quinta-feira, 10 de junho de 2010

Navegação exigente define resultado


Depois de uma má noticia ao final do dia de ontem, com a informação de que tinha sido penalizado em quatro horas devido a ter falhado dois pontos de passagem obrigatórios “...falhas que não faço ideia nenhuma onde ocorreram.” Mário Patrão enfrentou com natural expectativa a mais extensa especial do Estoril-Marrakech realizada hoje.

“Sabia que sería um dia complicado, mais uma vez com a navegação a ser ponto muito importante para todos os pilotos, mas igualmente o conhecimento do terreno e o ritmo. Partir muito atraso era uma vantagem, mas tal não se veio a confirmar.” afirmou o piloto da RR Motos no regresso a Er Rachidia onde pelo segundo dia consecutivo está instalado o ‘bivouac’ da prova.

Com o dia marcado pela passagem pelo mítico Erg de Merzouga, a caravana deparou-se pela primeira vez com as dunas marroquinas, bem como algumas secções mais rápidas que caracterizam esta região do pais.

“Infelizmente perdi-me ainda numa fase inicial, duas vezes para ser mais preciso e em consequência disso acabei por fazer toda a jornada a solo. Senti mais uma vez as dificuldades de andar sozinho, mas continuo a aprender a a sentir-me cada vez mais à vontade nesse aspecto muito importante deste tipo de provas.”

Patrão terminou a especial na nona posição, ocupando idêntica posição em termos de classificação geral da prova, o que significa uma posição perdida face ao dia de ontem.

“Naturalmente que a penalização que me foi imposta é a responsável pela descidade deste lugar, mas o mais importante é continuar a aprender como piloto e também como preparador da minha moto. Dia após dias são muitos os ensinamentos que venho recolhendo em ambos os capítulos e nessa área esta está a ser uma grande experiência. Gostava de poder tentar ainda lutar pela vitória numa outra especial, como aconteceu na despedida de Portugal, mas será muito complicado. Os homens da frente são bastante experientes e ao mesmo tempo conhecedores do terreno.”

Amanhã a caravana desce mais a sul rumo à cidade de Zagora com uma especial que será
marcadamente rápida mas ao mesmo tempo extensa, muito similar à que os pilotos percorreram hoje. Será novamente uma especial típica do Dakar nestas paragens.