domingo, 6 de junho de 2010

Filipe Campos venceu e Bernardo Moniz da Maia foi terceiro no CPTT


Yser Racing Team domina primeiro dia do Estoril Marraquesh

A primeira das oito etapas do Rali Estoril-Marraquesh correu de feição à Yser Racing Team que acabou mesmo por ter um dia de sonho com Filipe Campos a vencer de forma inequívoca e Bernardo Moniz da Maia a garantir a sexta posição da geral, o que equivale ao terceiro lugar no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.

Depois do terceiro lugar assegurado no Prólogo, Filipe Campos lançou-se ao ataque, determinado a atingir o objectivo traçado, que era vencer a etapa. Pois essa meta foi atingida com enorme clareza e prova disso mesmo são os 4m55s de avanço que ganhou em relação ao segundo classificado, Eric Van Loon. Satisfeito com o resultado, mas também com a exibição, Campos sublinhou que “andámos bem e sem problemas no carro. Ataquei nos sítios que permitam e defendi-me nas zonas mais perigosas, conseguindo sempre manter uma margem de segurança que acautelasse qualquer eventualidade.”

Ainda assim, o final da etapa coincidiu com episódio menos feliz, mas que acabou por ter qualquer reflexo no resultado do dia. Uma falha no sistema que controla a quantidade de combustível no depósito levou a que o BMW X3 ficasse parado já depois do fim do troço com falta de combustível: “foi um percalço, mas em que acabámos por ter muita sorte, uma vez que aconteceu já fora da especial. Já o fim em privado, mas não posso deixar de agradecer também publicamente ao Hélder Oliveira, que nos ajudou com o reboque até ao ponto de abastecimento mais próximo.”

Quanto a Bernardo Moniz da Maia, teve um dia igualmente muito positivo que culminou com a
conquista da sexta posição geral e os primeiros pontos para o Campeonato, competição em que garantiu o terceiro posto (Van Loon, Hélder Oliveira e Eric Vigouroux não pontuam para o CPTT). Pois esta é razão mais que suficiente para que o piloto de Cascais tenha terminado este primeiro dia com a sensação do dever cumprido: “correu muito bem, conseguimos um bom resultado e por isso só posso estar satisfeito. Mesmo assim, não foi um dia fácil, nomeadamente porque o troço tinha uma série quilómetros com muita areia, zonas nas quais a nossa tarefa foi claramente mais complicada.”

A etapa de amanhã conta com mais duas especiais, uma de 188,8 quilómetros e outra de 14,78, com as equipas a rolarem entre Âlmodovar, Odemira descendo até Monchique num dia em que o calor e pó voltarão a ter um papel fundamental.

Classificação (Após a 1ª Etapa):
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 – 1º CPTT), 2h16m00s
2º Eric Van Loon/Eric Verhoef (Mitsubishi) a 4m45s
3º Hélder Oliveira/José Marques (Nissan) a 5m55s
4º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi – 2º CPTT) a 8m44s
5º Eric Vigoroux/Alex Vinocq (Chevrolet) a 10m18s
6º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 3º CPTT), a 12m19s