
A jornada começou bem cedo, mais propriamente ás 4 e 30 da manhã locais para uma longa ligação que trouxe de novo a caravana até solo argentino depois da passagem para o lado Atlântico da cordilheira dos Andes.
Depois, uma especial com pouco mais de 170 quilómetros que se tornou uma desilusão para alguns e motivo de satisfação para outros, em particular Ruben Faria, que conseguiu ser o terceiro classificado no final do dia e recuperar de forma substancial para o quarto classificado na classificação geral da prova.
“No ‘bivouac’ costumamos dizer quando nos perdemos que andámos a ‘jardinar’ e hoje isso aconteceu com todos nós. Pela minha parte perdi-me umas três ou quatro vezes. Todos erraram na navegação e no final, numa zona com um rio, mais problemas surgiram ainda, num dia verdadeiramente louco e onde as certezas se transformavam em incertezas quase quilómetro após quilómetro. A saída desse revelou-se difícil de encontrar, felizmente conseguir achar o rumo certo rapidamente e acabei por fechar o dia em terceiro, o que foi muito bom.”
A operação surtiu efeito na classificação do piloto de Olhão em termos de classificação geral já que Ruben recuperou grande parte da diferença que detinha para o quarto classificado, reduzindo-a para uns magros cinco minutos.
“Nesse aspecto foi espectacular e abre novamente a luta pela posição, mas estou algo triste com o facto de hoje termos perdido de novo muito tempo para o Marc Coma. O Cyril está agora a 18 minutos e é uma diferença muito grande para recuperar até Sábado, mas depois do que vimos hoje tudo pode acontecer…e já amanhã.”
Ruben Faria consegue assim uma brilhante terceira posição numa fase importante da prova, que tem agora apenas três especiais para realizar. “As duas próximas serão ainda muito duras.”
Este Dakar está a revelar-se muito exigente e muitos pilotos pensam já apenas em chegar a Buenos Aires. Mas até lá…tudo pode acontecer!
Classificação Geral (após a 10ª etapa)
1º Marc Coma – KTM com 38h39m31s
2º Cyril Després – KTM a 18m10s
3º Francisco Lopez – Aprilia a 45m16s
4º Hélder Rodrigues – Yamaha a 01h29m37s
5º Ruben Faria – KTM a 01h34m42s