sábado, 26 de maio de 2018

PEDRO DIAS DA SILVA/JOSÉ JANELA DOMINAM ETAPA DE ABERTURA

Com sete Mazda Proto à partida desta terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, o Desafio Total Mazda voltou a estar em destaque no arranque da Baja TT Capital dos Vinhos. A competição levada a cabo pela Mazda Motor de Portugal e pela Total não só empresta um colorido adicional a cada ronda do CPTT como proporciona através das equipas presentes um espectáculo adicional. Hoje, foi, uma vez mais, a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela a mostrar os trunfos, assegurando o melhor lugar entre os concorrentes ao Desafio Total Mazda, bem como o oitavo posto à geral.

 Desde cedo se percebeu que a dupla liderada pelo piloto nabantino estava em Reguengos de Monsaraz para atacar forte e o resultado ao cabo dos cerca de 150 quilómetros da etapa (Prólogo e 1º Sector Selectivo) é revelador dos seus intentos. A verdade é que o Pedro Dias da Silva não teve uma etapa fácil, mas terá amanhã um dia mais calmo no caminho que o pode levar à liderança do Desafio, fruto do abandono de Jorge Cardoso/Joaquim Norte, líderes da competição após a anterior jornada, e que desta feita foram forçados a abdicar, após um problema de motor.

 Desta forma, Pedro Dias da Silva tem a vida facilitada na luta pela liderança do Desafio Total Mazda, e já somou os primeiros dois pontos (resultado da vitória no Prólogo e no SS1) num dia em que “sentimos algumas dificuldades devido à dureza dos pisos. Nada que não possamos resolver para amanhã e queremos estar novamente na luta pela liderança, de olhos postos também num bom lugar à geral.”

 Bruno Oliveira/Paulo Marques asseguraram o segundo melhor lugar em termos de Desafio, eles que não registaram qualquer problema ao longo da centena e meia de quilómetros deste primeiro dia de corridas no Alentejo. Dia sem problemas tiveram também Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, que, assim, garantiram o último lugar do pódio provisório em termos de Desafio.

 Menos afortunada foi a etapa de Floriano Roxo/Pedro Carrapiço que viram partir-se os dois amortecedores traseiros, obrigando a trabalho adicional da equipa de assistência ao cabo da primeira tirada. Filipe Videira/André Coimbra fizeram uma etapa calma, seguindo a estratégia de poupar ao máximo para acabar a prova. Apenas com tracção traseira logo desde o Prólogo, os estreantes Mário Pedro/João Santos encerraram o lote de concorrentes do Desafio Total Mazda, chegando com algum atraso ao final do dia, depois de terem ficado atascados já na fase derradeira da etapa.

 A etapa de amanhã, com um sector único de 138 quilómetros ao cronómetro, tem início pelas 11h30, devendo o regresso a Reguengos de Monsaraz pelas 13h30.

 Classificação (Após a 1ª Etapa)

1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 2h05m09s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques, 2h06m56s
3º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, 2h11m57s
 4º Floriano Roxo/Pedro Carrapiço, 2h23m06s
5º Filipe Videira/André Coimbra, 2h30m52s
6º Mário Pedro/João Santos, 2h57m55s