domingo, 23 de maio de 2010

Helder Oliveira quer lutar pelo pódio


No ano passado o piloto de Barcelos foi 2º e o melhor português

Depois da segunda posição absoluta no Rali Transibérico Vodafone 2009, onde se cotou ainda como a melhor equipa nacional, Helder Oliveira, assume agora que se apresenta à partida do Rally TT Estoril / Potimão / Marrakech, a prova portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno, com fundadas expectativas de voltar a subir a um lugar no pódio. Aos comandos do Nissan Pathfinder inscrito pela equipa Tecnosport (Nissan Itália) e acompanhado de José Marques, o piloto de Barcelos terá como principais adversários os pilotos inscritos em viaturas oficiais ou ex-oficiais, da BMW e Mitsubishi.

“O resultado alcançado no ano passado foi um dos mais interessantes da minha carreira. Para fazer melhor teria de agora ganhar. Não posso prometer isso, mas não escondo que vou lutar por um lugar no pódio. É uma prova muito diferente da de 2009 onde, às etapas tipo Baja, se juntam variados percursos africanos. Pessoalmente estou muito entusiasmado. Gosto de ambas as coisas e uma semana de prova é um grande desafio, mas estou bastante confiante porque disponho de uma máquina capaz de grandes performances. Em relação ao ano passado o Nissan Pathfinder, que a Tecnosport coloca à nossa disposição, tem algumas melhorias, especialmente a nível de motor”, salientou o piloto de Barcelos.

O Rally TT Estoril / Potimão / Marrakech disputa-se de 5 a 13 de Junho e em Marrocos serão disputadas cinco etapas onde se conjugam vários cenários que incluem areia, planaltos, montanhas e rios secos. A etapa inicial tem a sua entrada pelos grandes planaltos de Rekkam, a 1500m de altitude média, com um pequeno exercício de navegação nas inúmeras pistas que se cruzam um pouco por todo o lado. Globalmente, o bom piso define a etapa, com algumas passagens mais lentas entre montanhas.

Nos três dias que se segue, o “menú” serve-se com areia e pistas rápidas, sobressaindo o bom piso. Os rios secos serão uma constante, intervalando com imensas pistas paralelas nos vastos planaltos desérticos, com uma especial atenção á navegação, não existindo tempo para distracções com as fantásticas paisagens. A condução será, sem duvida, um tremendo prazer, em etapas com cerca de 350km, que farão a delícia dos menos habituados a esta andanças. Para terminar, uma etapa no “deserto de Marrakech”. Uma zona de pequenas montanhas, muito parecidas com as dunas do Sul, com pistas de muito bom piso e rápidas. A juntar a tudo isto os excelentes bivouacs que caracterizam a cultura marroquina e proporcionam um ambiente de “mil e uma estrelas”.