quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Elisabete Jacinto sobe ao 2º lugar absoluto
Publicado em quinta-feira, outubro 29, 2009
Duelo muito animado com checo Tomacek (Tatra)
Elisabete Jacinto, aos comandos de um MAN TGS, registou hoje, na 5ª etapa do Shamrock 2009, o 2º lugar melhor tempo nos 310 quilómetros de sector selectivo, resultado que lhe permitiu ascender à 2ª posição da classificação geral dos camiões. A piloto do Team Oleoban/MAN Portugal foi deste vez superada pelo Tatra do piloto checo Tomas Tomecek, lider da competição desde o primeiro dia e com quem a piloto portuguesa tem travado animado duelo, alternado as vitórias nas etapas, duma competição onde Stephane Peterhansel num BMW, lidera nos automóveis e Cyril Despres (KTM) está no comando das motos.
“Depois da motanha de ontem, hoje voltamos a ter dunas e algumas bem difíceis de ultrapassar. Na primeira passagem, por três vezes o nosso MAN TGS ficou plantado na crista da duna e foi necessário trabalho manual com a pá para o tirar dessa situação. Continuo numa fase de aprendizagem e a ainda não controlo bem o timing para evitar que esta particular situação aconteça”, refere Elisabete Jacinto que acrescenta: “Felizmente na segunda passagem isso já não voltou a acontecer e fizémos o mesmo percurso gastando menos meia hora o que é de facto bastante significativo”.
Classificação da 5ª etapa
Auto: 1º Peterhansel/Cottret (BMW), 3h32m22s; 2º Lachaume/Brucy (Bowler), a 54m09s; 3º Novitsky/Schulz (BMW), a 1h0355s;
Camião: 1º Tomecek/Moraveck (Tatra), 6h19m56s; 2º E.Jacinto /Velhinho/Cochinho (MAN), 22m07s.
“Através do Djebel Tadra” é a última etapa este Shamrock 2009, que amanhã se disputa, e a única com apenas uma passagem. As pistas são rolantes e rápidas até ao norte de Tamgroute. Tornam-se arenosas e depois sinuosas e cada vez mais técnicas em direcção ao nordeste. Para seguir em direcção a sul, a especial entra por pistas de média montanha até uma magnífica cratera gigante. Para atingir a meta desta sexta e última etapa, segue-se por pistas variadas, por vezes rápidas, mas com com muitas ondulações.