A 11a edição do Africa Eco Race foi hoje apresentada em Lisboa numa conferência de imprensa que decorreu no Hotel Altis Belém e contou com a presença do director de prova René Metge e do responsável da logística Anthony Schlesser, que esteviram em Portugal para revelar as novidades
que esta prova apresentará em 2019.
A rota, que tradicionalmente atravessa os territórios de Marrocos, Mauritânia e Senegal, já está a ser preparada para que os participantes da próxima edição possam desfrutar ao máximo de uma aventura única.
O Africa Eco Race vai contar com cerca de 6500 km de distância, entre os quais 4500 km serão disputados ao cronómetro, 12 etapas e 1 dia de descanso. Para esta 11a edição a organização vai manter os conceitos e características principais que fazem desta competição a mais importante
maratona africana da actualidade.
Na conferência de imprensa foram anunciadas as etapas que vão fazer parte deste Africa Eco Race 2019. Desta feita, o percurso vai atravessar uma vez mais o deserto do Saara onde os concorrentes vão poder cruzar os seus magníficos Ergs com as majestosas dunas de areia fina a
fazerem parte da ementa. Pistas de montanha e de pedra e uma grande variedade de paisagens farão também parte do traçados desta edição do rali.
As curtas ou inexistentes ligações entre especiais e as etapas em laço na Mauritânia, também serão asseguradas na edição de 2019 e será ainda mantida a etapa maratona sem assistência, chamada "500 Milhas", a qual foi introduzida em 2018.
O Africa Eco Race 2019 terá início no Mónaco com a realização das verificações administrativas e técnicas nos dias 28 e 29 de Dezembro 2018, seguindo depois para Marrocos onde a caravana desembarcará no dia 1 de Janeiro para cumprir a sua primeira especial. O dia de descanso será a
6 de Janeiro 2019, na praia de Daklha. Depois de seis etapas na Mauritânia, a competição termina no mítico Lago Rosa em Dakar no dia 13 de janeiro.
Foi também apresentado o novo Rali Turkmen Desert Race, que decorrerá no Turquemenistão de 11 a 15 de Setembro 2018.
A organização do rali que conta com o apoio do Governo desse país, ficou a cargo da mesma equipa do Rali Africa Eco Race.
A prova será composta por um prólogo e 5 etapas. terá um total de 1500 km dos quais 1200 de Sectores Selectivos, e poderão participar Autos, SSV e camiões. As inscrições encerram a 31 de Julho.