sábado, 4 de outubro de 2008

Filipe Campos e Jaime Baptista vencem e são campeões nacionais de Todo-o-Terreno


Realizou-se hoje o segundo e último dia de prova do Rali TT FAMO Castelo Branco. Este dia era composto por duas voltas a um traçado de 140,88 Km que se revelou bastante duro num dia de calor.
No dia de ontem Miguel Barbosa tinha sido o vencedor da Super Especial, mas uma penalização de 10 minutos faziam já prever o desfecho do Rali e também do campeonato. No dia de hoje Filipe Campos começou logo a vencer o primeiro Sector Selectivo com uma vantagem de 1 minuto a 21 segundos face a Miguel Barbosa, no entanto Barbosa era apenas o 5º classificado à geral e Filipe Campos reforçava assim a liderança já com o título à vista. O terceiro classificado desta primeira volta foi Miguel Farrajota, mas era nesta altura o segundo á geral beneficiando da penalização do piloto do Proto Dessoude e tinha assim a opurtunidade de obter mais um pódio no rali do campeonato nacional. Pedro Grancha foi o quarto nesta manhã e era o 3º à geral enquanto que Bernardo Moniz da Maia foi o 5º e era 4º à geral.
Nas Motos Mário Patrão liderava com uma vantagem de 30,7 segundos sobre Gustavo Gaudêncio, que era segundo, enquanto que o terceiro classificado, António Maio, estava a 1 minutos e 12 segundos de Patrão.
Nos Quads Filipe "Fininho" Leal liderava nesta altura, seguido de João Lopes em 2º e de André Rocha que era o 3º classificado.
Na parte da tarde Filipe Campos voltou a vencer e assegurava assim não só a vitória em Castelo Branco, como também o seu segundo Título Nacional de Todo-o-Terreno. O Piloto do Porto foi sempre rápido e cumpriu aqui em Castelo Branco os objectivos traçados para esta época, sendo assim campeão nacional. Pedro Grancha foi o 2º neste segundo Sector Selectivo e subiu também para 2º na classificação geral garantindo assim um dos seus melhores resultados da época, o piloto acabou a 4 minutos e 42 segundos de Campos. Miguel Barbosa fazia uma corrida de trás para a frente, o piloto tentou de tudo para evitar a vitória de Filipe Campos, mas a penalização do dia de ontem fazia já antever a vitória do piloto portuense e assim Barbosa acaba na 4ª posição à geral e fica com o Vice-Campeonato. Miguel Farrajota voltou a protagonizar uma excelente prova, foi o 4º neste 2º sector e garantiu a 3ª posição na geral e o quarto pódio nesta temporada. Bernardo Moniz da Maia terminou o Rali na quinta posição. Destaques ainda para Fernando André que foi 6º, José Gameiro 7º e para João Cruz que acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva foi o 8º.
Nas Motas a vitória acabou por ir parar ás mãos de Gustavo Gaudêncio, o piloto do Team Bianchi Prata Vodafone fez um 2º sector ao ataque conseguindo assim a vitória com uma vantagem mínima de 16,2 segundos sobre Mário Patrão, que era o líder até ao 1ºSS mas que acaba assim na 2ª posição. António Maio assegurou a 3ª posição, Filipe Sampaio foi 4º e Luís Ferreira o 5º.
Nos Quads Filipe Leal acabou mesmo por vencer o Rali com uma vantagem de 10,7 segundos sobre João Lopes, que foi o vencedor deste 2ºSS. Tiago Gomes foi o 3º beneficiando da desistência de André Rocha. Humbeto Pinto foi 4º e Roberto Borrego 5º.
A próxima prova do campeonato realiza-se em Portalegre.

Classificação final:
1º Filipe Campos / Jaime Batista - BMW X3 CC - 4h19m09,2s
2º Pedro Grancha / Paulo Primaz - Nissan Navara - a 4m42,4s
3º Miguel Farrajota / Nelson Ramos - Proto de Pieres-Rav4 - a 9m16,6s
4º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - Proto Dessoude - a 11m57,3s
5º Bernardo M. da Maia / Bernardo Sotto Mayor - BMW X3 CC - 16m09,8s
6º Fernando André / Luis Gomes - Renault Megane - 28m14,1s
7º José Gameiro / Antonio Saraiva - Nissan Navara - a 36m28,3s
8º João Cruz / Nuno R. Silva - Hyundai Santa Fé - a 40m55,1s
9º Nelson Clemente / Paulo Fiuza - Nissan Pathfinder - 41m39,4s
10º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Pajero - a 43m55,2s