dúvidas quanto a que carros vão ou não ser utilizados no CPTT serão dissipadas.
Fonte: todoterreno.pt