domingo, 6 de setembro de 2009
Vitória arrasadora de Filipe Campos
Publicado em domingo, setembro 06, 2009
Bernardo Moniz da Maia foi quarto classificado e os dois pilotos da equipa são, respectivamente, segundo e terceiro do campeonato.
Filipe Campos, Jaime Baptista e o BMW X3 da equipa Yser Racing Team dominaram por completo a segunda etapa da Baja Cidade de Beja e asseguraram uma muito saborosa vitória numa prova em que a equipa voltou a revelar um elevadíssimo nível. O trabalho realizado na preparação do carro germânico e uma gestão criteriosa da corrida resultaram da melhor forma para Filipe Campos que, assim, reduziu para a apenas dois pontos a sua distancia em relação à liderança do campeonato e reforça o seu objectivo de revalidar o título conquistado em 2008.
Por outro lado, Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor, em carro igual, também rubricaram uma exibição de grande classe e o quarto lugar final é um justo prémio para a esta dupla que, ocupa, agora, a terceira posição do campeonato. Sem que o seu X3 evidenciasse quaisquer problemas ao longo dos mais de trezentos quilómetros de prova, a dupla liderada pelo piloto de Cascais, que é também o mentor da Yser Racing Team, acaba por sair de Beja, uma vez mais com a sensação do dever cumprido e acrescentando valor ao resultado global da equipa, que tem revelado um claro crescendo de forma ao longo da temporada.
Naturalmente muito satisfeito com o triunfo obtido nas pistas alentejanas, Filipe Campos sublinhou que “a fase final da prova, nomeadamente o segundo sector foi penoso para nós. Depois do avanço que havíamos conquistado na especial da manhã, na tirada seguinte sabíamos que nos bastava controlar o andamento. A verdade é que essa é uma posição que acaba por me desagradar, já que se torna muito fácil perder a concentração e, assim cometer erros. A verdade é que o resultado final não podia ser melhor e vai exactamente ao encontro dos nossos objectivos. Ganhámos e, deste modo, reduzimos a diferença para a liderança do campeonato. Na generalidade gostei da prova e do modo como esta foi disputada. Na especial da manhã imprimimos um ritmo forte, mas sempre com uma grande margem de segurança, que nos permitiu arrancar para a derradeira especial numa posição mais confortável. Uma vez mais, o BMW X3 portou-se impecavelmente, transmitindo-nos por isso uma dose adicional de confiança.”
Para Bernardo Moniz da Maia esta sexta ronda da temporada de Todo-o-Terreno teve também um balanço, “muito positivo. Andámos num ritmo muito bom, especialmente no troço da manhã e acabámos, assim, por assumir a posição em que chegámos ao final da prova. Na segunda especial ressenti-me um pouco mais em termos físicos, por causa do calor que começou a fazer-se sentir. Em resumo, este foi um grande fim-de-semana para a Yser Racing Team: o Filipe Campos conseguiu, e de forma inquestionável, a sua segunda vitória do ano e está agora mais perto do objectivo de revalidar o título de campeão, e com o nosso quarto lugar a equipa acaba por colocar dois carros nos três primeiros lugares do Campeonato de Portugal de TT, quando faltam disputar apenas duas provas.”
Terminada esta ronda alentejana, o Campeonato de Portugal de TT ruma, dentro de três semanas à região de Castelo Branco para disputar o Rali TT Terras da Raia, que estará na estrada entre 25 e 27 de Setembro. Uma semana antes do evento albicastrense, a Yser Racing Team vai ainda disputar o Rali Terras d’El Cid, na região de Burgos (Espanha), prova pontuável para o Troféu Ibérico de TT, que tem como líder provisório Bernardo Moniz da Maia.
Campeonato de Portugal de TT (Após seis provas)
1º Carlos Sousa, 47 pontos
2º Filipe Campos, 45
3º Bernardo Moniz da Maia, 43
4º Miguel Barbosa, 32
5º Nuno Matos, 25