Arrancou ao início da tarde desta chuvosa Sexta-feira de final de Inverno a prova de abertura do Campeonato Nacional de TT, que, este ano, é também a ronda inaugural de mais uma temporada, a 11ª do Desafio Total Mazda. A Baja TT do Pinhal contou com os primeiros dois troços cronometrados, o Prólogo e o primeiro Sector Selectivo, que totalizaram aproximadamente 80 quilómetros em pistas entre Oleiros e a base da prova, Sertã.
Em termos de Desafio Total Mazda, o grande destaque vai a prova sem mácula que a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela está a realizar. A equipa que venceu o Desafio em 2017 lidera, para já, a competição promovida pela Mazda Motor de Portugal e pela Total, mas acumula um não menos relevante terceiro lugar à geral, tendo mesmo passado pelo segundo posto, de que só abdicaram já na fase final do Sector Selectivo.
Com sete equipas a disputar esta prova de abertura da temporada de 2018, Pedro Dias da Silva imprimiu um ritmo forte desde o arranque, confinante nas suas, mas também nas capacidades do seu Mazda Proto e o resultado está à vista. À chegada, no final do dia à Sertã, esclarecia que “foi um dia muito bom para nós e que nos coloca em excelente posição para a segunda etapa. Correu tudo bem. O carro esteve irrepreensível e estou ciente de que não garantimos o segundo posto devido a um erro que cometi já no final do dia, num cruzamento em que era impossível inverter a marcha. Perdemos algum tempo, que nos custou o segundo lugar, que ocupávamos desde o primeiro CP (controlo de passagem). Estamos muito satisfeitos, mas plenamente convencidos de que a etapa de amanhã será exigente. Assim, temos que fazer uma gestão rigorosa do andamento para alcançar os nossos objectivos.”
Segundos classificados no Desafio Total Mazda ao cabo da primeira etapa Nuno Tordo/António Serrão tiveram um arranque difícil com uma prestação complicada no Prólogo. O Sector Selectivo “correu-nos bem melhor e conseguimos imprimir um ritmo bem mais forte. Estou contente com este segundo lugar e queremos estar na luta amanhã,” esclareceu o piloto.
Depois do segundo tempo do Desafio no Prólogo, Francisco Fil/Filipe Rasteiro garantiram ao final do dia o terceiro posto numa etapa em que rodaram “de forma muito calma. Sem correr riscos. Continuo a ter dificuldades com o carro, que tem um habitáculo muito pequeno para mim. Fazemos o que podemos e amanhã ainda há muita corrida...” afirmou Francisco Gil.
Bruno Rodrigues/Ricardo Claro tiveram um primeiro dia duro, com dificuldades logo no prólogo, terminando com a quarta posição. Jorge Cardoso/Joaquim Norte não evitaram um despiste no troço de abertura da prova e acabaram por condicionar o resto do Prólogo, já que o seu carro ficou a bloquear a pista. Desta forma, Cardoso e ainda os restantes pilotos do Desafio, Floriano Roxo/Nuno Roxo e Filipe Videira/André Coimbra que, assim tiveram de cumprir o troço em ligação. Filipe Videira acabou por abandonar com o seu Mazda proto preso numa zona de muita lama do Sector Selectivo, enquanto Floriano Roxo e Jorge Cardoso garantiram, respetivamente, a quinta e sexta posições.
Para amanhã estão reservados os 102,25 km do Sector Selectivo 2 - Sertã/Isna/Proença/Moitas/Sertã (início às 08h10), e a derradeira especial ao cronómetro de 140,9 km, Sertã/Oleiros/Isna/Proença-a-Nova. A chegada ao Pódio Final está agendada para as 15h45 em Proença-a-Nova.
Classificação da 1ª Etapa (Desafio Total Mazda)
1º Pedro Dias da Silva/José Janela, 1h14m44,91s
2º Nuno Tordo/António Serrão 1hm23m53,51s
3º Francisco Gil/Filipe Rasteiro, 1h30m11,87s
4º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro 1h32m12,08s
5º Floriano Roxo/Nuno Roxo, 1h38m34,31s
7º Jorge Cardoso/Joaquim Norte 1h46m32,00s
sábado, 17 de março de 2018
Pedro Dias da Silva lidera Desafio e é terceiro à geral na Sertã
Publicado em sábado, março 17, 2018