quinta-feira, 10 de junho de 2010
Filipe Campos mantém a liderança e Bernardo Moniz da Maia é sexto
Publicado em quinta-feira, junho 10, 2010
A primeira etapa em Marrocos da edição de 2010 do Rali Estoril Marraquesh manteve intacto o objectivo da Yser Racing Team. Cientes da dificuldades que iriam encontrar nos pisos rochosos desta etapa de arranque em África, as duplas de pilotos mantiveram-se em bom plano com Filipe Campos e Jaime Baptista a conservarem o primeiro lugar, enquanto Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor estão no sexto posto da classificação geral.
Esta sexta etapa do Rali do Rali Estoril Marraquesh, tornou-se num dia de aprendizagem para Filipe Campos, que, mesmo sentido as dificuldades de quem nunca competiu neste tipo de piso conseguiu ser quarto classificado, fazendo-se valer da sua experiência no todo-o-terreno para conseguir ultrapassar todas as adversidades. Para Filipe Campos “esta foi uma etapa muito difícil em termos de navegação, algo que, aliás, já estávamos a contar. Perdemo-nos várias vezes e no total isso ter-nos-á custado certamente mais de 10 minutos”. Mesmo contas estas contrariedades o piloto conseguiu manter a liderança, que o deixou “ainda assim muito feliz por esta minha primeira etapa em Marrocos. E apesar de tudo conseguimos continuar na frente e acabámos, mesmo, por bater alguns pilotos bem mais experientes que nós nestes terrenos...”
Já Bernardo Moniz da Maia, não foi tão feliz quanto o colega de equipa mas, ainda assim, conseguiu ficar em 12º lugar na etapa, que lhe vai garantindo o sexto lugar da geral, quarto entre os pilotos portugueses, resultado que está dentro dos seus objectivos. “Para o primeiro dia em Marrocos não nos correu nada mal. Perdemos algum tempo quando decidimos voltar atrás para confirmar dois “way-points” que pensávamos ter falhado, mas, tirando isso até correu bem”. Depois de uma longa ligação de Portugal até Marrocos, com uma viagem de barco nocturna, o piloto salientou, “apesar de uma noite, mal dormida, senti-me muito bem fisicamente, ajudando o facto de serem etapas muito rolantes em que temos fases menos duras fisicamente que nos permitem descansar.”
Para amanhã está guardada a 5ª etapa do Rali Estoril-Marraquesh, em que as equipas irão enfrentar uma especial de 338,47 quilómetros com partida em Er Rachidia e a terminar em Rissani, com inicio previsto para as 8h20.
Classificação (Após a 4ª Etapa):
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), 9h27m35,0s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Shulz (BMW), a 10m24s
3º Hélder Oliveira/José Marques (Nissan) a 22m06s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (BMW), a 39m52s
5º Eric Vigouroux/Alex Winocq (Chevrolet), a 52m31s
6º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 1h09m15s