domingo, 18 de abril de 2010

Vitória surpreendente de Lino Carapeta


Terminou à pouco a edição de 2010 do Ervideira Rali TT, uma prova que foi marcada pelas más condições climatéricas, que deixaram o piso muito degradado e escorregadio, provocando inúmeras desistências.

No final do primeiro sector selectivo era Rui Sousa, na Isuzu Proto, quem liderava a prova, na frente de Miguel Barbosa, com cerca de 27 segundos de vantagem. Leonid Novitsky era nesta altura o 3º classificado na frente de Nicolas Misslin e de Américo Santos, que liderava o agrupamento T8. Nuno Matos era líder entre os T2, na sexta posição da Geral, na frente do piloto apoiado pelo MaisTT, Ricardo Porém, que ocupava um brilhante 8º lugar da classificação geral.

O mau piso não deu tréguas aos pilotos e durante a segunda passagem pelo Sector Selectivo a chuva regressou, o que veio a complicar ainda mais a vida aos pilotos. Assim, até ao momento terminaram apenas 14 concorrentes e contabilizam-se mais de 30 desistências.

No 2º SS a luta pela vitória estava em aberto, mas cedo Miguel Barbosa tentou ganhar vantagem face a Rui Sousa e no primeiro controle o piloto do Racing Lancer tinha já uma vantagem de quase um 1 minuto. Tudo inidicava que Barbosa fosse vencer a corrida, com a desistência de Rui Sousa, contudo um problema no turbo do Mitsubishi atrasou o piloto e Lino Carapeta, num ritmo fortíssimo, aproveitou da melhor forma e venceu assim a corrida, com o seu Bowler. Carapeta tinha mostrado um andamento rapidíssimo desde o Prólogo, ao ser 4º.

Miguel Barbosa teve de se contentar assim com a 2ª posição, mas relançou as contas do campeonato, devido à desistência de Filipe Campos na fase inicial deste Ervideira Rali TT.

Na terceira posição terminou Edgar Condenso, que obteve assim um excelente resultado à geral e ainda a vitória no Agrupamento T2. Jorge Simões terminou logo a seguir, na 4ª posição, contudo uma penalização de duas horas "atirou-o" para a última posição, perdendo também o 2º lugar entre os T2.

Paulo Sousa, realizou mais uma excelente prova e venceu pela primeira vez este ano o agrupamento T8 e somou ainda um 4º lugar à geral, reforçando a sua liderança no campeonato T8.

5ª posição para o o Russo da X-Raid, Leonid Novitsky e na 6ª posição terminou Ricardo Porém, que no 2º sector bateu numa pedra, partindo uma mola de suspensão e teve ainda um furo, perdendo muito tempo, que lhe custou a vitória entre o T2. O jovem piloto realizou ainda assim mais uma excelente prova, terminando na segundo posição do T2, beneficiando da penalização atribuída a Jorge Simões. Manuel Rosa terminou em 7º, com o seu Bowler e Luís Ferreira foi o 2º T8 em 8º da geral.

Classificações

Fotografia: Luís Marques | MaisTT