domingo, 27 de setembro de 2009

Yser Racing Team no pódio


Terminou, esta tarde, junto ao santuário da Sr.ª do Almurtão, no concelho de Idanha-a-Nova a primeira das duas etapas que compõem a edição de 2009 do Rali TT Terras da Raia, sétima prova pontuável para o Campeonato de Portugal de TT e que teve como grande dominador o piloto da Yser Racing Team Filipe Campos, que venceu a primeira das duas especiais agendadas para este primeiro dia da prova organizada pela Escuderia de Castelo Branco.

Filipe Campos/Jaime Baptista, aos comandos do BMW X3 com as cores da Yser e preparados pela X-Raid, não deram hipóteses à concorrência e ao impor um ritmo muito forte em ambas as passagens pela especial de 127 quilómetros, dominou os acontecimento porém o facto de se terem visto atrasados na pista por um concorrente de um Buggy acabou por deitar por terra todo o esforço feito, resultando na queda para o segundo lugar, a 46 segundos da liderança
Na primeira passagem, Filipe Campos bateu o seu mais directo rival por 17 segundos, mesmo queixando-se do facto de “o carro estar ligeiramente solto de traseira. Tenho plena consciência de que em muitas zonas podia ter andado mais depressa, mas o carro, e nomeadamente esta tendência sobre-viradora, não me transmitiram a confiança necessária para o fazer. Ainda assim estamos na frente e vamos querer manter essa posição.”

Apesar de resolvido o problema, algo que se comprovou pelo facto de Filipe Campos ter voltado a ganhar tempo para o seu rival: “inexplicavelmente apanhámos um Buggy que seguiu na nossa frente durante mais de 20 quilómetros, fazendo-nos perder não só tempo ganho na especial, como o avanço conquistado durante a manhã. Estou, como facilmente se compreende, perfeitamente desolado, sentindo que a verdade desportiva foi falseada. Empenhei-me a fundo, arrisquei muito para continuar a ganhar tempo e afinal tudo caiu por terra por causa de um concorrente de outro campeonato que nada tem que ver sequer com a luta em que estamos envolvidos. É altamente frustrante.”

Quanto a Bernardo Moniz da Maia está na quarta posição a uma curta distância do pódio, isto depois de uma etapa matinal muito complicada, “em que nos vimos atrasados na sequencia de dois furos. Foi uma manhã difícil, mas que acabámos por conseguir esquecer na parte da tarde. A segunda especial correu muito bem, andámos sem problemas e conseguimos não só recuperar o tempo perdido como diversos lugares à geral. Estamos muito perto do terceiro lugar e acho que podemos subir o lugar que nos falta para conquistar mais um pódio.”

A etapa de amanhã terá um especial única com cerca de 60 quilómetros e que tem arranque marcado para as 9h30.

Classificação após a 1ª Etapa:
1º Miguel Barbosa/Luís Ramalho (BMW), 3h19m20s
2º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW), a 46s
3º José Gameiro/António Saraiva (Nissan), a 23m27s
4º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW), a 24,01s
5º Mário Raposo/Pedro Cação (Nissan), a 35m25s