sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rui Sousa estreia nova D-Max T2


Baja Tierras Del Cid 2009

Rui Sousa / Carlos Silva, vão estrear na Baja Tierras del Cid, próxima prova do Troféu Ibérico de Todo o Terrano, a nova D-Max T2 construída nas instalações da Prolama Competição. Trata-se da 6ª (IZ6) unidade desenvolvida em parceria com a ISUZU, e destina-se a alargar o leque de oferta da equipa para pilotos que pretendam dar continuidade ao projecto iniciado em 2006, que conta no seu palmarés com vários títulos conquistados: a Taça FIA de Bajas 2008 com Rui Sousa; e agora o Titulo Nacional T2 com Nuno Matos.

Na impossibilidade de utilizar a D-Max Proto, que está neste momento a receber uma nova e mais desenvolvida motorização com vista à participação em Castelo Branco, a dupla da Prolama decidiu apostar na estreia de uma viatura que pode marcar a diferença numa prova de tão grande distância ”…após o bom desempenho na Baja de Aragon, a programação para o desenvolvimento da D-Max Proto contemplava a montagem de uma motorização mais evoluída. Com o atraso registado na chegada de alguns componentes fundamentais a esta operação a equipa técnica decidiu centrar todos os esforços para o Rali TT Terras da Raia, substituindo a viatura com que vamos participar em Espanha. Vamos apostar numa nova D-Max T2, de forma a não comprometer uma pontuação para o Troféu Ibérico. Sabemos que estamos mais limitados, mas acredito que a fiabilidade deste novo carro pode ajudar a um bom desempenho na geral, e lutar pela vitória no grupo…” explicou Rui Sousa

A Baja Tierras del Cid tem o seu centro nevrálgico na região de Burgos, e arranca no Sábado com uma super especial, cumprindo-se no Domingo uma dupla passagem num sector selectivo de 250 km, percorridos em linha, uma solução pouco vista nos últimos anos em provas de Todo o Terreno. A zona de assistência estará montada no final dos primeiros 250 quilómetros, penalizando os concorrentes que decidirem parar, uma vez que o cronometro continuará sempre em marcha.

Sobre este tema, Rui Sousa referiu ainda; “…este é um regresso às origens do TT de competição. A gestão do esforço dos pilotos e das máquinas vai ser elevado ao expoente máximo, e o resultado final poderá ser uma surpresa. Vamos lutar pela vitória no T2, não esquecendo um bom lugar na geral, para subir no Troféu Ibérico…”

Rui Sousa ocupa actualmente o 5º posto na classificação provisória do Troféu Ibérico, depois do brilhante 6º lugar conquistado na Baja de Aragon, competição que terá como próxima prova a mítica Baja de Portalegre.

http://www.odenarallyraid.es/