A edição deste ano das 24 Horas de Fronteira, ficará para sempre gravada a «ouro» nos anais da, já de si rica, história desportiva da Mazda.
Com sete equipas à partida e outras tantas à chegada, com quatro equipas nos quinze primeiros classificados, três concorrentes no «top ten», terceiro lugar absoluto da geral, primeira equipa portuguesa classificada, primeiro no agrupamento T1 e primeira viatura com motorização diesel, a marca Japonesa marca de forma indelével edição de 2009
das 24 Horas de Fronteira.
das 24 Horas de Fronteira.
Desde os treinos cronometrados até ao final da 24ª hora, as BT-50 da Mazda ocuparam um lugar de destaque entre as 74 equipas concorrentes à mais dura e longa - não esquecer que em Fronteira se percorrem mais Km do que nas restantes cinco provas do Desafio – prova de TT disputada em Portugal.
Fronteira, ainda antes do seu início, já fazia fervilhar as hostes do Desafio Elf/Mazda 2009, visto que aqui se decidiam os três primeiros classificados desta competição.
Com um excelente 3º lugar da classificação geral, João Pais da Auto Sueco Coimbra, acompanhado por João Rato, Francisco Cabral e António Pais, levou de vencida toda a concorrência, ao conseguir um pleno nas duas pontuações previstas para esta prova, sagrando-se assim, vencedor da 2ª edição do Desafio Elf/ Mazda. O piloto visiense esteve particularmente brilhante, com um ritmo forte mas sabendo contornando todas as armadilhas do terródromo de Fronteira, João Pais não só consegue o título no ano de estreia, como conquista o segundo lugar na 1ª Edição do Memorial José Megre.
Visívelmente emocionado, o jovem piloto limitou-se a dizer:
“ Ainda não estou em mim. Tudo isto, o 3º lugar aqui, a vitória no Desafio é muito mais do que aquilo que eu esperava no início do ano. Agradeço a todos os que me apoiaram e envio um abraço a todos os meus adversários/companheiros do Desafio Elf/ Mazda. Ganhar em concorrência com pilotos deste calibre só valoriza a minha vitória.”
“ Ainda não estou em mim. Tudo isto, o 3º lugar aqui, a vitória no Desafio é muito mais do que aquilo que eu esperava no início do ano. Agradeço a todos os que me apoiaram e envio um abraço a todos os meus adversários/companheiros do Desafio Elf/ Mazda. Ganhar em concorrência com pilotos deste calibre só valoriza a minha vitória.”
Menos feliz foi o Campeão em título Bruno Oliveira, RPF2, aqui a fazer equipa com Ligia Albuquerque, José e Rogério Ferraz. O piloto Açoreano foi assolado por diversos problemas, que fizeram com que o lugar conseguido ficasse aquém do esperado, sendo apenas sexto aqui em Fronteira. Contudo, fruto do dominio exercido no inicio do Desafio, foi segundo classificado no final do Desafio Elf/Mazda 2009.
Mostrando todo o seu fair play Bruno Oliveira fez questão de: “ Felicitar o João Pais pela boa época e espéctacular prova que fez aqui. Quanto a nós e apesar de não termos renovado o título, atingimos o outro dos objctivos, promover a imagem dos nossos patrocinadores e da nossa região. Parabéns João e até para o ano!”
O 2º lugar em foi pertença de Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas/ Pedro Marcelo e Carlos Pinto, que desta forma terminaram o Desafio no terceiro posto, em igualdade pontual com António Teixeira. No final esta equipa estava particularmente feliz: “ Estamos muito contentes. Mais do que o segundo lugar na prova e o terceiro no Desafio, vai ser para nós um gozo enorme ir até Tires entregar o prémio monetário que ganhamos à Casa da Criança.”
Teixeira sétimo classificado nesta prova, mostrou mais uma vez toda a garra que lhe é reconhecida e, apesar de furos, saídas de estrada e outras contrariedades, levou até ao fim da prova a BT-50 da Gomes&Leonardo.
Teixeira sétimo classificado nesta prova, mostrou mais uma vez toda a garra que lhe é reconhecida e, apesar de furos, saídas de estrada e outras contrariedades, levou até ao fim da prova a BT-50 da Gomes&Leonardo.
Rui Lopes/José Pereira/Gonçalo Fino/José Alberto, relizaram também eles uma excelente prova, 3º entre os Mazda e 9º da geral.
Na 15º lugar da geral, 4ª Mazda, concluiram Nuno Barroco / Pedro Barroco/Joaquim Miranda/Carlos Braga, com esta equipa a surpreender pela positiva, dada ser esta a sua primeira incursão no Desafio e em Fronteira.
A quinta Mazda a cortar a meta ao fim de 24 horas de prova foi a tripulada por Pedro Costa/«Tucha»/Luis Amaral/José Gonçalves, que com uma bela gestão de prova, realizaram 82 voltas ao Terródromo sem registar qualquer problema.
Mas se todas as equipas estavam felizes por tão significativo resultado de conjunto da Mazda, o que dizer do Director de Relações Publicas da marca e principal obreiro por este projecto ter passado do papel para a realidade,Jorge Natário. Com um sorriso rasgado, afirmava: “ Estou verdadeiramente feliz e orgulhoso. Orgulhoso não só pelos nossos pilotos, mas muito orgulhoso por representar uma marca que tantas alegrias me tem dado. Se mais provas fossem necessárias da excelência dos nossos produtos, o que se passou aqui hoje não deixa margem para duvidas. Ao longo da época, mostramos os nossos produtos, a qualidade, fiabilidade, robustez e avanço tecnológico que caracterizam a MAZDA. Com a época terminada, felicito o João Pais/João Rato pelo brilhantismo da vitória alcançada. Ao Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, uma palavra de carinho e reconhecimento pelo quanto me incentivou a trazer a Mazda para o TT. Um grande abraço de incentivo para o António Teixeira /Jorge Amaral e para o Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas pelo terceiro lugar. A todos por tudo quanto fizeram pelo Desafio, pois só este empenho e entusiásmo é que fazem do Desafio o sucesso que ele é. Sinto ainda que, o Desafio Elf / Mazda já tem um lugar no panorama automobilistico nacional, e estou confiante que em 2010 essa presença será ainda mais marcante.Grande Abraço e até para o ano.”
Classificação final do Desafio Elf/Mazda 2009:
1º João Pais (Auto Sueco Coimbra) – 59 pontos
2º Bruno Oliveira (RPF 2) – 45 Pontos
3º António Teixeira (Gomes&Leonardo) – 32 Pontos
3º Paulo Pinto (Xanauto) – 32 Pontos
5º Rui Lopes (Fino) – 16 Pontos
6º Nuno Barroco (Fino) – 10 Pontos
7º Pedro Costa (Xanauto) – 8 Pontos
8º Manuel Rosa (Xanauto) – 6 Pontos
9º Carlos Aires (Xanauto) – 5 Pontos
Fonte Todoterreno.pt