sábado, 31 de outubro de 2009

Filipe Campos lidera e título já não foge à equipa Yser


Rubricando uma exibição verdadeiramente espectacular e que resultou na vitória na primeira das duas etapas que constituem a 23ª edição da Baja 500 Portalegre, Filipe Campos e Jaime Baptista – ajudados pelo quarto lugar em termos de Campeonato de Portugal de Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor – garantiram que o título nacional de Todo-o-Terreno já não poderá fugir à Yser Racing Team. Este era, aliás, o primeiro objectivo da formação que queria atacar logo de início para poder ganhar algum conforto nesta animada luta pelo campeonato. O facto de esta prova atribuir duas pontuações – geral e pela melhor etapa – permitiu a Filipe Campos acumular uma diferença pontual para Miguel Barbosa que impossibilita matematicamente qualquer recuperação por parte deste, continuando a ter como directo rival nesta “guerra” o seu... colega de equipa.

Esta primeira etapa da Baja 500 Portalegre contou com um Prólogo, em que Filipe Campos alcançou o segundo melhor tempo, e uma especial de 116 quilómetros, na qual a dupla Campos/Baptista bateu o segundo classificado por 1m24s. Este dia foi marcado pelo facto de ter sido disputado sob algum calor e com muito pó na pista, algo pouco habitual na prova criada pelo recentemente desaparecido José Megre. Para Filipe Campos, este dia de arranque dificilmente podia ter corrido melhor e foi com uma clara sensação do dever cumprido que o piloto portuense esclareceu que “foi espectacular. Diverti-me e ao mesmo tempo conseguimos andar longe dos limites e ganhar a etapa. É de facto uma enorme alegria e um prémio merecidíssimo para toda equipa que, desta forma, já tem como garantido o título nacional. Seja eu ou o Bernardo a festejar a verdade é que “a taça é nossa”. Tudo correu exactamente como tínhamos planeado. Queríamos garantir o triunfo da Yser Racing Team já na primeira etapa para podermos andar de forma mais confortável no segundo dia e foi isso que aconteceu. Agora estamos mais à vontade para lutar, sem pressões, pela vitória na prova”

Igualmente agradado pelo resultado garantido neste primeiro dia de Baja de Portalegre, Bernardo Moniz da Maia não deixou de sublinhar que “a equipa voltou a mostrar toda a sua capacidade numa etapa que era tudo menos fácil. Correu-nos muito bem, não tivemos qualquer tipo de problemas e a verdade é que a primeira das várias metas que estabelecemos já está atingida. Isso é, naturalmente, motivo de uma enorme alegria para todos no seio da Yser Racing Team. Amanhã temos uma etapa longa para cumprir e não podemos esquecer que também está por atribuir o troféu ibérico, outra das apostas da Yser Racing Team.”

A segunda etapa disputa-se, amanhã, a partir das 6h30 da manhã, em Portalegre, e contará com duas especiais que totalizam cerca de 380 quilómetros. O final da prova está agendado para as 15h15.

Classificação – 1ª Etapa
1º Yser Racing Team - Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), 1h29m03s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (BMW), a 1m23s
3º Ricardo L. Dos Santos/Paulo Fiúza (BMW), a 1m58s
4º Hélder Oliveira/Filipe Palmeiro (Nissan), a 2m11s
5º Miguel Farrajota/Nelson Ramos (Proto), a 3m11s
6º Yser Racing Team - Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 4m08s

Foto: Luís Marques / MaisTT

Fonte: todoterreno.pt