quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Elisabete Jacinto pronta para a primeira etapa
Publicado em quarta-feira, dezembro 29, 2010
• Organização foi atenciosa com os portugueses
• 150 km de especial com muita navegação
• Africa Eco Race com mais de 500 pessoas
Concluídas que estão as verificações, que tiveram lugar na cidade portuária espanhola de Almeria e tudo está a postos para que Elisabete Jacinto e os seus companheiros de equipa iniciem a participação na 3ª edição do Africa Eco Race. O MAN TGS do Team Oleoban/MAN Portugal, que ostenta o nº 301, será o segundo camião a partir para a primeira etapa onde será disputado um sector sectivo com 150 quilómetros.
“Estou muito motivada para começar a prova. A equipa está bem preparada e estou muito satisfeita de ver que este Africa Eco Race também está a funcionar muito bem. A organização foi muito simpática ao ter permitido que portugueses e espanhóis pudessem verificar aqui, caso contrário teria de sair de Portugal no dia de Natal”, salienta Elisabete Jacinto que, acompanhada de José Marques e Marco Cochinho, é uma da fortes candidatas à vitória absoluta na competição destinada aos camiões. “A etapa de amanhã deve ser muito idêntica à do ano passado. O René Metge prometeu que tirava a parte inicial de montanha e se assim for a grande dificuldade vai residir na navegação, já que são muitas as pistas paralelas e os cruzamentos. Sob o ponto de vista de condução o traçado é magnífico” destaca a piloto portuguesa.
1ª etapa - NADOR / BORJ BEL FREISSAT – 150,28 km de Sector Selectivo
Esta pequena especial vai mostrar aos concorrentes as dificuldades tipicas de Marrocos e dar também uma ideia da filosofia do road book e do tipo de navegação. O início da especial é sinuoso entre as árvores numa pista que alterna entre terra e empedrado até chegar ao famoso planalto de Rekam.No kilómetro 24 do traçado, a vista é magnífica, mas impõe-se muita concentração. A pista vai-se tornando mais ampla e rolante, mas ao entrar nas grandes planícies é forçoso ter atenção às numerosas pistas paralelas. Um exigente jogo de navegação, onde é imperioso não fugir do seu rumo. A chegada do sector cronometrado faz-se directamente no forte de Borj Bel Freissat.