
- O sul africano surpreendeu na 10ª etapa do Dakar 2011, tornando-se no 4º vencedor de etapas nesta edição do Dakar, depois de Sainz, Peterhansel e Al-Attiyah;
- Krysztof Holowczyc foi o segundo classificado e Nasser Al-Attiyah ganhou quase 10 minutos a Carlos Sainz.
Nos 176 quilómetros cronometrados da etapa de hoje a surpresa veio de Giniel De Villiers, o terceiro piloto da Volkswagen que venceu a tirada de hoje. De Villiers tem vindo a fazer uma corrida muito sólida e hoje acabou mesmo por vencer a especial, cimentando a sua posição na classificação geral. O piloto mantém-se na 3ª posição, agora com quase uma hora de vantagem para o 4º classificado.
Kryzstof Holowczyc foi também ele um dos heróis do dia. O polaco alcançou a segunda posição, fazendo assim uma excelente etapa. Holowczyc mostrou-se sempre muito rápido desde o início do Rally, contudo os problemas que sofreu durante a primeira metade da prova acabaram por lhe retirar o 5º posto que ocupava. Na etapa de hoje o piloto do BMW mostrou toda a sua rapidez terminando em 2º. Na classificação geral Holowczyc mantém-se em 6º, agora a menos de 9 minutos do 5º classificado, Mark Miller.
Stephane Peterhansel teve hoje uma etapa menos má terminando na 3ª posição, a 5 minutos e 38 segundos do vencedor. Peterhansel perdeu ainda assim tempo para De Villiers, mas continua na 4ª posição da classificação geral.
Na luta pela vitória, Nasser Al-Attiyah e Carlos Sainz hoje não conseguiram ser tão rápidos, terminando nas 4ª e 5ª posições, respectivamente. Ainda assim o Qatari conseguiu ser mais rápido que o seu colega de equipa, cimentando a liderança. Al-Attiyah ganhou mais de 9 minutos e tem agora uma vantagem de 12 minutos e 37 segundos.
Quanto a Ricardo Leal dos Santos, o português efectuou hoje o seu melhor resultado deste Dakar, terminando na sexta posição da etapa. O português da BMW X-Raid mantém-se em 7º da classificação geral.
Classificação Etapa 10
Classificação Após Etapa 10