sábado, 2 de janeiro de 2010

Foi dada a partida para o maior rally off-road do Mundo


Guilherme Spinelli e Filipe Palmeiro saem às 12h41 para a primeira especial

Foi dada a largada para o maior rally off-road do mundo, na manhã deste sábado (02/01). A primeira moto com Marc Coma largou de Colón às 4h25min ( horário local) para os 317km de deslocamento, em seguida, às 6h33min foi à vez dos carros e às 10h38min partiram os caminhões. Às 9h30, Marc Coma deu oficialmente a largada para o Rally Dakar 2010 abrindo a primeira especial de 219 km de trecho de cascalho e terra. A Equipe Mitsubishi Brasil do piloto Guilherme Spinelli e do navegador Filipe Palmeiro com o Mitsubishi Racing Lancer dará a partida para ao primeiro trecho cronometrado daqui a pouco às 12h41. Depois, a dupla pega mais 84 km de deslocamento e chega ao final do primeiro dia na cidade de Córdoba, totalizando 652 km de percurso neste primeiro estágio do Dakar 2010.

Os competidores terão mais uma prova da paixão argentina por rallies. Depois de terem comparecido em grande número na largada promocional realizada ontem (01/01), no Obelisco, em Buenos Aires, o povo argentino poderá acompanhar de pertinho a primeira etapa do Dakar em quatro oportunidades. Haverá zonas públicas nos kilômetros 27, 49, 74 e 221. A organização do rally já alertou pilotos e navegadores sobre a presença maciça expectadores, além de solicitar muita prudência e cautela. Ano passado, foram 4 milhões de torcedores acompanhando o rally na Argentina e no Chile.

"Antes da chegada em Colón tivemos que enfrentar um longo deslocamento. Apesar de cansativo foi muito bom para tanto eu quanto o Filipe nos ambientarmos com o carro. E entrarmos logo no ritmo de corrida", explicou Guiga Spinelli, que correu 317 km entre Buenos Aires e a província de Colón.

"Esta é a terceira vez que vou correr na Argentina e no Chile. Além de ter participado do Dakar do ano passado, em 2007 também disputei o Rally Argentina-Chile. Foi nessa ocasião que conheci as dunas do Atacama, que são as maiores do mundo. Gosto de correr aqui,. O Mitsubishi Racing Lancer é um excelente carro de corrida, a equipe é maravilhosa, por isso tudo estou muito motivado", revelou o navegador português Filipe Palmeiro, atual vice-campeão Mundial.

A dupla Spinelli/Palmeiro contará com o suporte de 50 pessoas da JMB Stradale, comandada por Dominique Serieys. Além de ter a infra-estrutura de uma super equipe, Guiga e Filipe contarão com a potência do Mitsubishi Racing Lancer, à gasolina.

"A potência do motor é grande, a suspensão é bem macia e confortável. O ar- condicionado ajuda bastante a diminuir o desgaste do calor. O Dakar é uma competição muito difícil e desgastante, então qualquer ajuda é bem vinda", disse Spinelli.

Para garantir a segurança de todos os competidores, a ASO contará com um hospital itinerante, 53 médicos, seis helicópteros e 10 carros médicos. No total, serão 2.500 pessoas trabalhando na organização da aventura, que será disputada por 151 motos, 25 quadricículos, 134 carros, 52 caminhões. Os mais de 9.000km serão transmitidos por 72 canais em mais de 190 países.

ROTA DAKAR 2010
1ª ETAPA-Colón/ Córdoba
Deslocamento: 317 km
Especial: 219 km
Deslocamento: 84 km
Total: 652 km