quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estratégia dupla para a Yser Racing Team


O Rali TT Estoril-Marrakech, quinta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) irá realizar-se nos próximos dias 5 a 13 de Junho e terá como grande aliciante a visita ao deserto marroquino, uma estreia para muito dos pilotos nacionais. A Yser Racing Team estará presente com as duplas Filipe Campos / Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor ao volante dos BMW X3 CC, preparados e assistidos pela X-Raid GmbH.

Após os desaires conhecidos nas duas últimas provas, a Yser Racing Team encara esta prova de uma forma calculista e com os pés bem assentes na terra, pois como refere Filipe Campos “não temos experiência nenhuma nas areias do deserto e comprovámos isso mesmo nos três dias de testes que realizamos em Marrocos.”

Por isso mesmo, a Yser Racing Team terá uma estratégia dupla para esta prova onde apenas as três primeiras etapas, realizadas em território nacional, contarão para o CPTT. Com uma super especial de 7,5 quilómetros realizada na zona de Grãndola – após uma ligação de 220 quilómetros desde o Estoril, local de partida - e um sector selectivo de 180 quilómetros, a primeira etapa afigura-se dura para máquinas e pilotos que no dia seguinte realizarão um sector selectivo longo de 250 quilómetros entre Almodôvar e Portimão. A última etapa para o CPTT partirá de Portimão para depois iniciar uma etapa de 100 quilómetros, na zona de Alcoutim, e no final os pilotos da Yser Racing Team seguem para uma ligação de 350 quilómetros até Algeciras.

Este será o programa para a prova “nacional” que será encarada por Filipe Campos como “uma corrida normal do campeonato e tudo vamos fazer para vencer pois temos de recuperar os pontos que perdemos no Ervideira Rally TT e na Baja TT Cidade de Beja.” Pelo mesmo prumo alinha Bernardo Moniz da Maia. “Até ao final da terceira etapa é uma prova do campeonato nacional e temos de andar o melhor que for possível para alcançar o melhor lugar que estiver ao nosso alcance. Depois se verá, pois a experiência conta muito no deserto, particularmente nas dunas.”

O Rali TT Estoril Marrakech deixará Portimão para trás no dia 8 de Junho, rumo a Nador, Marrocos, depois de uma longa viagem de Barco. No dia seguinte os concorrentes terão pela frente um sector selectivo de 275 quilómetros entre Merija e Er Rachidia. A quinta etapa leva a caravana a disputar pistas em rodor de Er Rachidia cumprindo um sector selectivo de 360 quilómetros. Para a sexta etapa está programada mais uma tirada de 350 quilómetros disputada de Er Rachidia até Zagora. A sétima etapa liga Zagora a Marrakech com um sector selectivo de 350 quilómetros. A oitava, e última, etapa percorre 70 quilómetros ao cronómetro, na área de Marrakech.

Para esta parte da prova, a Yser Racing Team irá adoptar uma atitude diferente. Após três dias de testes cumpridos em Marrocos, Filipe Campos ficou com a certeza que “andar na areia não é tão fácil como parece e percebi facilmente nos três dias que estivemos em testes que para se andar depressa neste tipo de piso é necessária muita experiência que, manifestamente, não possuo.” Por isso mesmo, o campeão nacional não vai “exagerar e temos como missão aprender e andar o melhor que conseguirmos. É evidente que se tudo correr muito bem e tivermos possibilidade de ganhar à geral, não a vamos enjeitar, mas não é esse o nosso objectivo.”

Bernardo Moniz da Maia refere que “seriam muito optimismo pensar que sem experiência e apenas com um teste de três dias estaríamos na luta pela vitória. Temos de ser mais realistas e tentar o melhor resultado possível pois se a navegação não cria problemas muito complicados, a verdade é que a areia obriga a algum cuidado e conhecimento que nós não possuímos. Por isso, vamos para fazer o melhor possível e aprender uma lição que poderá ser muito útil no futuro.”

Classificação do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2010

1º Miguel Barbosa 22 pts
2ºFilipe Campos 20 pts
4º Bernardo Moniz da Maia 14 pts
3º José Dinis Lucas 13 pts
5º José Gameiro 13 pts
Classificados mais 22 pilotos