sábado, 2 de janeiro de 2010
Ruben Faria no "banho" de multidão
Publicado em sábado, janeiro 02, 2010
Mesmo sem qualquer interesse competitivo o primeiro dia do Dakar 2010 levou milhares de pessoas até ás ruas de Buenos Aires para assistirem à partida da 32ª edição da prova idealizada por Thierry Sabine. No seu segundo ano consecutivo fora das pistas africanas, a prova volta a solo argentino e chileno e Ruben Faria faz a sua estreia na mesma aos comandos de uma das KTM Rallye da equipa da Red Bull.
Para o piloto algarvio este primeiro dia, marcado apenas pela ligação até Colon e sempre com muita gente junto à estrada, serviu para rodar um pouco mais com a moto, antes da primeira especial a sério a realizar no dia de amanhã, estando prevista a saída do primeiro pilotos para a especial ás 7h50m locais, menos três horas que em Portugal, com Ruben Faria a ter ordem de partida 25 minutos depois aos comandos da KTM com o número 19.
‘Depois do dia de hoje em que segundo a organização estiveram mais de 300.000 pessoas no local de partida da prova, amanhã é esperado mais um banho de multidão naquela que será a primeira especial a sério da prova, mas estou pronto para enfrentar este primeiro dia de Dakar.’ Palavras do piloto da Vodafone, já no acampamento em Colon e a preparar o seu ‘road-book’ para o dia seguinte.
O dia começará bem cedo para todos os pilotos, cerca das 4h30 da manhã locais, com a caravana a enfrentar uma primeira ligação de 317 km. O troço cronometrado do dia de amanhã terá 219 quilómetros de extensão, cumprindo-se de seguida uma derradeira ligação até à cidade de Cordoba com mais 84 km, o que perfaz um total de 652km no primeiro dia a sério de prova.
‘Pelo que sei o troço deverá ser bastante rápido, ao melhor estilo dos troços do WRC e na frente o ritmo deverá ser já bastante forte amanhã. A minha toada não sera tão forte certamente, quero conhecer melhor a moto e não vou arriscar neste primeiro dia uma prova tão longa. A estratégia da equipa está definida e é essa que devo seguir. Vou saír com o objectivo de recuperar lugares, é certo, mas sem arriscar em demasia. Quero estar perto do Cyril mas sem dar azo a que possam acontecer erros.’
Ruben Faria e todos os restantes pilotos deste Dakar chegam amanhã a Colon, depois de um dia com mais de 600 quilómetros de etapa, o primeiro a sério do Dakar 2010.