domingo, 6 de setembro de 2009

Filipe Campos vence em Beja e Nuno Matos é campeão


Num dia em que os pilotos percorreram 2 Sectores Selectivos com 150 Km cronometrados cada um, Filipe Campos nao poupou os seus adversários fazendo um corrida inicialmente ao ataque, conseguindo uma boa vantagem e assim só teve de gerir até ao final vencendo assim a Baja Cidade de Beja.

Filipe Campos, ao volante do BMW X3 preparado pela equipa X-Raid, fez mais uma excelente prova, onde a vantagem conseguida inicialmente e o furo de Miguel Barbosa no 1º SS facilitaram a vida ao piloto do Porto que só teve de gerir a vantagem no 2º SS deixando Miguel Barbosa e Luis Ramalho, que vinham a Beja com um novo carro e assistência, a 4 minutos e 55 segundos. Barbosa foi vítima de um furo mas ao longo de toda a prova nunca conseguiu acompanhar o piloto do Yser Racing Team.

Na terceira posição ficou Pedro Grancha que completou todo o percurso em 3h40m01s, ficando a 11m46s do vencedor. Em quarto ficou o outro piloto do Team Yser, Bernardo Moniz da Maia, que levou o seu BMW X3 ao final com uma desvantagem de 20m57s para Filipe Campos.

José Gameiro envolveu-se numa luta com Eduardo Rodrigues, que estreava em Beja o SRT Proto e ao final do 1º SS a diferença entre os dois era de 8 segundos, sendo que era Rodrigues que estava na frente, na 5ª posição da geral. No 2º SS José Gameiro entrou ao ataque e ganhou 1 minuto e 21 segundos ao piloto do SRTeam, terminando assim o Rally na 5ª posição, ao passo que Eduardo Rodrigues carimbou uma excelente estreia com um 6º lugar à geral.

Também em destaque, não só por vencer ao agrupamento T8 mas tambem pelo excelente 7º lugar da geral, esteve o piloto Henrique Marques que levou a sua Nissan Navara até ao final com uma suspensão partida desde o 1ºSS. O piloto que já tinha sido o 7º no prólogo mostrou um andamento muito rápido terminando o Rally com uma vantagem superior a 10 minutos em relação ao segundo T8 e 8º classificado da geral, José Camilo Martins. Luís Carvalho terminou a prova na 3ª posição entre os T8, ele que se queixou de problemas de aquecimento.

O vencedor da categoria T2 foi Nuno Matos que com o seu nono lugar à geral é já o virtual campeão nacional no agrupamento, quando ainda faltam duas provas para o final do campeonato. Nuno Matos poderá assim chegar à "sua" prova em casa, a Baja 500 Portalegre, com o título garantido. Carlos Almeida e Afonso Batista completaram o pódio do agrupamento.

Quantos aos buggies a vitória foi para Rodrigo Ramalho que como seu FBF 1100 superiorizou-se em 5m22s ao seu mais directo adversário, Bruno Martins, que ficou em 2º com uma escassa vantagem de 21s para o 3º classificado, Paulo Pereira. O quarto lugar pertenceu a Nuno Carvalho que ficou a 6m58s do vencedor, e o top5 fica preenchido com o piloto Pedro Ramilo Gomes, que com a sua co-piloto perderam 35m08s para Rodrigo Ramalho.

Classifição Final:

1º T1 - Filipe Campos / Jaime Baptista - BMW X3 - 03h28m15s
2º T1 - Miguel Barbosa / Luis Ramalho - BMW X3 - a 04m55s
3º T1 - Pedro Grancha / Paulo Primaz - Nissan Navara Off-Road 06 - a 11m46s
4º T1 - Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor - BMW X3 - a 20m57s
5º T1 - José Gameiro / António Saraiva - Nissan Navara Off-Road 06 - a 31m37s
6º T1 - Eduardo Rodrigues / António Nunes - Proto SRTeam - a 32m50s
7º T8 - Henrique Marques / João Santos - Nissan Navara - a 34m51s
8º T8 - José Camilo Martins / António Magalhães - Nissan Navara - a 45m17s
9º T2 - Nuno Matos / Jaime Cortes - Isuzu D-Max - a 48m13s
10º T2 - Carlos Almeida / Ricardo Mendonça - Nissan Navara - a 50m49s

Classificações completas.