segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ricardo Porém vence Ervideira Rali TT


• Ricardo e Manuel Porém voltaram a brilhar no Ervideira Rali TT, ao serem os vencedores do agrupamento T2 e terminarem ainda num espectacular 4º lugar da classificação geral.

Ricardo e Manuel Porém voltaram a estar em grande nível no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ao alcançarem a primeira vitória em duas provas realizadas na categoria T2. A dupla apoiada pelo MaisTT vinha motivada com 2º lugar alcançado Algarve, na Baja Terras D’El Rei e garantiu a vitória, beneficiando de penalizações de alguns adversários já no final da corrida. Ainda assim o jovem quase deitou tudo a perder na segunda passagem pelo sector selectivo, quando bateu numa pedra.

Depois de, na Super Especial, ter realizado um excelente tempo, ao ser o 10º classificado da geral e o 4º T2, Ricardo Porém referiu que a etapa de hoje “foi realmente muito dura”.

Ricardo Porém mostrou um andamento muito forte desde início e no final do primeiro sector selectivo era um tranquilo 2º classificado no Agrupamento e ainda o 8º classificado da geral. Nuno Matos liderava o T2 e tinha já uma grande vantagem sobre o piloto leiriense, contudo o terceiro classificado, Américo Antunes, estava também a mais de 2 minutos dos manos Porém. “Após a primeira passagem pelo sector de 153 km estávamos em 7º lugar da geral e 2º do agrupamento T2, o que nos abria boas perspectivas para a segunda passagem.”, afirmou Ricardo Porém.

Com a desistência de Nuno Matos, já perto do fim, Ricardo Porém teria todas as hipóteses para alcançar a sua primeira vitória, mas um erro na fase inicial do segundo sector selectivo quase deitou por terra todas as suas possibilidades, pois “ao km 20 da segunda passagem partimos uma mola e furámos, o que nos deixou bastante apreensivos quanto às nossas hipóteses de terminar a prova. Mas com muito esforço conseguimos levar o carro até ao fim e obter o excelente 4º lugar à geral e o mais importante, terminar em primeiro do Agrupamento T2.”

Com este excelente resultado, Ricardo Porém considera que o balanço “é de todo excelente, pois conseguimos o máximo de pontos para o nosso campeonato, passámos para a liderança do mesmo e ainda somámos mais alguns pontos para o CPTT.”, referiu, muito feliz, Ricardo Porém, que é agora o líder do Campeonato, assumindo ainda que “com esta vitória os objectivos passam a ser outros, pois se no início do campeonato queríamos terminar nos 5 primeiros, penso que agora terminar entre os 3 primeiros está ao nosso alcance.”

Manuel Porém estava também muito feliz: “Foi uma prova muito dura de puro todo-terreno. O resultado alcançado ultrapassou as nossas expectativas e conseguimos assim subir à liderança no campeonato de T2, o que é muito bom, quando realizámos apenas duas provas. Para Beja vamos tentar não perder muitos pontos pois é uma prova rápida, onde o nosso carro estará em desvantagem.”

No final, o piloto Ricardo Porém falou ainda da próxima prova: “A nossa próxima corrida será em Beja, onde nos iremos esforçar para defender a nossa posição no campeonato, apesar desta prova ser-nos totalmente desconhecida.”

A próxima prova realiza-se no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio com a Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos, organizada pelo Automóvel Clube do Algarve e Clube Beja TT, onde a dupla irá estar presente.


Classificação Final:

1º Lino Carapeta
2º Miguel Barbosa + 8min01s
3º Paulo Sousa + 33min05s
4º Ricardo Porém + 39min18s


Grupo T2:

1º Ricardo Porém
2º Edgar Condenso + 55min14s
3º Francisco Gil + 1h07min10s