terça-feira, 11 de maio de 2010

RF Competição consolida participação no Campeonato Vodafone de Todo-o-Terreno


Ricardo Porém mais forte na liderança do grupo T2

A RF Competição consolidou este fim-de-semana, dias 8 e 9 de Maio, na Baja Cidade de Beja Montes Alentejanos, a sua participação no Campeonato Vodafone de Todo-o-terreno. A dupla Ricardo Porém / Manuel Porém contabilizou mais 15 pontos no campeonato, que fortalecem a liderança do Grupo T2, e Paulo Rui Ferreira / Jorge Monteiro venceram o prólogo e iniciaram o sector selectivo também na liderança do Grupo T8.

Uma prova tradicionalmente rápida e muito competitiva, a baja alentejana contou com mais de uma centena de concorrentes, entre carros, motos, quads e buggys, e ainda com chuva e sol que foram aparecendo ao longo dos dois dias.

A Baja Cidade de Beja começou muito bem para as duas duplas acompanhadas pela RF Competição, Ricardo Porém discutia o primeiro lugar do grupo com Nuno Matos, enquanto Paulo Rui Ferreira assegurava a liderança do T8 com uma prova muito rápida. A dupla Ricardo e Manuel Porém ficou, no entanto, afastada da possibilidade de conquistar o primeiro lugar do grupo depois de um toque numa vala que deslocou o eixo traseiro. O problema seria ultrapassado na assistência, mas a segunda parte do sector selectivo apenas daria para assegurar o 13.º lugar da geral e o 3.º do grupo, que ainda assim dilatam a diferença do segundo classificado para nove pontos.

A história iria repetir-se para a dupla Paulo Rui Ferreira / Jorge Monteiro, mais uma vez afastada da prova por um incidente com aquele que viria a ser o vencedor do grupo. Depois de uma saída de troço das duas equipas, Miguel Veloso acabaria por bater no Toyota Land Cruiser dos leirienses numa manobra de marcha-atrás mal calculada, que danificou o radiador e, em consequência, o motor, forçando-os a abandonar a prova.

Nelson Falardo, responsável pela RF Competição, refere que “independentemente dos azares que acontecem durante as provas, que valem para todos, acho que podemos dizer com muita segurança que os nossos pilotos já deram provas de que estão no campeonato para discutir a liderança nos grupos respectivos”. “O Ricardo Porém é já um piloto conhecido e referido pelos colegas, e Paulo Rui Ferreira é um piloto muito regular, com uma condução muito segura, capaz de repetir o excelente resultado da época passada”, acrescenta o preparador.

A RF Competição é uma equipa de desporto automóvel que se dedica à preparação de carros e à assistência técnica profissional a provas automobilísticas, oficiais ou outras, em que desempenha o papel de backup team. Entre outros apoios, é patrocinada por algumas empresas leirienses, nomeadamente a Bomcar, concessionário BMW e Mini, e o Grupo Auto Júlio, representante da Nissan em Leiria.