quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ruben mantém terceiro lugar


Após ter sido um dos mais eficazes no primeiro dia do Estoril-Marrakech realizado em solo marroquino, Ruben Faria enfrentou hoje a especial mais extensa de todo o programa de prova que termina este fim-de-semana na cidade de Marrakech.

Aos comandos da sua KTM 690 Rallye o piloto de Olhão sentiu no dia de ontem algumas dificuldades com a carburação da moto “…devido especialmente à gasolina de fraca qualidade que por aqui se vende e que continua a ser um problema para os motores mais preparados como é o caso do que equipa a minha KTM.”

Mas para hoje, e com uma especial tão longa, Ruben Faria apostava também na passagem pelo Erg de Merzouga, uma zona carismática que animava no dia de ontem o imaginário de todos os pilotos ainda em prova.

Com uma táctica de corrida perfeitamente definida, e que é seguida à distância desde o primeiro dia por Cyril Despres, Ruben quis novamente estar por perto dos seus adversários mais directos e foi de forma natural que rapidamente se chegou ao primeiro em pista no dia de hoje, David Casteu.

“Consegui apanhar o David ainda na fase inicial da corrida, mas depois cometemos ambos um erro de navegação e acabámos por perder algum tempo a regressar à pista. Com isso perdemos alguns minutos e tudo aquilo que tinha sido recuperado anteriormente acabei por perder novamente.” Palavras de Ruben Faria no regresso a Er Rachidia onde revelou igualmente que sentiu alguns problemas de aquecimento na sua moto quando iniciou a passagem por Merzouga.

“Foi o mesmo que se passou no Dakar, mas felizmente que aqui a passagem de areia é bem mais curta e assim que regressei à pista mais dura tudo se normalizou. No entanto tive que dosear de novo o acelerador para não colocar em questão a fiabilidade do motor ou mesmo originar uma quebra que me afastasse da luta pela vitória.” Ruben Faria o quarto classificado, precisamente na frente de David Casteu, mas perdeu terreno para o novo líder da classificação geral, Hélder Rodrigues.

“Estou de novo com cerca de seis minutos de atraso, mas ganhei para o Casteu. Amanhã voltamos a encontrar uma especial longa e que sabemos irá ser bastante rápida. A minha vai sentir-me certamente bastante à vontade e tal como fiz ontem quero tentar recuperar o máximo possível. Estamos perto do final e o dia de amanhã pode ser muito importante para a decisão do primeiro lugar. Os quatro primeiros estão separados por menos de dez minutos.”