terça-feira, 11 de maio de 2010

Américo Antunes no lugar mais alto do pódio


Piloto de Torres Vedras é quarto e triunfa nos carros de série

Depois de nas duas provas anteriores ter sido obrigado a abandonar quando liderava a Classe T2 (Veículos Todo-o-Terreno de série) Américo Antunes não se deixou surpreender pela mecânica e venceu de forma convincente a sua classe, tendo ainda ficado em quarto lugar da geral na Baja Cidade de Beja – Montes Alentejanos, prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2010. É caso para dizer: À terceira foi de vez: “Estou muito contente com o resultado. Finalmente conseguimos não ter azares mecânicos. Isto vem confirmar o bom andamento que estamos a ter neste primeiro ano de competição em TT. A equipa está de parabéns e obrigado ainda a todos aqueles que apoiaram a equipa da Mototorres, que era uma das mais ruidosa da prova”, referiu Américo Antunes.

Esta quarta etapa da temporada começou com o prólogo onde o piloto de Torres Vedras não foi além do 17º lugar da geral, “aqui se vê bem que o facto de a maior parte dos meus adversários terem anos de experiência de TT, dá-lhes vantagem do conhecimento do terreno, já que este troço era exactamente igual ao do ano passado”. Américo Antunes começou a corrida logo ao ataque e ao fim de 78 quilómetros de muita lama já tinha deixado para trás 12 pilotos, e ocupava o quarto lugar da geral e segundo na classe T2. “Para se andar depressa na lama temos que acreditar mesmo. Físicamente é muito exigente, pois mesmo em recta estamos sempre a mexer no volante, caixa de velocidades, travões e acelerador. Depois mentalmente é muito exigente, pois temos que ir muito concentrados. Foram duzentos quilómetros onde nunca pensei guiar daquela forma na lama. Quase segundo a segundo estávamos para bater. Parece que todas as árvores vinham ter connosco!”, desabafava o piloto de Torres Vedras no final.

Os últimos 100 quilómetros da prova sem lama foram mais tranquilos,

Tendo no entanto que atacar nos últimos 50 quilometros para recuperar a liderança no agrupamento T2 com Américo Antunes a manter a posição até ao final. “Com este resultado ainda dá para acreditar que é possível fazer um bom resultado no Campeonato até ao final”, concluiu o piloto que voltou a recorrer ao Mitsubishi Pajero preparado pela Baiauto. A próxima prova será o rali Estoril-Portimão-Marrakech organizada pelo ACP que conta para a taça do mundo TT a disputar-se 5 e 13 de Junho.

Classificação Final:
1º Pedro Grancha;
2º Miguel Barbosa + 9min51s;
3º José Gameiro + 16,49s;
4º Américo Antunes+19,37s;
5º Nuno Matos + 20.16s
6º Nicolas Misslin + 21,44s;
7º Bernardo Moniz da Maia + 23,51s

T2:
1º Américo Antunes;
2º Nuno Matos + 39s;
3º Ricardo Porém + 52min41s