quarta-feira, 26 de maio de 2010

Rally Estoril Portimão Marrakech com bom plantel


A nova aposta do ACP, o Rally Estoril Portimão Marrakech, conseguiu mesmo apesar da crise económica e da "juventude" do projecto -pois é primeira vez que a organização leva o rali para África - reunir um bom lote de pilotos para a edição de 2010 do rali. Nos camiões, apesar de terem sido abertas as inscrições, não se increveu nenhuma equipa.

No tocante aos automóveis, a maior dúvida surge logo no primeiro inscrito, Carlos Sousa, que há muito prometeu a sua participação nesta prova, mas por enquanto nem a organização nem o próprio piloto confirmaram se irá ou não estar presente à partida, e se estiver, com que viatura será. De qualquer forma será de prever que o Carlos Sousa alinhe com um dos novos Racing Lancer Turbo da equipa JMB Stradale, que estará presente com outros dois carros em corrida, o de Miguel Barbosa, e o do Holandês Eric Van Loon. Para fazer frente á armada da Mitsubishi estará a BMW com os X3 de Filipe Campos, Bernardo Moniz da Maia e do Russo Leonid Novitskiy. Á partida , ainda no lote dos pilotos com ambições, estarão ainda Rui Sousa com a D-Max Proto, o regressado Hélder Oliveira com o Pathfinder da Tecnosport e Ricardo Leal dos Santos com o BMW X5. Nos T2 o destaque vai para a presença do líder da Taça FIA de Bajas, Nuno Matos, que irá nesta prova fazer mais uma estreia, depois das várias já de este ano, e que é participar pela primeira vez numa prova disputada no deserto. O piloto de Portalegre terá como "companhia" as equipas que lutam pelo Campeonato T2 do CPTT, com o grupo a ser liderado por Ricardo Porém, seguido de José Camilo Martins e Francisco Gil.

Muitos outros nomes compõem a lista, que apesar de não ser muito longa (50 inscritos), apresenta uma qualidade média bastante aceitável e garante um bom espetáculo de Todo o Terreno, com a presença de diversas equipas estrangeiras. Eventualmente a dimensão do evento acabou por afastar alguns pilotos a que já estávamos habituados a ver no formato anterior , ou seja no rali Transibérico, mas este ano deverá ser considerado o ano zero, e a arriscada aventura do ACP poderá trazer bons frutos nas próximas edições.

A lista completa de inscritos pode ser encontrada aqui.



Info Rally Guide :

Os primeiros 4 dias de prova serão disputados em Portugal e os restantes 5 em Marrocos.Em Portugal, a prova inicia-se com a realização das verificações administrativas e técnicas no Estoril, seguida de 3 etapas com 4 Sectores Selectivos, sendo queum deles é uma Super Especial.Os Sectores Selectivos terão cerca de 180 km, 240 km e 80 km, o que perfaz cerca de 500 km.Em Marrocos, os cinco Sectores Selectivos terão entre 200 e 400 km de extensãocada, num total de cerca de 1500 km.Os percursos serão efectuados uma única vez, não existindo, portanto, o sistemade “boucle”.
Stéphane Le Bail e Orlando Romana, Director do Evento, concluíram a elaboração do Road Book. Stéphane, um profundo conhecedor de Marrocos e responsável pelos Cadernos de Itinerários de diversas provas da Taça do Mundo, inclusivé do Dakar, confirmou que se trata de uma excelente prova. O percurso será a mistura de dois estilos que, embora diferentes,se complementam na perfeição, proporcionando formas de condução e condições de terreno ímpares entre Portugal e Marrocos .

Fonte: todoterreno.pt