sábado, 2 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 já está na estrada e Carlos Sousa lidera ambições lusas


Eram 17h20 (20h20 em Portugal Continental) quando Carlos Sousa deu oficialmente início, em Buenos Aires, à sua 12ª participação num Rali Dakar, a primeira no continente sul-americano. Ambiente incrível na cerimónia de partida, com milhares de pessoas a encherem a Avenida 9 de Julho, bem no coração da capital argentina. Cumprida sem problemas, a etapa compreendeu apenas uma ligação de 317 km até à cidade de Cordoba. Amanhã começa o rali a sério…

Após três dias de verificações, começou oficialmente a 32ª edição do maior rali do mundo, pelo segundo ano consecutivo a disputar no continente sul-americano, na Argentina e no Chile.

Tal como há um ano, a longa e majestosa Avenida 9 de Julho, bem no centro de Buenos Aires, serviu de cenário à muito aguardada cerimónia oficial de largada. Um a um, passaram pelo palanque de partida, junto ao famoso Obelisco, um total 362 competidores, distribuídos por 151 motos, 25 quads, 134 carros e 52 camiões…

Exibindo o número 314 nas portas do seu Mitsubishi Racing Lancer MRP 10, Carlos Sousa deu formalmente início à sua prova quando o relógio indicava 17h20, num momento sempre carregado de alguma emoção: “Há sempre uma mistura de sentimentos nesta altura. Por um lado, uma certa impaciência, pois estamos todos ansiosos para que o rali finalmente comece. Por outro, algum nervosismo e ansiedade, próprio de quem vai iniciar a mais importante competição do ano”, começa por explicar Carlos Sousa.

“Apesar de já ter 20 anos de carreira, confesso que esta é uma das poucas provas em que saio com papel em branco, ou seja, sem saber realmente onde nos vamos situar em relação à restante concorrência. Temos muita gente a torcer por nós e a equipa acredita que vamos conseguir colocar três carros no top-10 e pelo menos um no top-5… Espero que seja verdade, pois apesar do ligeiro decréscimo de concorrentes este ano, a verdade é que a prova deste ano vai ter uma primeira e segunda linhas muito fortes”, analisa o piloto português, unanimemente apontado como o ponta-de-lança da estreante JMB Stradale Off Road.

De qualquer forma, prossegue Carlos Sousa, “o dia de hoje foi sobretudo de festa e confesso que fiquei espantado com o incrível ambiente que se viveu aqui durante a cerimónia de partida, com milhares e milhares de pessoas na rua e muitas mensagens de incentivo à nossa passagem. Dizem-me que o ambiente vai ser assim ao longo de todo o fim-de-semana e que, há um ano, estiveram cerca de 4 milhões de pessoas na estrada durante os primeiros dias”.





EXPECTATIVAS PARA A PRIMEIRA ESPECIAL

Cumprida a um ritmo tranquilo e aproveitando “para experimentar pela primeira vez o carro”, Carlos Sousa deixou já para atrás os cerca de 317 quilómetros de ligação entre Buenos Aires e Cólon, o local onde amanhã será dada partida da primeira especial do rali, num total de 251 quilómetros contra o cronómetro.

“Para este primeiro dia de competição a sério, as indicações que recebemos da equipa e da própria Organização é para ninguém exagerar e se ter extrema cautela, tanta nesta primeira como na segunda especial. As ultrapassagens serão difíceis e a previsão é para haver muito pó na estrada. Ainda de acordo com a Organização, será uma especial rápida e muito ao jeito dos pilotos vindos do WRC”, conclui Carlos Sousa, o piloto em quem estão depositadas as maiores esperanças lusas num bom resultado.

A ETAPA DE AMANHÃ

Buenos Aires – Cordoba
Ligação: 349 km
Especial: 251 km
Ligação: 84 km
Total: 684 km


CURIOSIDADE DO DIA

A largada da primeira edição do Rali Dakar teve lugar a 26 de Dezembro de 1978. 170 concorrentes apresentaram-se na Place du Trocadero, frente à Torre Eiffel, mas 69 completaram a prova na capital senegalesa. Nesse ano, carros, camiões e motas competiram numa mesma categoria, vencendo o francês Cyril Neveu, aos comandos de uma Yamaha XT 500.