quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hélder Rodrigues voltou a liderar a caravana no regresso à Argentina


MAIS UM DIA DE GRANDES EMOÇÕES

No dia em que a caravana do Rali Dakar regressou à Argentina, Hélder Rodrigues voltou a estar em evidência na frente da corrida ao imprimir um ritmo muito forte durante mais uma especial nas míticas dunas brancas de Fiambala. Um erro de navegação no final comprometeu as aspirações do piloto, que continua no quarto lugar com o título de melhor português.

Depois de cumprir uma extensa travessia dos Andes no regresso da caravana do Rali Dakar à Argentina, Hélder Rodrigues voltou a mostrar no terreno um ritmo verdadeiramente impressionante. Atacando desde o início, o piloto de Almargem do Bispo conseguiu segurar a liderança até bem perto do fim da especial de Copiapo-Chilecito. De tal modo que no último controlo de passagem antes da meta rolava com uma vantagem de três minutos sobre o espanhol Marc Coma. No entanto, já nos últimos quilómetros um erro de navegação acabou por travar este ascendente - ditando a queda para o 10º tempo, acumulando um atraso de 27 minutos face ao líder Marc Coma.

Mesmo assim, Hélder Rodrigues conserva o quarto lugar da classificação geral do Rali Dakar - sendo ainda o melhor português e melhor piloto Yamaha da caravana.

A última grande especial competitiva deste Rali Dakar Argentina-Chile 2011 terá lugar amanhã através das paisagens desérticas dos Andes, com 622 quilómetros de pistas de sobe e desce e paisagens de enorme beleza. Para ligar Chilecito a San Juan será ainda necessário cumprir uma ligação de 164 quilómetros, fazendo desta 11º etapa uma das mais desgastantes para uma caravana já reduzida a cerca de 100 motos, 60 automóveis e 40 camiões.